Fátima Bernardes passa mais de dez horas na Globo para gravar "Encontro"
Marcela RibeiroDo UOL, no Rio
"Gente, como o programa é gravado, já estamos em 2015, hein? Pior que estou quase acreditando que é verdade e achando que amanhã entro de férias", avisa Fátima Bernardes às cerca de 50 pessoas da plateia, minutos antes de começar a gravar o "Encontro" que vai ao ar no dia 2 de janeiro, na tarde desta quinta-feira (4). Do dia 5 a 26 de janeiro, a apresentadora tira uma pausa para viajar com a família para Los Angeles.
"Tirei uma semana de férias em outubro, e ficou o Lair [Rennó], o [Marcos] Veras e a Ana Furtado. Imagino que seja a substituição natural, né? Mesmo com a novela, o Veras permanece no programa. Nem ele quer abrir mão da gente, nem a gente dele, então a gente continua junto", adianta ela.
De rabo de cavalo, blusa estampada rosa e calça jeans, Fátima Bernardes, 52 anos, abre o programa sambando ao som de Belo. Além do músico, Ellen Jabour e Marcelo Médici participam do programa. Quem vê a apresentadora sorridente e cheia de energia, nem imagina que ela está desde as 7h nos estúdios da Globo, onde entrou ao vivo pela manhã, fez uma pausa e retomou para gravar o programa às 15h.
Acostumados a apresentar o "Encontro" ao vivo, Fátima e Lair gravam como se estivessem ao vivo, sem pausas e necessidade de repetições.
O tema de abertura é sobre fantasmas. Médici, no ar como um espírito de um médico em "Alto Astral", revela-se um homem bem medroso e, enquanto Fátima o distrai, a produção armou da companheira de elenco dele, Simone Guterrez, lhe dar um sustinho estilo criança: "Buuu". O ator dá um pulinho e ri.
Na sequência, a apresentadora intima Médici a parar de fumar. Ela pega um calendário de 2015 e programa para ele voltar em fevereiro, após o Carnaval, para largar o vício com um tratamento de hipnose com Fabio Puentes. Ao ser perguntado por Lair se quer mesmo deixar de fumar, o ator é sincero: "Eu não! E não queria ser seus filhos, Fátima", brinca.
"Plim-plim", comercial e todos levantam, batem palmas e dançam ao som de Belo, mais uma vez, inclusive os jornalistas, membros da plateia, uns com ar de cansaço e outros mais animadinhos. O mesmo ocorre com o público, já que alguns saíram em caravana para Globo às cinco da manhã.
É hora de Fátima tirar selfies com o público e conversar com os convidados enquanto a maquiadora retoca o pó compacto de seu rosto.
No fim, esgotada, pois estava nos estúdios da Globo há mais de dez horas, Fátima agradece sua equipe, acerta detalhes com uma produtora sobre o programa do dia seguinte e senta num sofá para conversar com a imprensa.
Atenciosa, a apresentadora responde às mesmas perguntas que a fazem desde que deixou a bancada do "Jornal Nacional", em 2011, e destaca seu desejo para 2015: "Eu espero encontrar com mais frequência os meus amigos. Continuo muito carente de encontrar com as pessoas. Uso pouco a rede social para isso e, mesmo quando eu uso, isso não me satisfaz", conclui.