UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
02/12/2007 - 21h26
Começa no Brasil a transmissão de TV em sistema digital

Divulgação/TV Globo

"Duas Caras" é um dos programas que já têm transmissão digital

"Duas Caras" é um dos programas que já têm transmissão digital

São Paulo, 2 dez (EFE).- As principais emissoras de televisão do Brasil começaram a transmitir hoje em sistema digital na cidade de São Paulo, mas com a previsão de que todo o país possa desfrutar apenas em 2013 da nova tecnologia, que permite mobilidade, imagens em alta definição e interação com o espectador.

Um vídeo de poucos minutos que explica as vantagens da televisão digital e um pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, transmitidos simultaneamente por seis diferentes redes de televisão às 20h30 (de Brasília) foram os primeiros programas em sistema digital transmitidos no país.

"A televisão brasileira entra hoje na era digital. Começa na cidade de São Paulo um processo que vai permitir um grande salto tecnológico, econômico, social e cultural para o Brasil", afirmou Lula em seu pronunciamento, no qual qualificou o início das transmissões em sistema digital como um marco histórico.

Segundo o presidente, o sistema aumentará significativamente os espaços de difusão da cultura e abrirá um gigantesco mercado para a indústria dedicada à produção de aparelhos, antenas e decodificadores de televisão.

Lula destacou a gratuidade da televisão digital no Brasil, já que as transmissões serão feitas não só pelos canais por assinatura, mas também pela TV aberta.

Os sinais digitais podem ser captados a partir de hoje em São Paulo, mas o sistema será estendido em abril do próximo ano ao Rio de Janeiro, em junho a Brasília e Belo Horizonte e em outubro a Fortaleza.

Segundo o cronograma do Governo, o sinal digital chegará a todas as capitais do país no final de 2008, e às demais cidades e zonas rurais em 2013.

"Aos poucos, a televisão digital chegará a todos os brasileiros e oferecerá melhor qualidade de imagem e som, maior número de canais, novas opções e possibilidades, e transmissão perfeita em telefones celulares e em televisores em ônibus", afirmou Lula em seu pronunciamento.

As transmissões pelo sistema analógico praticamente serão suspensas em dezembro de 2016, para quando se espera que todos os telespectadores contem com decodificadores com capacidade de captar o sinal digital.

Isso exigirá que todos os brasileiros adquiram aparelhos de TV habilitados para captar o sinal digital ou decodificadores que possam ser adaptados às TVs que recebem sinal analógico.

Trata-se de uma gigantesca revolução econômica em um país que conta com cerca de cem milhões de televisores, em 55 milhões de residências.

A estréia do sistema digital aconteceu em meio a uma intensa polêmica pelo alto custo dos decodificadores. O mais barato deles será vendido por R$ 500 reais.

Em seu pronunciamento, Lula disse que determinou um investimento de R$ 1 bilhão em projetos que permitam reduzir o preço dos decodificadores produzidos no país.

Após um intenso lobby do qual participaram Estados Unidos, União Européia e Japão, o Brasil adotou finalmente o sistema japonês (ISDB-T, Integrated Services Digital Broadcasting-Terrestrial), ao qual lhe introduziu algumas adaptações.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host