Maria Adelaide Amaral vai escrever novela das 21 horas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • UOL Televisão

    Maria Adelaide Amaral

    Maria Adelaide Amaral

Dentro da Globo já está decidido que o próximo trabalho da Maria Adelaide Amaral será na faixa das 21 horas, muito provavelmente depois de Gilberto Braga – Ricardo Linhares e João Emanuel Carneiro, não havendo até lá nenhuma mudança ou inversão nesta ordem.

Antes, a sua sinopse, como qualquer outra, terá que  passar necessariamente pela apreciação e aprovação do Fórum de Teledramaturgia, que hoje tem total responsabilidade na escolha e orientação das novelas.

Será, como se espera, a primeira vez da Maria Adelaide  Amaral como autora principal às 9 da noite, o que desde já provoca muita expectativa. Aliás, uma escolha que se dá por pleno merecimento, levando-se em conta a sua excelente folha de serviços prestados em quase 24 anos de TV Globo.

Mas algo que também acabará indo contra declarações da própria autora à jornalista Mônica Bergamo, na Folha, em abril de 2010, quando disse que não tinha a menor intenção de fazer novelas das 21 horas, porque achava "um porre".

"Dá um trabalho do cão. Você tem que escrever quase 40 páginas por dia. Eu não tenho mais saúde nem idade pra isso", explicou.
Resta saber o que mudou.


Apagaram a luz

No debate Aécio versus Dilma, domingo, na Record, voltaram a se repetir os mesmo e graves problemas de iluminação do primeiro turno.

A todo instante, quando se mexia um pouco, a candidata do PT saía do foco. Ficava na penumbra. Um erro que se observou do começo ao fim do programa e não foi corrigido.

Luciano Vicioni/TV Globo
Nathalia Dill e Nathalia Costa na festa de lançamento de "Alto Astral" sábado em São Paulo. A garotinha, intérprete de Bella, faz um espírito-cupido na trama, e encantou o público durante o clipe de apresentação

Nova dupla

O BandSports está gravando uma série de novos pilotos, sob a supervisão de Diego Guebel.

O principal deles é um jornal das manhãs, que terá apresentação de Patrícia Maldonado e Elia Junior.

Investigação

Depois de um começo até razoável, com índices na casa dos 5 pontos, caiu a audiência do Luciano Faccioli TV Jornal, de Pernambuco.

O que se informa é que já existem cobranças por melhores resultados.

Líquido e certo
Divulgação
Band transmite Copa do Brasil

Depois de ficar este ano de fora, a Bandeirantes voltará a transmitir a Copa do Brasil em 2015.

A competição já foi incluída no seu plano comercial do futebol para a próxima temporada.

Sobre o futebol...

O SBT tinha o desejo em fazer a Liga dos Campeões no ano que vem, daí as reuniões com a Team Marketing e a viagem de Marcelo Parada a Mônaco durante a recente Sportel. Seria, segundo a sua direção, uma volta por cima ao futebol. E como isto não será possível, este interesse já deixou de existir.

Telefilme

A Record irá exibir nesta próxima quinta, faixa das 23 horas, "Na mira do crime", do Tiago Santiago, produção da Fox e realização da Casablanca.

Captação e emissão de áudio em 5.1, para recepção possível em HD. Qualidade é outra.

Efeitos – 1

O diretor Jorge Fernando está bem animado com os primeiros resultados da área de efeitos especiais de "Alto Astral", substituta de "Geração Brasil", que estreia dia 3.

Destaca, em especial, o recurso motion control, que permite criar, gravar e reproduzir movimentos e comportamento da câmera. Entre os principais efeitos, um acidente de avião, as cenas com os "fantasmas" e até mesmo a destruição de um estádio.

Efeitos – 2

Porém, a principal característica desta nova produção das sete, segundo Jorge Fernando e toda a equipe, será o romance, algo que "está em falta nas novelas", amarrado com doses de humor.

Há ainda a promessa de uma trama escorada em ganchos, para criar no público o hábito e incentivo para o capítulo do dia seguinte.          
 
Engano do Geraldo

Edu Moraes/Record
Geraldo Luís apresenta o "Domingo Show"

No "Domingo Show", Geraldo Luiz repetiu o tempo todo que pela primeira vez a dona Mariazinha, a principal reportagem do programa, aparecia e falava numa televisão.

Engano dele. A "primeira vez" da dona Mariazinha foi há uns 10 anos, no SBT, trabalho da Silvana Kieling para o "Domingo Legal", na época do Gugu Liberato.


Está acertado

Francisco Cepeda/AgNews
Ronnie Von

Nesta altura dos acontecimentos, sem medo de errar, já é possível afirmar que Nilton Travesso será o novo diretor do "Todo seu", programa do Ronnie Von na TV Gazeta.

Mas isto só irá acontecer e será oficialmente confirmado, de acordo com o ajustado entre as partes, no dia 3 de novembro.


Exclusiva

Manuela Scarpa/Photo Rio News
Chris Flores vai entrevistar Shakira

Chris Flores viaja sábado a Barcelona para fazer uma entrevista exclusiva com a cantora Shakira.

Durante sua ausência, cerca de 3 ou 4 dias, Mariana Leão irá compor o time de apresentadores do "Hoje em Dia", na Record.

Bate – Rebate

•       Acertando: Paula é o nome da personagem da Lua Blanco em "Turbulência"...
•       ... Agatha é o papel da Monique Alfradique no mesmo filme.
•       Está marcada para hoje a gravação do "Jogo das 3 Pistas" com Ratinho e José Luiz Datena, para o "Programa Silvio Santos".
•       A entrada do horário de verão deu um "curto-circuito" no sistema de informações de programas da Net...
•       ... Em muitos casos, não bateu nada com nada.
•       Está marcado para quinta-feira, mas poderá ficar para sexta, o retorno de Rachel Sheherazade à bancada do "SBT Brasil"...
•       ... É preciso esperar porque ela ainda apresenta inchaços no rosto depois da cirurgia.
•       Clarisse Abujamra acertou com a Record para um dos episódios de "Milagres de Jesus".
•       O projeto "Rio Verão Festival", evento que reúne vários estilos de música, não será promovido pela Record na temporada de 2015. Foi cancelado.
•       O diretor Rogério Gomes, na paralela de "Império", também já está envolvido com a escalação e testes da novela de Elizabeth Jhin, "Encontro Marcado".  

C´est fini

Gregório Duvivier vai participar das dublagens do filme de animação "Os Pinguins de Madagascar", que chega aos cinemas dia 15 de janeiro.
Ele irá emprestar a voz para o personagem Pavio Curto.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos