Meu Pedacinho de Chão

"Sou uma defensora das novelas mais curtas", diz Juliana Paes

Renato Damião

Do UOL, no Rio

O ano de 2014 tem sido celebrado por Juliana Paes. A atriz não apenas completou 35 anos, como também comemora os 15 anos de uma carreira bem sucedida na televisão. Da empregada Ritinha (de "Laços de Família") à brejeira Gabriela (do remake de "Gabriela"), Juliana se firmou como uma das atrizes do primeiro escalão da Globo.

A morena agora volta ao ar como a "perua caipirona" (segundo a própria) Catarina, em "Meu Pedacinho de Chão", próxima trama das seis da emissora. O convite, feito pelo diretor Luiz Fernando Carvalho, fez Juliana encurtar a licença maternidade de Antônio, seu filho caçula de oito meses.

"Essa é a primeira novela das seis que faço, abri mão de dois meses da minha licença maternidade, mas era um convite irrecusável. Sempre sonhei em trabalhar com o Luiz, é muito bom ter um diretor que quer ver o que você quer dar e não fica te tolhindo com marcas, roteiro, tempo", elogiou a atriz.

Na trama escrita por Benedito Ruy Barbosa, Catarina é casada com o coronel Epaminondas Napoleão, papel de Osmar Prado. "Catarina é a boneca do Epa, uma mulher com vestes inspiradas em Maria Antonieta [rainha francesa], mas com comportamento de criança. É uma mulher que ri alto, expansiva, que não respeita as convenções sociais", adiantou a atriz.

A novela, com duração de quatro meses [são 105 capítulos no total], também foi motivo que levou Juliana a voltar às telas mais cedo. "Eu sou uma defensosa das novelas mais curtas. Acho que a tão falada, temida e odiada barriga da novela às vezes acontece por conta de uma obra muito longa", opinou.

Ainda segundo Juliana, todo o elenco da Globo tem se reunido com o diretor da emissora, Carlos Henrique Schroder, para estudar novas soluções a fim de evitar repetição de elenco e de incentivar projetos mais enxutos.

"Passar mais de um ano na sua vida em um projeto é muito desgastante e periga a gente perder o tesão de fazer. Quando você tem uma novela menor, você vai com força até o final", explicou Juliana.

Caracterização leva mais de uma hora

Para dar vida a Catarina, Juliana tem levado uma hora e meia até que toda a caracterização esteja pronta. Perucas volumosas, maquiagem inspirada e roupa de látex compõem o figurino da perua.

"Dá muito trabalho porque tudo é muito elaborado, nenhum fio daquela peruca fica fora do lugar. É um trabalho feito com carinho e esmero", ressaltou Juliana. Ela afirmou que ao se ver com o figurino se achou uma "boneca", mas frisou que apesar do tom fabular, "Meu Pedacinho de Chão" não é uma novela infantil.

"Já gravamos cenas que nos questionamos se estávamos mesmo fazendo uma novela das seis. Já gravamos cenas com forte carga dramática, sequências de choro, sofrimento, angústica, arrependimento. É um trabalho que tem me feito transcender como atriz como nenhum outro fez", disse Juliana.

Com 15 anos de carreira, Juliana tem se sentido em momento especial e olha para trás com orgulho de sua trajetória. "Fui galgando degraus e tive a sorte de me oferecem personagens diferenciados", finalizou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos