"O 'Pânico' passou a usar o sexo e a fazer piadas com deficientes para alavancar a audiência", alfineta diretor da RedeTV!

Amanda Serra

DO UOL, em São Paulo

Ao lado do presidente da Rede TV!, Amilcare Dallevo, Marcelo de Carvalho, vice-presidente da emissora, criticou a qualidade da produção do "Pânico na TV!" e a postura dos integrantes do humorístico, que foi exibido pela rede até o final de 2011. "O programa passou a usar o sexo e a fazer piadas com deficientes para alavancar a audiência. E isso já não estava agradando nem mesmo o mercado publicitário. Tivemos dificuldades em renovar contratos comerciais. Em nenhum momento, estou desmerecendo o 'Pânico'. Ele era sim muito importante para e emissora. Mas já não estava batendo os 12 pontos de audiência que já chegou a bater", analisou, durante coletiva realizada nesta quinta (1º) para apresentar o novo show de Rafinha Bastos na Rede TV!.

Marcelo criticou Emílio Surita e disse que ele é um "mal-agradecido" por alegar que a Rede TV! não dava estrutura ao programa. "Tutinha e Emílio recebiam metade do faturamento do 'Pânico'. O restante tínhamos que dividir entre os outros humoristas e a produção. É uma mentira, uma injustiça, uma sacanagem ele dizer isso. Nós vamos tomar as medidas legais por danos morais. Eu desafio o Tutinha e o Emílio a mostrarem seus contratos individuais com a Band", afirmou.

AgNews
Emílio é mal-agradecido. Ele e Tutinha recebiam metade do faturamento do 'Pânico'. O restante tínhamos que dividir entre os outros humoristas e a produção

Marcelo de Carvalho, vice-presidente da Rede TV!,

O "Pânico na TV!", segundo Marcelo, era o programa que tinha mais regalias dentro da emissora. "O Tutinha sempre cantou de pobrezinho e tal. Isso não é verdade. Enquanto o 'Pânico' estava aqui, eles tinham 60 carros disponíveis. Ano passado, eles fizeram várias viagens para o exterior, como quando o Impostor foi ao casamento da Kate Middleton. Eles tinham helicóptero, cenário virtual, edição particular", afirmou. O executivo disse ainda que "foi pego de surpresa" com a saída do programa e que soube da "troca" pela Band através do noticiário. Segundo Marcelo, a relação da emissora com o programa não estava desgastada. "Pensávamos, inclusive, em renovar o contrato. Realmente o programa dava uma boa audiência. Mas analisando contratualmente, não sei se valia a pena continuar", disse. 

Já Amilcare confirmou que houve atraso de 12 dias no pagamento dos salários à equipe, mas que, quando ocorreu a demissão, todos os salários já estavam pagos. "O 'Pânico' estava com a gente há nove anos. Acho que o atraso não era motivo para saída", afirmou. O presidente da Rede TV! disse que a produção do humorístico era a mais cara da casa. "Mas ao contrário do que diziam por aí, o programa representava apenas 12% do faturamento da emissora. Financeiramente, a saída deles não teve impacto nenhum", garantiu.

A Rede TV! não pretende reapresentar o "Pânico" e deve reforçar a estrutura da emissora em outros programas. "Vamos poder investir mais. Vamos ter um programa semanal com o Dr. Rey, ainda sem data definida. Também vamos exibir os debates políticos estaduais de primeiro e segundo turnos", adiantou. No lugar do programa serão exibidos dois filmes. "Ainda vou conversar com o departamento jurídico sobre isso, porque o 'Pânico' ainda não pode ser apresentando em nenhuma outra emissora", disse o presidente da emissora.

Rafinha Bastos é apresentado na Rede TV!
Veja Álbum de fotos

Crise existe, mas estão colocando a casa em ordem

Notícias de que os apresentadores Amaury Jr. e Hebe Camargo também sairiam do canal deixaram o presidente da Rede TV! surpreso. "Fiquei com a impressão de que o último a sair apagaria a luz. Dava a impressão de que eu e o Marcelo também iríamos sair", brincou Amilcare. Segundo ele, o faturamento da Rede TV! em 2011 foi de R$500 milhões.

Amilcare também falou sobre a crise financeira pela qual a emissora vem passando desde o meio do ano passado e admitiu que houve atrasos nos pagamentos dos funcionários, mas garantiu que o canal está se restabelecendo. "Houve três fatores muito importantes que explicam o porquê dos atrasos: a Globo ter comprado os direitos para exibir o Clube dos 13. Com isso, ficamos sem o faturamento da série B; a Globo também ter comprado os direitos do UFC, que antes era transmitido pela Rede TV!; e a crise nacional. A emissora está em crise sim. Mas estamos colocando a casa em ordem", explicou Marcelo.

Para o vice-presidente da Rede TV! , a má fase da emissora ainda deve durar por um período. "Vamos ter cortes, demissões e fechamento de algumas unidades que não são rentáveis. Mas claro que também teremos contratações e novas unidades", disse ele, ressaltando que nunca atrasou por mais de 15 dias o pagamento de seus funcionários. "Entre pagar pontualmente os grandes parceiros, como Tutinha [dono da Jovem Pan] e o Emílio [Emílio Surita], e os funcionariozinhos CLT, preferimos pagar os funcionários menores, como toda empresa faz. Os atrasos dos funcionários que eram PJ eram de 10 a 15 dias. Já com os CLT, o atraso era bem menor, quase não teve", destacou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos