Vice-presidente da RedeTV! compara "Pânico" a "mulher argentina gostosa" que dá o dobro de gastos do que Gisele Bündchen

Mauricio Stycer

Crítico do UOL

  • AgNews

    Marcelo de Carvalho, vice-presidente da Rede TV!, participa de entrevista coletiva para a imprensa sobre a saída do programa "Pânico" da emissora (1/3/12)

    Marcelo de Carvalho, vice-presidente da Rede TV!, participa de entrevista coletiva para a imprensa sobre a saída do programa "Pânico" da emissora (1/3/12)

O vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho, comparou o programa "Pânico na TV" a "uma mulher argentina gostosa" que, ao abandonar o marido, deixa para trás gastos tão altos que dariam para sustentar "a Gisele Bündchen e ainda sobra metade do dinheiro". A analogia foi feita em conversa com o UOL, após entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (1), na sede da emissora em São Paulo.

"É como se tivéssemos uma mulher argentina gostosa, muito desejada. Ela foi embora. Aí vamos olhar a conta. Dá para casar com a Gisele Bundchen e ainda sobra metade do dinheiro", sugeriu Carvalho.

Lançando mão de outra analogia, o executivo ainda comparou o episódio da quebra de contrato do "Pânico" - que rompeu com a RedeTV! e assinou com a TV Bandeirantes sem aviso prévio, no mês passado - às lutas de Vale Tudo. "O mercado brasileiro é muay thai. Vale tudo, chute no saco. Uma quebra de contrato como a do 'Pânico' teria consequências [legais] graves em qualquer lugar. Aqui não vai dar em nada", reclama Carvalho. "Há 30 anos, o mercado vive de falar mal do outro".

O mercado brasileiro é muay thai. Vale tudo, chute no saco. Uma quebra de contrato como a do 'Pânico' teria consequências [legais] graves em qualquer lugar. Aqui não vai dar em nada

Assim como Amilcare Dallevo, presidente da RedeTV!, o executivo reconhece que a emissora está enfrentando dificuldades, mas não vê relação alguma com o rompimento de contrato da principal atração da casa.

As dificuldades enfrentadas desde meados de 2011 se devem, segundo ambos, a três causas. Primeiro, à perda dos direitos de transmissão da Série B do Brasileiro, que acarretou, segundo Dallevo, numa redução de cerca de R$ 30 milhões de receita por ano. Outros R$ 15 milhões teriam deixado de entrar na emissora por conta da perda dos direitos do UFC para Globo. E, por fim, o crédito bancário teria ficado mais restrito no Brasil em consequência da crise financeira na Europa.

Para conter a perda de receita, Carvalho e Dallevo prometem demissões, o fim de programas deficitários e enxugamento de despesas. "Vamos criar comitês de racionalização de custos", disse o vice-presidente.

Em busca de "caixa adicional", segundo Carvalho, a emissora vendeu o seu horário mais nobre (e caro) para o pastor R.R. Soares. A sua Igreja Internacional da Graça de Deus, que estreou nesta quinta-feira, das 21h30 às 22h30, engorda o total de horas da RedeTV! vendidas a terceiros. "Estamos fazendo isso seis anos depois da Band", observa Carvalho, lembrando que a concorrente também vendeu o seu horário nobre para a mesma igreja.

Segundo levantamento do jornal especializado "Meio & Mensagem", "a soma total de conteúdo dedicado a igrejas evangélicas, entidades, programas de televendas veiculado pela RedeTV! corresponde a 49,16% de toda a programação da emissora".

30 por 30
Na entrevista ao UOL, Carvalho também aproveitou para tentar afastar a suposta má impressão que deixou no mercado em 2011 após anunciar que venderia 30% de suas ações na RedeTV! ao sócio majoritário Amilcare Dallevo - negócio que jamais se concretizou.

Não está mais à venda. Agora estou interessado em vender 30 segundos, não 30%

"Não está mais à venda", assegura Carvalho. Não mesmo?, insiste o repórter. "Absolutamente não. Agora estou interessado em vender 30 segundos, não 30%", respondeu, referindo-se ao tempo de uma publicidade na televisão.

Dallevo e Carvalho concordam que os inúmeros rumores sobre a venda da parte do sócio minoritário contribuíram para as especulações sobre a saúde da RedeTV!. "O interesse pela minha parte deveria valorizar a empresa, mas não no Brasil", lamenta Carvalho.

No encontro com jornalistas em sua sede nesta quinta-feira, a RedeTV! confirmou a contratação do humorista Rafinha Bastos e anunciou que ele fará uma versão brasileira do programa norte-americano "Saturday Night Live". O "SNL" brasileiro irá ocupar o lugar do "Pânico na TV", e irá ao ar aos domingos.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos