Zeca Camargo vai conhecer centésimo país em viagem para o "Vídeo Show"

Beatriz Amendola
Do UOL, em São Paulo*
Wallace Barbosa/AgNews
Zeca Camargo vai mostrar os bastidores da teledramaturgia mundo afora para o programa

Os bastidores das famosas tramas mexicanas serão a primeira parada da próxima volta ao mundo de Zeca Camargo, que embarca neste fim de semana para mostrar os bastidores da teledramaturgia em outros países para o "Vídeo Show". Mas o apresentador, que vai viajar durante cerca de 40 dias atrás de novidades, está curioso mesmo para saber como se faz novela na Tailândia. Entre uma reportagem e outra, ele se prepara para carimbar o centésimo país em seu passaporte, mas guarda segredo sobre o destino. 

"Não vou contar qual é para fazer um suspense, mas ele será celebrado durante a série e todo mundo vai poder acompanhar, já que as reportagens vão ao ar já a partir da semana que vem. Mas posso dar uma pista: dos dez países visitados, já conheço nove – o único que não fui ainda será justamente o centésimo", adiantou o apresentador em entrevista ao UOL.

Depois do México, a equipe segue para Los Angeles e de lá cruza o Pacífico – a ideia é abordar as culturas mais variadas. "Vamos tentar fazer um pouco diferente em cada lugar. No México, a aposta será em novelas. Nos Estados Unidos, vamos conversar com atores e atrizes de novelas para saber da relação entre eles e o público. Em outros países, vamos falar também de realities, especialmente em lugares que estão criando formatos interessantes", afirma. E os bastidores da própria viagem serão uma atração à parte: comidas estranhas, diferenças culturais e até uns eventuais perrengues podem entrar na pauta. 

Entusiasmado com a chance de fazer as malas mais uma vez, Zeca diz que mergulhou numa pesquisa em busca de inspiração para a série de reportagens, assistindo a programas "estranhíssimos". "Às vezes, assistia a capítulos inteiros de uma novela turca, por exemplo, sem entender nada – tinha que adivinhar o que estava acontecendo pelo gestual dos atores. Tem algo de muito universal nessa linguagem. E é isso que vamos mostrar: não só as diferenças entre as TVs de fora e a nossa, mas também os pontos em comum", afirma.
 
A barreira do idioma, aliás, é um medo que Zeca já venceu há algum tempo. Com tantas milhas no currículo, ele admite que é "um sonho impossível" falar todas as línguas dos países que visita. "Mas eu tento pelo menos reproduzir aquelas cinco expressões básicas no idioma de cada lugar que eu visito: olá, por favor, com licença, obrigado e até logo. Só que até isso é difícil! Vamos tentar conduzir todas as entrevistas em inglês. E, se precisar, vamos pedir a ajuda de um tradutor", explica.
 
Acostumado a ser um viajante compacto, do tipo que carrega praticamente uma roupa para cada dia da semana, Zeca incrementou a bagagem desta vez, levando vários figurinos. "Acho que nunca viajei com tanta roupa, mas como vamos estar apresentando programas de lá, vou ter que ter muita variedade", justifica. Outra diferença foi trocar sua pilha de livros por um e-reader. "Ah, e vou levar também uma boa máquina fotográfica, porque vou lançar, finalmente, meu Instagram oficial. E quero caprichar nessas primeiras imagens", anuncia.

*Com colaboração de Giselle de Almeida