Com clima sombrio, "Amorteamo" aposta em romances sobrenaturais
Marcela RibeiroDo UOL, no Rio
"Amorteamo", nova série da Globo que estreia dia 8 de maio, aposta no sobrenatural para trazer mortos que voltam à vida em cenários criados para representar o Recife do início do século XX, com uma estética sombria para reforçar o clima fúnebre da trama.
"Este projeto foi uma loucura, uma insanidade que todos bancaram. Tiveram tesão na ideia e isso foi fundamental. É uma mega produção que foi feita em pouco tempo", contou Cláudio Paiva, autor da série ao lado de Guel Arraes e Newton Moreno, durante o lançamento para a imprensa na noite desta quarta-feira (8) no Rio de Janeiro.
Marina Ruy Barbosa, no melhor estilo noiva-cadáver, é Malvina, uma jovem que se joga na ponte e morre afogada após ser abandonada no altar por Gabriel (Johnny Massaro), que a troca por Lena (Arianne Botelho), filha da empregada do poderoso Aragão (Jackson Antunes), suposto pai do jovem.
"Agora já sei como é ser enterrada viva. Nada mais me assusta", contou a atriz ao pegar o celular e mostrar uma foto sua toda suja de terra depois de uma cena no cemitério.
"Essa personagem é diferente de tudo o que já fiz, por isso aceitei fazer. Estou esgotada. Depois da série vou tirar férias", completou a atriz.
Para compor o visual de Gabriel, um jovem macabro, que tem o assustador coveiro Zé (Tonico Pereira) como seu melhor amigo, Johnny Massaro deixou as unhas crescerem.
"Quando pensei nele percebi que ele deveria ter a unha grande. Estou há quase dois meses sem cortar. O cemitério é um habitat para ele, uma segunda casa. A morte não assusta ele. Neste sentido o Gabriel me ensina e eu me reconheço nele. Ele percebe que a morte faz parte da vida", afirmou.
Com remorso, Gabriel vai até o cemitério e leva o corpo de Malvina para casa. A jovem volta à vida, assim como todos os mortos da cidade.
Outro triângulo amoroso
Além do triângulo amoroso formado por Malvina, Gabriel e Lena, "Amorteamo" traz também a relação de Arlinda (Letícia Sabatella) que vê o marido Aragão (Jackson Antunes) assassinar seu amante Chico (Daniel de Oliveira) após flagrar os dois na cama. Ele morre no mesmo dia em que seu filho Gabriel foi concebido. Depois de morto, o galanteador volta para se vingar de Aragão.
"Imagina voltar o amor que morreu por sua causa? No primeiro momento é uma utopia realizada, mas depois vem o reconhecimento de aceitar a morte, nada é como antes. É muito inteligente a construção do texto", explicou Letícia Sabatella.
Apesar de os autores negarem o rótulo de série de terror, "Amorteamo", onde pode-se ler "A morte amo" traz cenas assustadoras com mortos-vivos na igreja, um deles sem cabeça, mortos matando vivos com facadas e locais obscuros.
O UOL acompanhou uma das gravações de Gabriel no cemitério montando em estúdio com lápides e estátuas feitas de isopor, tão bem acabadas, que farão os telespectadores acreditarem que são de mármore.
A série também terá espaço para o humor no bar da Cândida (Guta Stresser), a maior fofoqueira da cidade. Entre os cenários está ainda o bordel de Dora (Maria Luiza Mendonça), companheira e confidente de Aragão.
Com cinco capítulos, "Amorteamo" vai ao ar todas às sextas-feiras após o "Globo Repórter" e conta com a direção de Flavia Lacerda. "São histórias de amor mas, como têm esse elemento da morte, a série possui essa pitada de suspense", explica.