Ex-paquitas contam que Xuxa ajudava a acobertar namoro de Andréia Sorvetão

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

Calma, sorridente e apaziguadora. De soldada de Xuxa a peoa de "A Fazenda 7", Andréia Sorvetão não mudou muito desde a época que fazia parte do exército da Rainha dos Baixinhos. Em entrevista ao UOL, as amigas Ana Paula Almeida (a Pituxita Bonequinha) e Cátia Paganote (a Miuxa) falaram da admiração que sentem por Sorvetão e aproveitaram para compartilhar lembranças dos seus tempos de paquita.

Cátia diz ser grata a Sorvetão por ter conseguido realizar o sonho de tantas meninas. "Fui ao programa e ficava puxando a saia dela, pedindo para me colocar para brincar. Ela foi uma fada madrinha. Se não me colocasse na brincadeira, de repente a Marlene [Mattos,  diretora] não teria me visto e eu não teria sido paquita", acredita.

Ela foi da geração que tinha, além de Andréia, as meninas Ana Paula Almeida, Letícia Spiller, Roberta Cipriani, Priscilla Couto e Tatiana Maranhão. Juntas, gravaram o primeiro disco das paquitas, o mais vendido da carreira. A eterna Miuxa se lembra do sucesso avassalador e de uma viagem marcante que fez com Sorvetão. "Na nossa primeira viagem aos Estados Unidos, a gente gritava: 'Estamos em Miami!'. Ficamos no mesmo quarto e pulávamos na cama. Nunca tínhamos sonhado com isso", afirma.

Reprodução/Facebook/andreiafsorvetao/
Andréia Sorvetão como paquita com a apresentadora Xuxa
À reportagem, Cátia compara a turma de paquitas a uma família devido à grande proximidade que havia entre elas nos bastidores. No papel de irmã mais velha, Xuxa não só aprontava ao lado das paquitas como também escondia as travessuras da "mãe", Marlene Mattos, que era quem colocava ordem na casa. "Ela entrava na nossa onda e adorava as situações que a gente armava. Juntava a gente e dizia, 'se passar mamão com leite no cabelo vai dar um resultado ótimo, mas tem que fazer todo mundo junto'", diverte-se.

A apresentadora também teve participação no namoro de Conrado e Sorvetão, pois sabia do relacionamento e algumas vezes ajudou a acobertar os encontros dos dois. Mas, como tinha mais responsabilidade do que as paquitas, não participou de todas as aventuras do casal.

"Quando a Andréia começou a namorar o Conrado, a Marlene não deixava porque ela era menor de idade. Em uma turnê com a Xuxa, driblamos os seguranças e a Marlene para a Andréia ver o Conrado", relembra. No confinamento, Sorvetão falou que não podia falar que namorava quando era paquita. "Loucura. Se uma galera tivesse feito a carreira da gente é uma coisa, mas só quiseram usar, né?", comentou. 

Ana Paula Almeida se lembra de situações parecidas: "A Xuxa sempre foi assim, escondia as coisas da Marlene pra ajudar a gente. Foi a mesma coisa quando eu namorei o [jogador] Romário. Ela dizia, 'deixa que com a Marlene eu me entendo'".

(Quase) Nada tira Andréia do sério

Guimarães Assessoria
Andréia Sorvetão com as amigas e também ex-paquitas, Cátia Paganote e Ana Paula Almeida no aniversário da filha Duda
Amiga de todos e de temperamento calmo, Andréia Sorvetão, segundo as ex-paquitas, poderia ter um posicionamento diferente em situações de estresse, impondo-se mais, por exemplo. No entanto, elas asseguram: o comportamento tranquilo revela a personalidade de Sorvetão. "Ela poderia expor uma opinião mais forte, mas esse é o jeito dela, de chegar pra conversar", observa Cátia.

Nos primeiros dias de confinamento, Sorvetão manteve o equilíbrio emocional mesmo quando foi chamada de "paquita erótica" pelo jornalista Felipeh Campos. "É muito difícil tirar ela do sério, só se mexesse com a família dela ou com os filhos. Agora, dizer que está gorda, qual mulher não tem celulites, estrias? Essas são coisas irrelevantes para ela", explica.  

"Tem hora que precisa chamar a responsabilidade para você. Mas acho que ela está sentindo o jogo ainda, indo devagarinho. Mas ela nunca foi barraqueira e sempre foi de apaziguar mesmo, não esperava que ela fosse de outra forma. Pra tirar ela do sério, tem que ser muito sério. O Felipeh tentou, mas ela só riu", afirma Ana Paula.

Uma paquita em "A Fazenda"

Andréia Sorvetão saiu na frente e se tornou a primeira paquita a conseguir uma vaga em "A Fazenda". O interesse da Record em ter uma assistente de palco de Xuxa no reality, no entanto, não é de hoje. Ana Paula Almeida foi convidada para entrar na edição passada do programa, mas recusou porque estava em processo de separação.

Neste ano, foi a vez de Cátia Paganote ser sondada. "Vieram me consultar para saber se eu estava com vontade de entrar, mas falei que estava em campanha eleitoral [para o cargo de deputada estadual do Rio de Janeiro]. Sabia que queriam uma paquita", afirma Cátia.

Ela conta que soube da participação de Andréia dias antes do início do programa e que não poderia ser escolhida uma paquita mais apropriada. "Entre todas, a que tem mais força é a Andréia mesmo, por ela ter sido uma das primeiras e por ser a Sorvetão, com um nome forte. Ainda se lembram muito dela", avalia, orgulhosa.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos