Globo e SBT esperam resultados das eleições em São Paulo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • João Cotta/Globo/Divulgação

    "Jornal Nacional" será exibido em duas partes se houver segundo turno

    "Jornal Nacional" será exibido em duas partes se houver segundo turno

O que irá balizar as grades de programação da Globo e SBT, principalmente, a partir do dia 8 ou 9 de outubro, será a realização ou não do segundo turno para Governador em São Paulo.

Ambas, de forma muito especial, esperam ansiosamente por este resultado para tomar as medidas necessárias. No caso da Globo, contando-se como certa apenas uma nova eleição para definir a Presidência da República, o "Jornal Nacional" será exibido em duas partes, uma antes e a outra depois do horário político obrigatório de 20 minutos. O que também passará a contribuir no fortalecimento da sua audiência em toda a faixa da noite, começando pela novela "Império".

E a mesma situação é do SBT. A novela "Chiquititas", que nos dias atuais não passa de 30 minutos de arte, voltará aos seus 52 minutos habituais, com grandes possibilidades de crescimento no prime-time e de tirar uma pequena diferença que hoje existe a favor da Record.
 
Para o mundo...
 

Divulgação
"Programa da Tarde" deve ser substituído por reprise de "A Escrava Isaura"

Pode até não dar em nada e um acidente de percurso alterar tudo, mas a direção da Record tem desenvolvido estudos que poderão culminar em mudanças importantes na sua grade de programação, no começo do ano que vem.

Uma delas: o fim do "Programa da Tarde" para a exibição da novela "A Escrava Isaura".
 
Parênteses...
 

No assunto da Record, que voltará imediatamente a seguir, para colocar a humilde solidariedade desta coluna à campanha da ombudsman da Folha, Vera Guimarães Martins, e ao Juca Kfouri pela devolução do acento que a reforma ortográfica roubou do verbo parar.

Em tempo: no título da nota acima, o para em questão é o verbo. Não é a preposição.
 
Retomando a questão

Agindo ao que lá em cima foi colocado, a Record passará a  adotar a mesma mecânica de grade de suas concorrentes Globo e SBT, que também utilizam a faixa vespertina para reprise de novelas.

Isto é uma coisa.
 
A outra é que...
 
Também no jornalismo irão ocorrer mudanças importantes no mesmo período.

É grande a possibilidade de Reinaldo Gottino ser deslocado novamente para o começo das manhãs, que representará um enfrentamento mais forte com o jornal do César Filho do SBT.
 
Também por aí...
 
Se escancara a possibilidade da colunista Fabíola Reipert ter um programa só dela na grade. Os seus picos de audiência no "Balanço Geral" entram como referência.

O horário é que ainda é a grande questão. Fala-se, no entanto, que não deve ser nada muito diferente do comecinho da tarde.
 
E mais uma...
 
Que também pode ser vista como das mais importantes.

Existem estudos, praticamente em fase de conclusão, de que a novela da noite passará a ser exibida às 20h30, concorrendo com "Chiquititas".
 
Fica claro...
 
Que a grande preocupação da Record, nos tempos atuais, passa a ser o SBT. Na prática é bem isso.
E não mais a líder Globo, como sempre se anunciou. Há um grande temor pela transferência e consequente fidelização de público na emissora de Silvio Santos.
 
Arremate
 
O que existe, em suma, é tudo isso. O prazo é este, comecinho do ano que vem, ou mais tardar até março, será deflagrado todo este processo de mudança.

Evidente que, em se tratando de televisão, alguma coisa poderá ser alterada no meio do caminho, mas o que há de concreto, data hoje, é o que acaba de ser relatado.
 
Olha a coincidência  
 
Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga no "Mais Você"

As redes Globo e Record, numa dessas coincidências, irão entrar, na mesma data, direto de Orlando, na Flórida.

Está praticamente certo que no dia 10 de outubro, uma sexta-feira, será exibido um especial do "Mais Você", da Ana Maria Braga, em um parque da Disney.

Já na Universal Studios, Edu Guedes fará sua participação no "Hoje em Dia".
 
Antiga forma
 
Reprodução/Facebook/Ana Vitória Zimmermann
Ana Vitória Zimmermann, apresentadora do "Bom Dia & Cia" em 2013

A partir da próxima quarta-feira, dia 1º, o "Bom Dia & Cia." voltará a contar com os seus apresentadores, uma menina e um menino.

Também em função de outubro ser o "Mês da Criança".

Combate
 
A Rede TV! transmite na noite deste sábado, ao vivo,  direto do ginásio Gigantão, em Araraquara, São Paulo, o "XFC International 6", evento que abre a segunda temporada de competições internacionais da organização.

Serão mostrados quatro duelos e, pela primeira vez, o XFCtraz ao Brasil uma disputa de cinturão, entre Deivison Dragon e Waylon Lowe.

Zé Paulo Cardeal/Globo
Hoje, no "Altas Horas" da Globo, Serginho Groisman vai apresentar um novo especial sobre a década de 1990. Shirley Mallmann, modelo, com mais de cem capas de revistas no currículo, estará no programa

Bate – Rebate
 
•       Pode ser até um grande engano e se for, aqui já vão as desculpas, mas todo o barulho da prisão do Roy foi bem do agrado da Record...
•       ... Mal ou bem também deu um jeito de chamar a atenção a existência do programa e dar um destaque à sua "Fazenda"...
•       ... Torcida maior é que isto provoque reflexos imediatos na audiência do programa.
•       Marília Gabriela vai receber Walter Peceniski neste domingo, no "De Frente com Gabi", do SBT...
•       ... Ele é fundador da organização "Goodangels", que já ajudou 15 mil pessoas desaparecidas a se reunirem novamente com parentes.
•       Os 130 músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia acabam de voltar da turnê Europa 2014, com direito a elogios no Financial Times.
•       Existem problemas na produção da Band. A responsável Paula Cavalcante precisa voltar aos seus tempinhos de paz e amor.
•       É impressionante o número de pessoas com ideias de novos programas...
•       ... Todos para a Internet...
•       ... Tenho lá minhas dúvidas se vai caber todo mundo.
 
C´est fini

 
Sabrina Sato saiu um pouco do roteiro tradicional entre Rio e São Paulo, nesta semana, e levou as gravações do seu programa para o Piauí.
Dentre outras pautas, ela esteve com Gy Anália, de apenas 11 anos de idade, uma dessas novas sensações da internet, que possui mais de 50 mil seguidores no Instagram.
 
Então é isso. Amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos