Globo está com futebol escalado para 2015

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução/Globo

    Ronaldo, Galvão Bueno e Casagrande na cabine de transmissão do futebol da Globo

    Ronaldo, Galvão Bueno e Casagrande na cabine de transmissão do futebol da Globo

O calendário esportivo da TV Globo, no que diz respeito ao futebol, está fechado para o ano que vem, reunindo aquilo que vai acontecer de mais importante tanto nos campos brasileiros como fora daqui.

Um pacote formado por várias competições, começando pelos campeonatos regionais, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores da América, Sul-Americana, amistosos da seleção brasileira e a Copa América, no Chile, entre 11 de junho e 4 de julho, além do início das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes.

Necessário destacar também que, na próxima temporada,  a nossa seleção irá iniciar os preparativos para disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, em busca do único título que o futebol brasileiro ainda não possui.

Um prato variado e farto. A expectativa é sempre muito grande porque se trata de um dos produtos mais procurados, principalmente por tudo que representa como repercussão e retorno de audiência.

Dividida

Divulgação
Missionário e bispo R. R. Soares, que ocupa horário na grade da Band

Um setor importante da Bandeirantes, que reúne alguns dos seus principais diretores, pretende usar de novos argumentos para a retirada da programação religiosa no seu horário nobre.

Uma tarefa difícil. Há muitos anos a Band é refém deste dinheiro.

Encruzilhada

Alguns desses diretores entendem que este é o momento de impor limites ou trabalhar com novos parâmetros na questão da cessão de horários.

Existe a plena certeza que as igrejas acabaram com o rádio e, se alguma coisa não for feita, vão acabar também com a televisão.

Top 10

Segundo dados fornecidos pelo Ibope em 15 mercados, saiu o ranking dos 10 canais mais assistidos da TV paga, na faixa das 7h à 1h, entre homens maiores de 18 anos, no período de janeiro a agosto deste ano.

Em primeiro, Sportv, seguido de Discovery Kids, TNT, Fox, Megapix, Cartoon Network, Space, FX, Discovery Channel e ESPN Brasil.

Trocando de lugar

Leonardo Nones/SBT
SBT monta núcleo de jornalismo para salvar programa de Portiolli


André Basbaum, que até bem pouco tempo era editor-chefe do "SBT Brasil", troca de funções.

A partir de terça-feira (16), ele irá cuidar de um núcleo de jornalismo na produção do "Domingo Legal". O programa de Celso Portiolli, para fazer frente à concorrência, passará a investir forte nesta área.

Diante disso...

A jornalista Mônica Dalfonso, que vinha respondendo interinamente pela editoria do "SBT Brasil", passa a ocupar este cargo de forma definitiva.

A sua efetivação foi decidida no final da última semana.

AP Photo/Darron Cummings
Prova da fórmula Indy em Indianápolis, este ano


Indy – 1

Marcelo Meira, o vice da Band, em relação à Fórmula Indy, está com dois contratos assinados para o ano que vem.

O primeiro, como se sabe, para a transmissão de todo o campeonato e o outro assegurando a realização de uma prova aqui no Brasil.

Indy – 2

Como a bola da disputa política está em jogo, agora já a caminho dos 45 do segundo tempo, a Bandeirantes nada anunciou sobre a escolha da cidade que irá abrigar esta corrida. O freio de mão ainda está puxado.

Mas sabe-se que Brasília já pode ser apontada como a candidata mais forte.

Indy – 3

Também é do conhecimento de todos que nesses próximos dias deve ser aberta licitação para a reforma do autódromo de Brasília a partir de novembro e prevista para acontecer em três etapas.

A Indy, no Brasil por força contratual deverá ser realizada em março. Se Brasília, por qualquer motivo não vier a ser confirmada, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia também aparecem como possíveis candidatas.

Indy – 4

O que também aparece como definitivo em todo este quadro é que a cidade de São Paulo está completamente fora dos planos.

Trata-se de algo que o prefeito Fernando Haddad já descartou pelo custo que ele considera exagerado.
 
Curto-circuito

A matéria sobre a influência do Marcola, Marco Camacho, nos presídios brasileiros, maior audiência do "Domingo Espetacular" do dia 7 de setembro, gerou um mal-estar interno na Record.

Inclusive com direito a troca de emails. Houve quem não concordasse, e se irritasse bastante, com a exibição daquela reportagem.

Bate – Rebate

•       O acerto de Chitãozinho e Xororó para o "Festival Sertanejo" no SBT vale apenas para a temporada deste ano, inicialmente...
•       ... Na próxima quarta-feira (17), a dupla irá ao "Ratinho" para falar sobre a nova edição do programa, que estreia dia 20.
•       Ticiane Pinheiro grava com Palmirinha amanhã, para o "Programa da Tarde".
•       O ator Adriano Toloza, que fez "Amor à Vida" na Globo, entrou para o elenco da comédia "O Amante do meu Marido", em cartaz no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo.
•       A Globo fechou "Convocação", trabalho de MC Koringa, para a trilha sonora de "Sexo e as Negas", série de Miguel Falbella que estreia nesta terça (16)...
•       ... Já o tema da série "Meu Amigo Encosto", em exibição no Viva a partir do dia 24, terá a voz de Danilo Moura, também integrante do elenco. A música é "Tira Gosto", de Bezerra da Silva.
•       Recém-saído da Record, Juan Alba está nos planos do GNT para participação na série "Os Homens São de Marte... E é Pra Lá Que Eu Vou", da Mônica Martelli.
•       Escolhido como solteirão do "The Bachelor" na Rede TV!, o italiano Gianluca Perino já gravou um vídeo de apresentação com a equipe do programa.
•       Todas as mudanças no jornalismo do SBT passarão a valer a partir da próxima segunda-feira, 22...
•       ... Entre essas mudanças, na madrugada será reprisado o "Jornal do SBT", e o "SBT Manhã", do César Filho, terá 3 horas de duração.

C´est fini

A informação ainda não é oficial, mas, nos bastidores do Recnov, já tem muita gente apostando que a novela "Vitória" entrará naquele esquema do "perder de vista", oferecendo assim mais tempo para a Record ajustar sua substituta, "Moisés - Os Dez Mandamentos".

Fala-se inclusive que a atual produção, escrita por Cristianne Fridman, em exibição desde 2 de junho, poderá ficar no ar até maio.

Tudo vai depender da agilidade de Alexandre Avancini nas gravações de "Moisés" para alterar esse quadro.  

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos