Veja histórias que aparecem em "Os 10 Mandamentos", mas não estão na Bíblia
Do UOL, em São Paulo
Graças a primeira novela bíblica da TV brasileira, "Os Dez Mandamentos", a Record tem garantido sua segunda melhor audiência desde a estreia de "Ribeirão do Tempo" (2010) – quando alcançou 12,3 pontos no Ibope. A trama de Vivian Oliveira, com direção de Alexandre Avancini, chegou a alcançar 14 pontos no Rio de Janeiro e 12 na Grande São Paulo, empatando com o SBT em segundo lugar.
O folhetim narra a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai. Os mais de cem anos de história serão divididos em quatro fases, com mais de 70 personagens e cerca de 150 capítulos.
O UOL conversou com o teólogo e doutor em estudos Judaicos e Árabes da Universidade de São Paulo, Carlos Augusto Vailatti, que listou alguns episódios que aparecem na trama, mas não estão na Bíblia (veja abaixo). Para ele, isso não é necessariamente um problema, já que se trata de uma obra aberta. "O público de 'Os Dez Mandamentos' deve estar ciente de que a novela é uma livre adaptação dos livros bíblicos de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio e que, portanto, não tem a intenção de ser fiel ao registro bíblico, mas sim de misturar Bíblia, história e ficção num único pacote de entretenimento televisivo", disse.
Ainda para o especialista, o folhetim não tem como intuito cristianizar o público, mas ele reconhece que exista propósitos evangelizadores por conta de sua relação com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), liderada por Edir Macedo.
"Não entendo que a novela queira dar aula de religião necessariamente. O tema por si só é religioso e, portanto, a consequência natural é que a religião esteja bem presente durante toda a novela. Por outro lado, ela pode ter 'propósitos evangelizadores, proselitistas'. Não devemos nos esquecer de que o dono da emissora é um bispo da IURD, e é esperado que todo o enredo tenha a intenção, de certo modo, de propagar a fé cristã e de angariar novos fieis, sobretudo e especialmente para o arraial 'iurdiano'", afirmou ele.
Com 60 anos, veja como Angelina Muniz faz para aparentar 70 em "Os Dez Mandamentos"
Samara Felippo diz que está fazendo aulas de tecelagem para novela bíblica
Internautas elogiam estreia de "Os Dez Mandamentos" da Record
Record quer produzir uma novela bíblica por ano