Diretor da Xuxa perdeu excelente oportunidade de ficar quieto

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo

    O diretor Roberto Talma, Xuxa e o diretor-geral Mario Meirelles (dir.), no lançamento da temporada do "TV Xuxa" (mar.2012)

    O diretor Roberto Talma, Xuxa e o diretor-geral Mario Meirelles (dir.), no lançamento da temporada do "TV Xuxa" (mar.2012)

Não se pode ser solidário às emissoras de televisão, quando imprimem cartilhas ou baixam normas de comportamento, tentando atingir a liberdade dos seus contratados, como de uns tempos para cá acontece especialmente no uso dos meios sociais. Todo tipo de censura deve ser condenado.

Qualquer um, imagina-se, deve conhecer os seus limites e saber até onde pode chegar. Agir com responsabilidade e entender que o seu direito termina, quando começa o do outro. Simples assim.

Foi profundamente infeliz e fora do contexto a utilização do Twitter por parte do diretor Mário Meirelles, do “TV Xuxa”, ao atacar quem assistia à Record e ao Pica-Pau na tarde de sábado. Errou duas vezes. Primeiro que o público tem total liberdade de ver o que quiser e outra que nem era o desenho que a concorrente exibia naquele momento. A ele, Meirelles, só cabe fazer um trabalho bem feito, que possa estimular a atenção do telespectador. Um episódio para ser esquecido.

E uma pena que aconteceu no momento em que o “TV Xuxa” volta a atravessar, também graças a competência do próprio Meirelles, uma fase muito boa. Perdeu, como se observa, excelente oportunidade de ficar quieto.
 
Vinheta da Record – 1
 
A Record está procurando fazer uma coisa diferente na sua mensagem de fim de ano. Os artistas da casa estão recebendo uma câmera, com a liberdade de gravar o que bem entenderem. Houve até mesmo o cuidado de instalar uma lente especial no equipamento, para aumentar os limites da captação.
 
Vinheta da Record – 2
 
Alguns dos principais apresentadores da Record já realizaram este trabalho - Ana Paula Padrão, Edu Guedes, Marcos Mion, Rodrigo Faro e Marcelo Rezende, entre eles.
Outros, como Gugu, Celso Freitas, Britto Junior e Ana Hickmann, ainda não.
 
Número base
 
O SBT pretende trabalhar com cerca de 19 crianças na primeira fase de “Chiquititas”. A maioria já foi escolhida. A produção só terá o número exato, quando receber os primeiros capítulos.
 
Precaução
 
Também está havendo certo cuidado, por parte do SBT, em não revelar agora os nomes dessas crianças. Isto só irá acontecer depois dos contratos assinados. A base para cada uma é de R$ 6 mil por mês, com compromisso de um ano. As gravações devem começar entre fevereiro e março.
 

  • PhotoRioNews

    Ticiane Pinheiro, que vai apresentar o "Programa da Tarde" morena nesta quarta-feira

Nova integrante
 
Hoje, quarta-feira, Ticiane Pinheiro estreia oficialmente como apresentadora do time fixo do “Programa da Tarde”, na Record, ao lado do Britto Junior e Ana Hickmann. A entrada da sra. Justus, e não da Carla Cecato, envolve uma ação comercial, semelhante a da Xuxa, com tinta escura no cabelo.
 
Especiais da “Praça”
 
O SBT já contabiliza mais de 40 mil acessos no seu site, visando a montagem dos especiais de janeiro de “A Praça é Nossa”. Foi oferecida ao público a oportunidade de escolher os personagens. Essa série de quatro edições faz parte das comemorações dos 25 anos do programa.
 
Diretor afastado da Record pode ser da Globo
 
A notícia que fez elevar a temperatura nos bastidores da TV, durante boa parte do dia de ontem, foi a possibilidade do executivo Carlos Geraldo de Oliveira, afastado da presidência da Rede Record – RJ na última segunda-feira, trabalhar na Rede Globo. Segundo pessoas muito próximas a ele, esta é uma das alternativas em estudo. Entre os aspectos que jogam a favor, o excelente trabalho desenvolvido nos últimos dois anos e o barulho que isto poderá representar no mercado.
 
Na corda bamba
 
A direção da Rede TV! continua empenhada no trabalho de reestruturação da empresa. A “temporada de cortes”, que atingiu até mesmo o seu mais alto escalão, ainda não terminou.
O problema é que muitos, especialmente os PJs, ainda não conseguiram receber o seu salário. Alguns estão passando apertado.
 
Outro projeto
 
A direção da Bandeirantes também tem aprovado, para o ano que vem, a realização do “Kitchen Nightmares”, exibido com sucesso pela Fox nos Estados Unidos. Já existe, inclusive, uma busca porcozinheiros que possam estar à frente do programa. A Cuatro Cabezas vai cuidar da sua produção.
 
Outros nomes
 
Oficialmente, a Record ainda não se pronuncia sobre o elenco de “Dona Xepa”. Mas, além da Jussara Freire, fala-se também em Lucinha Lins, Ângela Leal e Angelina Muniz como candidatas ao posto de protagonista.
 
Cinema
 
Chegaram ao fim na segunda-feira, no Rio, as filmagens de “Dia dos Namorados”, com lançamento em 2013. Foi o primeiro trabalho da Heloisa Périssé, depois de “Avenida Brasil”. Saiu direto, sem escala ou descanso. Também no elenco, Marcelo Saback e Daniel Boaventura.
 
Olha a confusão
 
Ontem, no Rio, foi o julgamento da ação trabalhista do ex-produtor-executivo do Recnov, Cláudio Araújo. O gerente de produção, Marcos Pimentel, pelo lado da emissora, acabou sendo preso logo após o seu testemunho. O juiz entendeu que ele estava mentindo.
 

 

  • Lourival Ribeiro/Divulgação/SBT

    Um baile de máscaras movimenta os capítulos de "Carrossel" no SBT (nov.2012)

Bate – Rebate
 
•       O “Mulheres”, da TV Gazeta, recebe hoje as cantoras Sandra Honda e Daniela Montuori, ex-participantes do “The Voice Brasil”, da Globo.
•       A Rádio Capital, São Paulo, está preparando a festa dos seus 35 anos, dia 25 de janeiro.
•       Paulo Miklos é o convidado de hoje no “Sessão de Terapia”, às 22h30, no GNT, nesta última semana de exibição do programa.
•       Luiz Ceará é o mais novo integrante da equipe de esportes da Rede TV!. Já está tudo conversado e acertado. Já estreia neste próximo sábado.
•       O “Domingo Espetacular”, da Record, conseguiu um resultado histórico em Brasília, em sua última edição. Primeiro lugar, com 18 pontos de média.
•       Já em São Paulo, o programa também foi bem, fechando com 15 pontos. E 36 minutos na liderança.
•       O filho do Galvão Bueno, Luquinha, corintiano, de 11 anos, foi ao estúdio do “Bem Amigos” apenas para pegar um autografo do técnico Tite.
•       O canal Bandsports está movimentando toda a sua equipe na cobertura do ATP Challenger Tour Finals, no ginásio do Ibirapuera.
 
C´est fini
 
No Chile, com direção de Alexandre Avancini, começam hoje e irão até o dia 14, as gravações da minissérie “José – De Escravo a Governador”. Os trabalhos movimentam 29 atores, entre eles Rick Tavares, Guilherme Winter, Samara Felippo, Caio Junqueira, Paulo Nigro, Marcela Barrozo, Mylla Christie, Celso Frateschi, Denise Del Vecchio, Babi Xavier, Vitor Hugo, Carla Regina, Andrea Avancini, Camila Rodrigues, Thelmo Fernandes e Nanda Ziegler. No Recnov, Rio, uma outra frente comanda as gravações em estúdio.

Por fim, a homenagem desta coluna a produtora Lígia de Mello Castanho, que nos deixou na última sexta-feira. Uma companheira brilhante, que fez muitos amigos e sempre impressionou a todos pela sua garra e disposição.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos