Sambista gaúcho Everton Silva vence o "Ídolos 2012"

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

O cantor Everton Silva, de 22 anos, foi nomeado o grande vencedor do reality show "Ídolos 2012" na final que aconteceu nesta quinta-feira (13), em São Paulo.

"Estou zonzo e muito agradecido ao Brasil", disse Everton ao UOL. "Nunca imaginei estar num programa destes, por isso nunca me inscrevi. Achei que não ia ter espaço. Esse tipo de programa privilegia a música jovem, atual e eu canto samba, antigo."

Gaúcho, fã de Alcione e cantor de samba, Everton derrotou, na votação popular, a cantora pop Quinara e o sertanejo Leonardo, levando para casa o prêmio de R$ 500 mil.

"Vou ajudar minha mãe, dar uma vida melhor e seguir na carreira. Quero gravar um disco com composições minhas", disse o cantor, que compõe desde os 12 anos, sobre a quantia.

Dono de uma voz potente e rouca, o candidato impressionou e comoveu os jurados logo na primeira audição do programa ao cantar "Naquela Mesa", composição de Sergio Bittencourt, famosa na voz de Nelson Gonçalves.

Posteriormente durante o relality show, Everton contou que ficou emocionado porque a canção o fazia lembrar de seu irmão mais novo que morreu afogado. Para homenageá-lo, o cantor subiu ao palco, em todas as apresentações do "Ídolos", carregando um lenço lilás que pertenceu ao irmão.

A interpretação de Everton fez a jurada Fafá de Belém ficar emocionada e o cantor foi aprovado pela cantora e por Supla, mesmo não tendo recebido um "sim" de Marco Camargo.

Após o programa, o jurado, que é também diretor musical da Record, analisou a vitória de Everton. 

"Não necessariamente quem ganha é o melhor, mas aquele que o momento pede. O Everton ganhou porque o Brasil está carente de MPB, de samba e de música boa. Ele trouxe letras boas, ele trouxe nostalgia. O Everton é um velho jovem, que consegue agradar da minha mãe, que se estivesse viva seria fã, ao meu filho", disse. 

Para Camargo, o fato de Everton interpretar as canções de maneira emocionada e ter a "melhor história de vida" entre os finalistas também contribuiu para que ele ganhasse o público. "Tecnicamente, a Quinara canta melhor, mas é um estilo menos popular, mais sofisticado, difícil de agradar. O programa não escolhe a melhor voz, mas o novo ídolo do Brasil", afirmou.

Apesar de cantar profissionalmente em bares e casas noturnas de Porto Alegre, Everton, que conciliava a música com o emprego de ascensorista, não acreditava em seu potencial. Ele foi inscrito no programa por amigos.

Noite do samba teve Luan Santana como atração principal
Apesar da vitória de um sambista e da presença de Martinho da Vila e Diogo Nogueira como atrações musicais da noite, foi o sertanejo Luan Santana quem mais animou a plateia na final do "Ídolos 2012".  

O cantor foi responsável pelo número de abertura do programa em que ele cantou um pout pourri que incluiu seus maiores sucessos, "Nêga", "Meteoro da Paixão" e "Um Beijo". Para a histeria do público, Luan ainda voltou ao palco para cantar "Sogrão Caprichou", sua atual música de trabalho.

Já Martinho da Vila fez duas apresentações. Em uma delas, ele entrou de surpresa no palco para cantar "Mulheres" em parceria com Everton. Também representante do samba, Diogo Nogueira cantou "O Que é, O que é" e elogiou o vencedor do programa. "Gravaria um disco com ele", comentou. 

Quem também se apresentou foi a jurada Fafá de Belém. Homenageada pelos candidatos eliminados, ela fez um dueto na música "Cavalgada" ao lado da finalista Quinara. Nos bastidores, Fafá revelou que a passagem pelo programa a fez querer gravar um novo disco. "Não estava com vontade, mas ano que vem vou entrar em estúdio para um álbum novo", contou. 

Outro número musical que levantou a plateia foi o do apresentador Rodrigo Faro. Atualmente no programa "Fazenda de Verão", ele apresentou quatro edições de "Ídolos" e, ao cantar "El Dia Que Me Quieras", de Luis Miguel, e "Maria", de Rick Martin, disse estar realizando "um sonho". "Fiquei quatro anos aqui e nunca me deixaram cantar", brincou. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos