"Modern Family", "Homeland" e "Game Change" são os grandes vencedores do Emmy 2012

Do UOL, em São Paulo

"Homeland" venceu no domingo (23) os Emmys de Melhor Ator e Melhor Atriz de uma Série Dramática, com Damian Lewis e Claire Danes. A série também foi premiada com Melhor Série de Drama e Melhor Roteiro de Série de Drama. "Mad Men", grande promessa da noite que poderia igualar o recorde de "Frasier", que em 1998 somou cinco estatuetas como Melhor Série de Comédia, ficou sem nenhuma prêmio.

"Não sei o quanto essa pessoa vai se importar com o prêmio ou mesmo se ela vai dar importância para isso”, disse nos bastidores aos jornalistas Claire Danes, que está grávida de seu primeiro filho, com o ator Hugh Dancy. “Essa pessoa [a criança] pode não se importar, mas para mim é muito importante".

Quando perguntada sobre “Homeland” ser um programa político, ela disse: "Não considero que seja um programa político. Para mim é mais um suspense psicológico. E não tem esse componente de parcialidade, mas responde ao sentimento geral de ansiedade e indefinição de quem são os inimigos que sentimos hoje em dia".

Outra grande vencedora da noite foi "Modern Family", série que ficou com as estatuetas de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia (Eric Stonestreet), Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia (Julie Bowen), Melhor Direção de Série de Comédia e Melhor Série de Comédia.

Entre as minisséries e filmes, o destaque ficou com o telefilme "Game Change", vencedor em sua categoria dos prêmios Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Julianne Moore), Melhor Direção e Melhor Roteiro.

A cerimônia

A 64ª edição do Emmy Awards, maior prêmio da televisão norte-americana, ocorreu no domingo (23), com transmissão ao vivo no Brasil pelo canal de TV a cabo Warner Channel a partir das 20h, horário de Brasília. A noite teve como anfitrião o comediante e apresentador Jimmy Kimmel.

O primeiro vencedor da noite foi Eric Stonestreet, de “Modern Family”, que levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia. “Gosto das fotos de peito peludo que vocês andam me mandando”, brincou o comediante, que interpreta um personagem gay no seriado. O segundo vencedor foi o criador de "Louie", Louis C.K., por Melhor Roteiro de Série de Comédia.

Em seguida, Julie Bowen, de "Modern Family", recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia, e o diretor de "Modern Family", Steven Levitan, levou o prêmio de Melhor Direção de Série de Comédia. Esse foi seu quarto Emmy por direção.

Jon Cryer, de "Two and a Half Men", mostrou que saiu da sombra de Charlie Sheen e venceu por Melhor Ator de Comédia. Muito emocionada, a atriz Julia Louis-Dreifus, conhecida por "Seinfeld", recebeu depois o prêmio de Melhor Atriz de Comédia por "Veep". Julia chegou a trocar o discurso com a concorrente da mesma categoria Amy Poehler  e começar a agradecer em nome da série da colega, "Parks and Recreation".

A equipe de “The Amazing Race” recebeu o prêmio de Melhor Reality Show ou Programa de Competição. O criador de “Uma Família da Pesada” Seth MacFarlane subiu ao palco e errou o lugar do microfone antes de para anunciar o prêmio de Melhor Apresentador de Reality ou Programa de Competição, vencido por Tom Bergeron, de "Dancing With the Stars".

Claire Danes deu depois o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama a Aaron Paul, de “Breaking Bad”. "Obrigado por não terem me matado como meu personagem", ele disse aos criadores durante seu discurso de agradecimento.

O ator Tracy Morgan foi ao palco como voluntário para uma brincadeira. O apresentador Jimmy Kimmel pediu que os telespectadores escrevessem no Twitter que o ator desmaiou durante a cerimônia e que ele deitasse no palco para que as pessoas o vissem ali depois de ver a notícia na rede social. Morgan foi retirado do palco depois do anúncio dos prêmios Melhor Roteiro de Série de Drama, vencido por Alex Gansa, Howard Gordon e Gideon Raff de "Homeland", e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama, ganhado por Maggie Smith, de "Downton Abbey".

Em outra brincadeira, Jimmy Kimmel então se homenageou com uma música e uma montagem que lembra ele próprio. "Eu vou fazer falta", brincou ao final. Damian Lewis, de “Homeland”, venceu em seguida o prêmio de Melhor Ator de Uma Série de Drama e sua colega Claire Danes também ganhou por Melhor Atriz de Uma Série de Drama.

  • Jordan Strauss/AP

    A atriz de "Game Change" Julianne Moore e o produtor do telefilme Tom Hanks mostram seus Emmys vencidos nas categorias Melhor Atriz de Minissérie ou Filme e Melhor Roteiro para Minissérie, Filme ou Especial Dramático (23/9/12)

Louis C. K. venceu depois o seu segundo Emmy da noite, levando o prêmio de Melhor Roteiro de Série de Comédia. Ele também havia vencido por Melhor Roteiro em Programa Especial de Variedades por "Louis C.K: Live at the Beacon Theatre". 

Jon Stewart desabou no chão brincando e se arrastou puxado pelos concorrentes Stephen Colbert e Jimmy Fallon para receber seu prêmio de Melhor Direção de Especial de Variedade, Música ou Comédia, por "The Daily Show With Jon Stewart".

A atriz Jessica Lange, de “American Horror Story”, venceu em seguida por Melhor Atriz Coadjuvante de Minissérie ou Filme. Por Melhor Ator Coadjuvante de Minissérie ou Filme ganhou o ator veterano Tom Berenger por “Hatfields & McCoys”.

A cerimônia trouxe então um memorial do ator Andy Griffith, que morreu em julho. O ator ficou famoso por interpretar o xerife Andy Taylor no “The Andy Griffith Show”.

Danny Strong ganhou pelo telefilme “Game Change” o prêmio de Melhor Roteiro para Minissérie, Filme ou Especial Dramático. "Game Change" venceu outro prêmio em seguida. Julianne Moore, que interpreta a ex-candidata republicana Sarah Palin no longa, venceu por Melhor Atriz de Minissérie ou Filme. "Eu me sinto homenageada porque a Sarah Palin não aprovou a minha interpretação", disse a atriz. O diretor do telefilme, Jay Roach, também ganhou em seguida com Melhor Direção de Minissérie, Filme ou Especial.

Kevin Costner, conhecido por “Dança com Lobos”, ganhou por Melhor Ator de Minissérie ou Filme pelo também faroeste “Hatfields & McCoys”. Tom Hanks, produtor de “Game Change”, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro para Minissérie, Filme ou Especial Dramático.

A atriz brasileira, Morena Baccarin subiu junto do elenco para receber um dos grandes prêmios da noite, o de Melhor Série Dramática, vencido por “Homeland”. O vencedor de 5 Emmys, Michael Jay Fox, que se recupera do mal de Parkinson, entregou o prêmio final da cerimônia, o de Melhor Série de Comédia. Ele foi vencido por “Modern Family”, que desbancou concorrentes como “The Big Bang Theory” e “30 Rock”.

Veja a lista dos vencedores do Emmy 2012

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA
Eric Stonestreet ("Modern Family")

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA
Julie Bowen ("Modern Family")

MELHOR ROTEIRO DE SÉRIE DE COMÉDIA
Louis C.K. (“Louie”)

MELHOR DIREÇÃO DE SÉRIE DE COMÉDIA
Steven Levitan (“Modern Family”)

MELHOR ATOR CONVIDADO EM SÉRIE DE COMÉDIA
Jimmy Fallon (“Saturday Night Live”)

MELHOR ATRIZ CONVIDADA EM SÉRIE DE COMÉDIA
Kathy Bates (“Two And A Half Men”)

MELHOR ATOR DE COMÉDIA
Jon Cryer ("Two and a Half Men")

MELHOR ATRIZ DE COMÉDIA
Julia Louis-Dreifus ("Veep")

MELHOR REALITY-SHOW OU PROGRAMA DE COMPETIÇÃO
“The Amazing Race”

MELHOR APRESENTADOR DE REALITY OU PROGRAMA DE COMPETIÇÃO
Tom Bergeron (“Dancing With Stars”)

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA
Aaron Paul ("Breaking Bad")

MELHOR ROTEIRO DE SÉRIE DE DRAMA
Alex Gansa, Howard Gordon e Gideon Raff (“Homeland”)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA
Maggie Smith ("Downton Abbey")

MELHOR DIREÇÃO DE SÉRIE DE DRAMA
Tim Van Patten (“Boardwalk Empire”)

MELHOR ATOR DE SÉRIE DE DRAMA
Damian Lewis (“Homeland”)

MELHOR ATRIZ DE UMA SÉRIE DE DRAMA
Claire Daines ("Homeland")

MELHOR ROTEIRO DE SÉRIE DE COMÉDIA
Louis C.K. (“Louie”)

MELHOR DIREÇÃO DE ESPECIAL DE VARIEDADE, MÚSICA OU COMÉDIA
Glenn Weiss (“65th Annual Tony Awards”)

MELHOR ROTEIRO PARA ESPECIAL DE VARIEDADE, MÚSICA OU COMÉDIA
"The Daily Show With Jon Stewart"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE MINISSÉRIE OU FILME
Jessica Lange (“American Horror Story”)

MELHOR ATOR COADJUVANTE DE MINISSÉRIE OU FILME
Tom Berenger (“Hatfields & McCoys”)

MELHOR ROTEIRO PARA MINISSÉRIE, FILME OU ESPECIAL DRAMÁTICO
Danny Strong (“Game Change”)

MELHOR ATRIZ DE MINISSÉRIE OU FILME
Julianne Moore (“Game Change”)

MELHOR DIREÇÃO DE MINISSÉRIE, FILME OU ESPECIAL
Jay Roach (“Game Change”)

MELHOR ATOR DE MINISSÉRIE OU FILME
Kevin Costner (“Hatfields & McCoys”)

MELHOR ROTEIRO PARA MINISSÉRIE, FILME OU ESPECIAL DRAMÁTICO
Danny Strong (“Game Change”)

MELHOR SÉRIE DRAMÁTICA
"Homeland"

MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA
"Modern Family"

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos