Roy diz que Menudos eram ameaçados para não falar sobre abusos

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Rede Record

    Roy Rossello participa do programa "Hoje em Dia", da Record

    Roy Rossello participa do programa "Hoje em Dia", da Record

Roy Rosselló voltou a falar sobre o polêmico abuso sexual que diz ter sofrido na infância, na época que integrava o grupo Menudo. O ex-peão, eliminado de "A Fazenda 7" na quinta-feira (16), acusou pessoas relacionadas à produção da boy band de acobertar o suposto assédio praticado pelo criador do Menudo, o empresário Edgardo Díaz.

"Os integrantes [do grupo] foram completamente vítimas. E as pessoas que trabalhavam na produção, algumas delas, estavam envolvidas. Eram pessoas que manipulavam e ameaçavam os integrantes", afirmou Roy na manhã desta segunda no programa "Hoje em Dia", da Record.

Assim como havia dito no "Domingo Show", com Geraldo Luís, no último domingo, Roy afirmou que não contou aos pais sobre os abusos para realizar o sonho de dar uma vida melhor à família.

"Era uma situação muito complicada. O Edgardo era uma pessoa muito poderosa em Porto Rico, tinha os melhores advogados. O meu sonho era comprar uma casa para minha mãe. Eu dependia desse trabalho e era ameaçado. Se contasse alguma coisa iria sair do grupo. Todo pré-adolescente queria ser um Menudo", declarou. 

"Ligava para a minha mãe chorando desesperado, dizia que não aguentava mais. Não podia falar para ela a verdade. Conhecendo o meu pai, ele iria fazer alguma coisa. Iria acontecer alguma desgraça e eu não queria isso. Tive que me calar por muitos anos", desabafou. 

O porto-riquenho se recusou a dar mais detalhes sobre a polêmica, com a justificativa de que pretende narrar o episódio completo em um livro a ser lançado em um ano. Questionado sobre a ética de falar do assunto em um programa de TV sem consultar Ricky Martin -- seu antigo colega de Menudo, que não mencionou em sua biografia casos de pedofilia envolvendo os garotos da banda -- Roy fez ressalvas ao livro do astro pop: "Li as primeiras 20 páginas, ele é uma pessoa muito do bem. Não vi verdade [na história contada na biografia]", disse.

Roy chora ao falar de abuso

Após eliminação de "A Fazenda 7", Roy Rosseló foi ao programa "Domingo Show" e comentou sobre a denúncia que fez durante o reality. O cantor falou também em "humilhação", "briga" e que teria sido obrigado até mesmo a se "vestir de mulher".

"Ele [Edgardo Díaz] abusava de mim sexualmente. Foram várias vezes. Me ameaçava. Fui obrigado a passar por essa humilhação. E, nessa última festa, eu cheguei no quarto quando ele me chamou, estava o Ricky Martin. Ele fez eu me vestir de mulher, aí eu saí correndo e chamei o Robby [Draco Rosa], que entrou [no quarto] e começou a enchê-lo de porrada", relatou no palco da atração. Em nota ao "Domingo Espetacular", da Record, Díaz negou todas as acusações.
 
"Sou contra a pedofilia"
 
Ex-integrante da banda porto-riquenha Menudo, o cantor Roy Rosseló revelou para os companheiros de confinamento que sofreu abusos por parte do criador do grupo pop dos anos 80. O depoimento foi ao ar na estreia de "A Fazenda 7".
 
"Quero perdoar o inventor do Menudo pela exploração, pelos abusos. Eu sou contra a pedofilia", declarou o cantor durante uma espécie de sessão de terapia em grupo, na qual os participantes deveriam lançar na fogueira um tronco com uma palavra que representasse algo que eles gostariam de deixar para trás antes do início do programa.
 
A banda, que fez sucesso na década de 1980, foi criada pelo produtor Edgardo Díaz. Roy tinha 13 anos de idade quando ingressou na grupo, pelo qual passaram integrantes como Ricky Martin, Ray Reyes León, Robby Draco Rosa, entre outros.
 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos