Streaming da HBO não terá "impacto significativo" no Netflix, diz CEO

Do UOL, em São Paulo
Divulgação
"House of Cards" é uma das séries próprias

O Netflix não deve sofrer grandes impactos com a chegada do serviço de streaming da HBO, anunciado na última quarta-feira (15) pela emissora. De acordo com Reed Hastings, CEO da empresa, a entrada da HBO no mercado não irá alterá-lo.

"Não é uma grande mudança no cenário competitivo direto", disse Hastings em entrevista à revista "Variety". "Não acho que há um impacto significativo no nível do consumidor. Há muitas boas fontes de entretenimento e os consumidores assinam muitas delas".

O Netflix também se pronunciou sobre a competição com a HBO em uma carta divulgada para seus investidores. Segundo a revista, a carta diz: "Em 2011, nós começamos dizendo que a HBO seria nosso principal concorrente a longo-prazo, particularmente em conteúdo. A competição levará nós dois a nos aprimorarmos. Era inevitável que eles fossem eventualmente oferecer seu serviço de streaming como algo independente [da TV a cabo]. Muitas pessoas irá assinar tanto o Netflix como a HBO, uma vez que temos programas diferentes, então acreditamos que é provável que nós dois tenhamos sucesso, enquanto os consumidores migram para a TV na internet".

HBO anuncia streaming

Richard Pleper, CEO da HBO, afirmou na quarta que a empresa pretende expandir sua presença no mercado norte-americano, levando em conta os dez milhões de lares norte-americanos que possuem acesso apenas à internet .

"Essa é uma grande e crescente oportunidade que não deve mais ficar inexplorada. É a hora de remover todas as barreiras para aqueles que querem assistir a HBO", afirmou Pepler. Na prática, o serviço fará com que não seja mais necessário ter um serviço de televisão a cabo para acessar o conteúdo do canal.

O executivo detalhou os planos da empresa em seguida: "Em 2015, iremos lançar um serviço independente e excepcional da HBO nos Estados Unidos. Nós iremos trabalhar com nossos parceiros atuais e iremos explorar modelos com novos parceiros. Ao todo, há 80 milhões de lares que não possuem HBO e nós iremos usar todos os meios a nossa disposição para chegar a eles".