Roberto Bolaños

Rede mexicana fará nova homenagem a humorista Roberto Gómez Bolaños

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/SBT/Twitter

    Rede mexicana fará nova homenagem a humorista Roberto Gómez Bolaños

    Rede mexicana fará nova homenagem a humorista Roberto Gómez Bolaños

Maior conglomerado de mídia do México, o Grupo Televisa anunciou que fará uma nova homenagem ao ator Roberto Gómez Bolaños, criador de "Chaves" e "Chapolin", já na noite deste sábado (29). A rede informou que uma missa reservada a familiares, amigos e artistas mexicanos será realizada na sede da Televisa San Ángel, onde fica localizado o centro de produção de novelas e programas de entretenimento.

O Canal de las Estrellas, que pertence ao Grupo Televisa, transmitiu uma maratona de episódios das séries "Chaves" e "Chapolin", assim que foi confirmada a morte do ator, diretor e humorista. A rede também ofereceu à família um avião para transportar o corpo de Bolaños --não foi possível devido ao tamanho do caixão-- e ainda o Estádio Azteca para a realização do funeral.

Bolaños morreu aos 85 anos nesta sexta-feira (28), em sua casa em Cancún, no México. A causa da morte não foi divulgada.

Segundo Edgar Vivar, intérprete de Seu Barriga, o corpo será transportado para a Cidade do México, onde será velado no estádio Azteca também neste domingo.

Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún em busca de ar puro, segundo informações divulgadas em abril. Em suas últimas aparições públicas, Bolaños se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.

Bolaños era casado com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos, inclusive a Dona Florinda, desde 2004. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre.

"El Chavo del Ocho", nome original da série "Chaves", foi exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México. No Brasil, "Chaves" é o seriado infantil de maior longevidade da TV. No ar no SBT desde 1984, o programa conta a história de um menino órfão que vive dentro de um barril, em um cortiço.

Segundo a Televisa, "Chaves" foi dublado para mais de 50 idiomas e licenciado para TVs de toda a América Latina.

Chespirito, como ficou conhecido em países de língua hispânica, escreveu ou adpatou 50 roteiros de cinema e atuou em 11 filmes.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos