Globo tem como eterno desafio aprimorar a sua qualidade

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação

    Globo reorganiza "direção de núcleos" dos seus programas e novelas

    Globo reorganiza "direção de núcleos" dos seus programas e novelas

Na Globo já se dá como certa uma reorganização completa na "direção de núcleos" dos seus programas e novelas para o começo de 2015. Como também se admite que os reflexos e transformações no Entretenimento serão imediatos e consequentes.

A especulação em torno de nomes é forte, mas o desenho final de tudo só ficará completo ao longo das próximas semanas.

O que se entende como mais expressivo é que esta reestruturação não se limitará apenas à simples troca de comando nos vários produtos, mas virá acompanhada de um conjunto de medidas que visa aprimorar ainda mais a qualidade dos trabalhos.

Parte dessas modificações já foi sacramentada internamente. Outras irão surgir ao longo dos próximos dias, até se chegar ao anúncio oficial de tudo e ao pacote de responsabilidades que cada um terá dentro deste novo cenário.

É bom verificar que mesmo com a sua audiência flutuando em patamares bem interessantes e ainda distantes das demais concorrentes, na Globo se entende que a palavra insatisfação é a que mais aparece no seu dicionário.    

Outra coisa

Reprodução/GShow/Geração Brasil
Jonas e Davi lançam 'marratablet' e irrita Herval em "Geração Brasil"

O Fórum de Teledramaturgia da Globo foi criado para que, em pleno uso de suas funções, evite novos equívocos como "Geração Brasil".

E que os erros de avaliação cometidos pelos seus autores, Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, não voltem nunca mais a se repetir.

Em televisão...

O grande segredo de tudo é sempre ter uma boa história para contar. É permitido, às vezes, ousar um pouquinho mais, mas sem nunca perder o fio da meada.

Ao contrário de "Cheias de Charme", grande sucesso dos mesmos autores, "Geração Brasil" é uma novela para ser esquecida. Perdeu o chão.

Repleta de erros

A começar pelo seu inventado título, com números distribuídos no meio, percebe-se que entre "Geração Brasil" e o grande público sempre houve um enorme distanciamento.

Fique a lição aos seus talentosos autores: é sempre importante buscar novos caminhos, mas nunca há contraindicação para o arroz com feijão bem temperado.

Brave Woman

"Salve Jorge", de Glória Perez, ou "Brave Woman" na versão internacional, um dos principais produtos da Globo em Cannes, foi vendida para a Palitra TV, da Geórgia.

O canal, lançado há pouco tempo, tem distribuição a cabo e irá exibir a novela pelo sistema voice over, uma voz nativa narrando sobre a original.

Oscar da Criação Visual

Nas várias categorias do prêmio Promax, um dos mais importantes da criatividade visual e considerado o Oscar das chamadas de televisão, a Record chegou com 7 peças na final e ganhou 4, a Globo de 5 levou 3 e o SBT foi vitorioso em 3.

Os dois ouros da Record foram relativos às chamadas do Domingos Meirelles.

Divididos

Todas as atenções de hoje se voltam para o último debate  entre Aécio Neves e Dilma Rousseff na Globo logo depois da novela "Império". Cenário em forma de arena, uma parte com púlpito e outra sem. Plateia formada por eleitores indecisos.

William Bonner, o mediador, fará sua participação no "Jornal Nacional" diretamente do Projac, palco do confronto, enquanto Patrícia Poeta continuará do estúdio, no Jardim Botânico.

Idênticas funções
Reprodução/Instagram/realwbonner
Bonner, Renata Vasconcelos e Patrícia Poeta

A partir de 3 de novembro, quando ocorrer a troca no "Jornal Nacional", Renata Vasconcellos irá assumir as mesmas duas funções da Patrícia Poeta.

Além da apresentação ao lado do Bonner, ela também será a editora-executiva do jornal.

Eu, hein!

O jornalista Lúcio de Castro que pesquisou, se debruçou e deflagrou um incrível esquema de irregularidades na CBV, Confederação Brasileira de Vôlei, não integra mais o quadro de funcionários da Espn Brasil.

A informação é que o seu desligamento se deu "por questões de logística e contrato".

Lado da Espn

A Espn, através do João Palomino e da sua assessoria de imprensa, informa que Lúcio de Castro não foi demitido. Ele está escrevendo para o site e postou recentemente uma reportagem sobre os gastos do Ari Graça, do vôlei.

E que o Lúcio não faz mais vídeo, porque no Rio todo o esforço está concentrado nas reportagens.

Olha essa

O centro de custos da novela "Os Dez Mandamentos", próxima da Record, indica que serão gastos R$ 20 milhões na cidade cenográfica de Guaratiba e outros R$ 7 milhões em cenários no RecNov. Um absurdo.
Isto, quando acontece, sempre dá muito medo. No fim, quem não tem nada com isso acaba pagando a conta.

O problema...

É que na Record, tudo que diz respeito às suas novelas, sempre é muito vago. O pessoal trabalha no escuro, sem ter certeza de nada.

Com "Os Dez Mandamentos" é a mesma coisa.  Não existe ainda nenhuma informação oficial sobre quando será essa estreia, nem ao menos o seu horário de exibição. Passa sensação de bagunça. 

Portas fechadas

Ontem, durante toda a tarde, o dono Johnny Saad e Diego Guebel (Direção Geral de Conteúdo), ficaram reunidos na Bandeirantes, discutindo planos e desejos para 2015.

Se tudo o que conversaram for colocado em prática, a Band será completamente outra no ano que vem.

Receita

Deborah Montenegro/Divulgação
Joaquim Lopes prepara um curry de camarão com leite de coco no "Estrelas", da Globo, apresentado por Angélica

Joaquim Lopes é o convidado da Angélica no quadro "Sabores" do "Estrelas" deste sábado, 25, na Globo.

Chef na vida real e na ficção como o dono de restaurante Enrico de "Império", ele vai preparar um curry de camarão com leite de coco.

Já na novela, dominado pela homofobia, ele sairá um pouco de cena. Viaja para Roma. 

Bate – Rebate

•       Ainda está meio assim, mas o SBT já demonstrou interesse em ter Mariana Godoy como apresentadora do seu jornalismo...
•       ... A primeira conversa entre as partes, se ainda não aconteceu, irá ocorrer nesses próximos dias...
•       .. Ou imediatamente após as eleições deste domingo.
•       Como não poderia deixar de ser, todas as emissoras de TV cancelaram os esquemas de plantão neste fim de semana...
•       ... Todos foram convocados a trabalhar normalmente por causa das eleições.
•       Amaury Junior está viajando para gravar um cruzeiro que sai de Veneza, passa por cidades da Turquia e termina na Croácia...
•       ... Na volta, depois de alguns dias de Brasil, fará uma nova série de especiais em Orlando.
•       Aproximadamente 200 crianças fizeram testes em busca de vaga no elenco de "Cúmplices de um resgate", próxima novela do SBT...
•       O processo vai entrar agora no chamado "callback"...
•       ... Que vem a ser o seguinte: as que agradaram serão chamadas de volta...
•       ... Especialmente as que saíram melhor nos itens  canto e interpretação.

C´est fini

Nesta sexta, às 18h45, o Canal Brasil estreia a série "Peréio, fisgado pela rede" da Lúcia Novaes.
O programa vai acompanhar as investidas de Paulo Cesar Peréio, 75 anos de vida e em plena atividade, nas suas investidas pelo mundo das redes sociais, virais, Youtube e smartphones.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos