Malhação 2014

Irene Ravache grava "Malhação" com neto e brinca que foi uma avó frustrada

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

  • Cynthia Salles/TV Globo

    Irene Ravache diz que foi uma avó tradicional

    Irene Ravache diz que foi uma avó tradicional

Com mais de 50 anos de carreira e uma vasta experiência no teatro e na televisão, Irene Ravache gravou uma pequena participação em "Malhação", em uma cena que está prevista para ir ao ar a partir do dia 3 de dezembro. O convite para a veterana foi irrecusável, já que ela vai contracenar pela primeira vez com o neto, Cadu Libonati, o Jeff da atual temporada.

Ao UOL, Irene disse que se preparou para ser na vida real uma típica vovozinha, contou o segredo de sua vitalidade e falou da experiência de contracenar com o neto.

"Foi muito emocionante porque foi uma oportunidade que eu não quis deixar passar. Evidentemente que nós poderíamos ter chance, mas poderíamos não ter. Com quantos colegas queridos eu já trabalhei na mesma novela, mas pelo fato de não estarmos no mesmo núcleo, nós não nos cruzávamos? Quando veio esse convite eu falei logo que queria muito fazer. Foi emocionante porque é uma continuidade da gente, é ver a outra geração", contou ela, que diz que sempre percebeu o dom artístico do neto e o incentivou a estudar interpretação.

Na cena de "Malhação", a atriz interpreta ela mesma. Enquanto está passando de carro pela Escola das Artes, o pneu do carro fura. Neste momento, o Jeff, personagem de Cadu, sai para ajudá-la, e quando os alunos da Ribalta descobrem que a motorista é a atriz Irene Ravache, reúnem-se ao redor dela e começam a fazer várias perguntas. Em uma homenagem à atriz, Jeff ainda dispara que Irene se parece com a avó dele.

"Esse foi um outro fator que me fez aceitar porque é a primeira vez que eu me faço. É diferente, fiquei prestando a atenção para não ser cafona e representar uma coisa que não sou. Não é tão fácil quanto a gente pensa, não é mesmo, mas foi muito bem, fiquei muito agradecida à produção. Todo mundo quer parecer às vezes mais bacana do que é".

Cynthia Salles
Irene Ravache ganha um beijo do neto Cadu Libonati, o Jeff de "Malhação", após gravar participação como ela mesma na série da Globo

Com dois netos já crescidos, Ravache revela que foi uma avó bem tradicional e entrega, com bom humor, uma decepção que teve com netos por não poder cumprir o papel como queria.

"Fui uma avó de contar história, de fazer denguinhos, de ficar preocupada. Por ser atriz, não escapei disso, não. A única frustração em relação aos meus netos é que eu me preparei para ser aquela vovozinha que faz brigadeiros, doces e eu tive dois netos que não comiam brigadeiros. Eu vivia muito com aquele clichê da avó fazendo bolos, tortas. Por outro lado, foi bom porque aprendi a conviver com esse jeito. Mas eu me preparei pra ser aquela vovozinha de avental esperando o neto chegar em casa com aquela torta gostosa. Mesmo assim, a gente conseguiu criar uma forma de dialogar que acho bem bacana".

Com disposição de sobra para atuar, Irene está em cartaz com a peça "Meu Deus" no interior de São Paulo e também foi escalada para viver uma vilã na novela das seis "Encontro Marcado", que estreia em 2015. A atriz conta que ficou empolgada com a novidade.

"Estou na novela da Elizabeth Jhin. O único detalhe que li é que sou a vilã. Faz tanto tempo que eu não fazia uma vilã que acho que vou me divertir muito", conta ela, que carrega no currículo personagens dramáticos, como a Lola de "Éramos Seis" (1994), e cômicos, como a Clô de "Passione" (2010).

Aos 70 anos, bem-disposta e conservada, Irene Ravache diz que o equilíbrio e o bom humor na vida a ajudam a manter a vitalidade.

"Eu sou muito moleca, brincalhona. Às vezes não me levo muito a sério, como vejo algumas pessoas se levando. Talvez isso me torne mais jovial, mas o tempo passa, sim. Tenho todos aqueles cuidados ligados à saúde, procuro maneirar nos excessos de gordura. O segredo é fazer as coisas com medida."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos