Elisa Fernandes vence "MasterChef" e deixa Band em primeiro lugar

Do UOL, em São Paulo

Elisa Fernandes foi a grande vencedora do primeiro "MasterChef" Brasil na noite desta terça-feira (16) . Após derrotar Helena Manosso, ela levou para casa R$150 mil para casa, além de um Fiat Fiorino refrigerado, a publicação de um livro com as próprias receitas e uma bolsa de estudos na escola de gastronomia Le Cordon Bleu, em Paris.

Segundo a Band, a final do reality marcou  a maior audiência de toda a temporada: 7,3 pontos de média, com pico de 9,3, deixando a emissora no primeiro lugar no horário por mais de 25 minutos, em prévia do Ibope.

Sem receitas e sem nada para seguir, Elisa e Helena tiveram que usar a própria imaginação para prepararem uma boa entrada, um prato principal e uma sobremesa na prova que decidiu a grande ganhadora. Com cinco minutos para as compras, as duas participantes decidiram aplicar as próprias identidades na cozinha e tiveram que preparar suas iguarias em uma hora. 

Reprodução/Band
Elisa comemora a vitória no "Masterchef"
Elisa escolheu aspargos, couves de bruxelas e ovo pochê para a entrada, uma receita clássica. O prato principal foi filé mignon suíno com purê de kabocha e farofa de pão italiano. Elisa se inspirou em sua avó para a sobremesa e fez um doce de goiabada com creme de limão siciliano, champanhe e chantili de requeijão. "Tudo poderia estar no cardápio de um restaurante que você assinasse, tudo tem muita coerência e eu sinto um orgulho enorme", disse Paola, após provar todos os pratos.

Helena apostou em salada de frutos do mar com macarrão ao molho de limão e peixe para a entrada.  O prato da principal foi pesado com barriga de porco, anis estrelado, canela, cravo, erva doce e arroz de jasmim para acompanhar. Abacaxi caramelizado ao molho de ervas cítricas e iogurte foi a sobremesa escolhida por ela. "Tanto você quanto a Elisa conseguiram mostrar e montar tudo, a batalha foi dura", disse Fogaça ao final da apresentação de Helena.
 
Reprodução/Band
Pai ajuda Elisa a abrir um pote de goiabada
A tensão marcou a final da competição. Faltando dois minutos para entregar os pratos, nem Helena, nem Elisa tinham terminado a montagem seus menus. No último minuto, Elisa não conseguiu abrir um pote de goiabada e, após tentar até com uma faca, foi salva por seu pai, o herói da noite. "Agora, depois de tudo, nós temos certeza que temos duas cozinheiras que serão nossas companheiras de trabalho", disse Fogaça. 
 
Para evitar o vazamento do resultado, a Band apresentou o resultado final ao vivo. "Aqui, nas minhas mãos, o envelope que contém um nome. A vida de vocês vai mudar, mas uma de vocês vai ter muitas portas abertas agora", introduziu Ana Paula.
 
Antes do resultado, as participantes falaram pela última vez. "Qualquer uma das duas foram lutadoras, eu aprendi muito, é a minha paixão, é muito maior do que eu imaginava. Eu queria trabalhar com isso, mas não tão intenso, mas mudou a minha vida, eu dei o meu melhor", disse Helena. "Eu dei meu melhor, foi muito difícil chegar até aqui, não imaginei. Achava que todos eram muito melhores do que eu, mas com o tempo eu melhorei, cresci muito e acredito que mereço ganhar", pontuou Elisa.
 
Com muito suspense, Ana Paula revelou a ganhadora. "É o fim de uma jornada. Eu tenho o prazer de abrir agora este envelope e revelar quem é a vencedora da primeira edição do "Masterchef Brasil": Elisa Costa Fernandes", disse.
 
Luís foi o último eliminado e ficou em terceiro lugar na competição após deixar o peru da primeira prova muito adocicado. 
 
A Final
 
Ana Paula Padrão já iniciou o programa emocionando os participantes com depoimentos dos jurados. "Elisa, você foi uma excelente cozinheira, mas é muito tímida. Às vezes parece que você tem medo de mostrar o seu trabalho, você é muito boa. Hoje você amadureceu e o caminho está aberto", disse Erick Jacquin.
 
Paola Carosella elogiou o desempenho de Luís em toda a competição. "Desde a primeira vez que eu te vi, tive a sensação de que iria te ver na final, você tem uma enorme identidade de cozinha brasileira de raiz, parabéns".
 
Já Henrique Fogaça questionou Helena sobre o futuro. "Helena, você começou o programa com a melhor moqueca, você é uma cozinheira de mão cheia, mas eu lembro de você dizendo se não sabia se continuaria na carreira gastronômica. Continua assim?".
 
Logo após, os familiares dos candidatos apareceram no estúdio e acompanharam a realização da prova eliminatória para o terceiro lugar, que foi cozinhar um peru de Natal.
 
Primeira Prova
 
Seguindo as regras anteriores, os chefs foram para mercado, escolheram os ingredientes e começaram o preparo. Helena se deu conta que tinha se esquecido de pegar um vinho para o preparo. "Um peru de Natal não tem como faltar vinho", resmungou.  Elisa ofereceu o vinho em troca de um tâmara, Jacquin questionou se era uma boa estratégia ajudar um companheiro em uma competição. "Quem vencer, vai vencer pelo sucesso próprio e não pelo fracasso do outro", respondeu ela.
 
Com medo do prato ficar sem cor, Luís tirou o peru do forno e tentou dourá-lo com um maçarico, mas Paola o repreendeu. "Luís, quer deixar seu prato com gosto de gás de isqueiro? Coloque esse peru no forno para dourar". 
 
Todos os participantes tiveram problema na execução do prato e terminaram a montagem no último minuto. Elisa preparou a coxa e sobrecoxa do peru com molho e farofa. "O ponto está certo, gostei do molho do lado, o arroz está meio sem graça, faltou acidez", disse Jacquin. 
 
Helena preparou um peru com cuscuz, figo caramelado com brotos de beterraba e rúcula, aproveitando o caldo da forma para dar uma umedecida na carne. "O peru está no ponto certo, o figo e o cuscuz são gostosos, o único problema é que são muito doces e falta alguma coisa para um contraste de sabor", disse Paola. 
 
Luís foi ousado em sua receita e preparou o peru recheado com maça verde, figo caramelizado e molho de frutas vermelhas. "Senti necessidade de algo salgado, uma farofa, está muito doce", disse Fogaça. "Fico impressionada como você é cabeça dura, tudo que você quer é o que você faz, parabéns pela insistência da ideia", ironizou Paola.
 
O prato de Elisa foi escolhido o melhor entre os três participantes. Fogaça foi o responsável pelo discurso de eliminação. "Eu vim aqui a trabalho e um de vocês vai deixar o Masterchef. O prato do Luís foi diferente, ousado, bem contemporânea, saiu do natalino. Helena, seu prato estava bonito, um pouco doce, faltou molho. Quem vai competir com a Elisa é você Helena".
 
Prova Decisiva
 
A prova decisiva da atração foi surpreendente. Sem receitas, as participantes tiveram que usar a criatividade. "Vocês precisam demonstrar hoje que tem uma linguagem própria de cozinheiras e chefs de cozinha para uma entrada, prato principal e sobremesa para vencer essa competição", disse Paola.
 

Aposta Certa

A temporada, que foi apresentada por Ana Paula Padrão, contou com 17 episódios na versão brasileira e 16 candidatos. O formato, criado no Reino Unido, já foi produzido por 200 países e, segundo dados da assessoria da Band, foi visto por mais de 250 milhões de telespectadores. No Brasil, a Band elevou sua audiência, que ficou na média de cinco pontos no Ibope.

A final do programa levou muita gente para as redes sociais, que deixaram a hashtag "Elisa Campeã" como o assunto mais falado no mundo inteiro no Twitter.

A atração também marcou a estreia de Ana Paula na nova emissora e a sua entrada no segmento de entretenimento. Ela trabalhou por 18 anos na Globo, de 1987 a 2005. Em 2005, ela foi para o SBT, onde comandou o "SBT Brasil" e o "SBT Realidade". Quatro anos depois, a jornalista passou a trabalhar na Record, à frente do "Jornal da Record", do qual se despediu em 2013.