Fim de "Cheias de Charme" atinge 32 pontos de audiência e supera três novelas anteriores

Do UOL, em São Paulo

O último capítulo de “Cheias de Charme”, que foi ao ar nesta sexta (28), alcançou média de 32 pontos no Ibope. Os números são preliminares e cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo. A trama superou a audiência das três novelas anteriores. "Aquele Beijo", Morde & Assopra" e "Ti-Ti-Ti" tiveram, em seus episódios finais, média de 29, 30 e 30 pontos, respectivamente.

Já na média nacional (PNT), a novela teve 34 pontos de audiência entre 16 de abril e 15 de setembro, "Cheias" resgatou a força da trama das sete, que há quatro anos não atingia um Ibope tão expressivo. Sua antecessora “Aquele Beijo” (2011) obteve 25 pontos, seguida por “Morde & Assopra” (2011), com 30, “Ti Ti Ti” (2011), com 30, “Tempos Modernos” (2010), com 24, “Caras e Bocas” (2009), com 31 e “Três Irmãs” (2008), com 24.

O recorde de audiência obtido pela trama foi no dia 23 de julho, quando atingiu 40 pontos no Ibope - o capítulo retratou a falência dos Sarmentos e o sucesso das Empreguetes. A última trama que conseguiu esse efeito foi “Da Cor do pecado” (2004), que teve 43 pontos na média nacional.

Outros sucessos

  • O livro estará à venda na vida real (2012)

Além do sucesso em audiência, a trama contou com um diferencial na teledramaturgia brasileira: o de usar a internet ao seu favor. Destacada também por sua parceria com programas de entretenimento da Rede Globo e com a área de marketing, o folhetim tem 35 produtos, entre objetos de limpeza, calçados, esmaltes, batons e discos à venda, além de um livro que estará disponível nesta segunda (1).

“Liberamos uma cena importante [o vídeo “Vida de Empreguete”] da novela para internet, antes de ir ao ar. Isso nunca tinha sido feito e chamou atenção”, comemoram os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, em entrevista ao UOL.

Com cerca de 20 participações musicais, “Cheias de Charme” deixou também um legado de hits, amadrinhou cantores brasileiros e uniu a realidade do mundo da música à ficção. Gaby Amarantos, Arthur Danni e a dupla João Neto e Frederico são as provas de que músicas chicletes e irreverência artística ditaram “moda” na trama.

“Ex Mai Love”, tema de abertura do folhetim e interpretado por Gaby Amarantos, está em 25ª lugar entre as 100 músicas mais tocadas nas rádios do Brasil, segundo o site Hot100Brasil. O hit figura a lista há mais de quatro meses e já ficou entre os cinco primeiros colocados. A cantora foi vencedora dos prêmios Multishow (na categoria Novo Hit, com “Ex Mai Love”), VMB (Artista do Ano, Melhor Artista Feminino e Melhor Capa) e indicada ao Grammy Latino.

Último capítulo

Depois de Fabian (Ricardo Tozzi) e Inácio resgatar Chayene (Cláudia Abreu) e Rosário (Leandra Leal) do sequestro de Dália, as Empreguetes voltam com força total e se apresentam novamente para o público. As meninas entram em turnê pelo Brasil e os show das cantoras lotam.

Cida (Isabelle Drummond) se reconcilia com Elano (Humberto Carrão) e decidem casar. O advogado vai aos tribunais contra a família Sarmento por ter feito a garota como escrava durante toda a sua adolescência. A empreguete ganha a causa e Sônia (Alexandra Richter) e Ernani (Tato Gaus Mendes) têm que pagar uma boa quantia em dinheiro para ela.

  • Chayene e Fabian assumem novamente o "namoro midiático"

Sônia vira empregada de Brunessa (Chandelly Braz) na "Brutique". Isadora (Giselle Batista) se casa com Niltinho (Sérgio Malheiros) e começa a viver uma vida mais humilde.  Sarmento sai da prisão e fica com Sônia.

Rosário perdoa Inácio e eles também decidem se casar. Já Penha (Taís Araújo) tenta um romance com Gilson, mas não dá certo. A empreguete fica com seu ex-marido Sandro (Marcos Palmeira) e não sai mais do Borralho.

Já a diva Chayene teve que reconstruir sua carreira abalada por escândalos. Fabian se declara para a cantora e eles topam voltar ao "namoro midiático" que tinham durante a época em que estouraram nas paradas de sucesso. Juntos, começam a se apresentar para o público infantil, que em uma só voz pedem para eles cantarem os hits das Empreguetes.

Chay perdoa Socorro e também se declara para Laércio. "Você é o amor da minha vida. Fabian é somente um romance midiático", diz a diva.

No Borralho, Cida e Elano e Rosário e Inácio se casam. Na festa, Rosário declara para o marido que está grávida e fica muito feliz. Uma visita inesperada torna a festa ainda mais alegre. Chayene deixa todas as diferenças com as Empreguetes de lado e chama as garotas para fazerem um show durante o casamento. 

Cida, Rosário, Penha, Fabian e Chayene cantam juntos a música "Ex Mai Love", hit de abertura da trama e sucesso da cantora Gaby Amarantos.

Saiba como foi o capítulo final de "Cheias de Charme"
Saiba como foi o capítulo final de "Cheias de Charme"

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos