Cinzas do ator Walmor Chagas serão lançadas na Serra da Mantiqueira

Renato Damião

Do UOL, no Rio

  • Fernando Donasci/Folha Imagem

    Walmor Chagas, que morreu no último dia 18

    Walmor Chagas, que morreu no último dia 18

As cinzas do ator Walmor Chagas serão lançadas na Serra da Mantiqueira. A informação foi confirmada ao UOL por Rejane Machado, porta voz da família. "Ainda não sabemos quando, mas as cinzas serão lançadas na Serra como sempre foi a vontade do Walmor", afirmou ela.

Rejane ressaltou ainda que no dia do lançamento das cinzas haverá uma cerimônia restrita à família. Indagada sobre como estaria Maria Clara, filha do ator, a porta voz afirmou que "as pessoas precisam sobreviver" e que os familiares estão "seguindo seus caminhos".

Walmor foi cremado no último dia 19 de janeiro e as cinzas foram retiradas pela filha no último final de semana. O ator foi encontrado morto pelo caseiro do local, José Arteiro de Almeida, na chácara onde morava em Guaratinguetá, no dia 18 de janeiro, em uma área de difícil acesso, no interior de São Paulo.

O médico legista Hebert Hichwin, responsável pela necrópsia no corpo do ator, confirmou que a causa da morte foi um tiro na cabeça. Mais tarde o laudo confirmou que Walmor cometeu suicídio.

A carreira

Gaúcho da cidade de Alegrete, Walmor Chagas nasceu no dia 28 de agosto de 1930. Ele se mudou para São Paulo nos anos de 1950 para apostar no cinema. Seu primeiro filme foi "São Paulo S.A." (1965), de Luís Sérgio Person, ao lado de Eva Wilma.

Além de  "Cara ou Coroa", no ano passado, Walmor pôde ser visto também em "A Coleção Invisível", de Bernard Attal. No cinema, deixou como legado os longas "Valsa para Bruno Stein" (2007), "Asa Branca - Um Sonho Brasileiro" (1980) e "Beto Rockfeller" (1970), entre outros.

Na TV, ele começou com uma participação no programa "Grande Teatro Tupi", da TV Tupi, em 1953. Mas sua estreia como ator foi na Globo, em 1974, na novela "Corrida do Ouro".

Entre os folhetins da Globo em seu currículo estão "A Favorita" (2008), "Pé na Jaca" (2006), "Esperança" (2002), "Selva de Pedra" (1986) e "Vereda Tropical" (1984). Na Record, ele fez "Os Mutantes: Caminhos do Coração" (2007). Em 1992, ele também foi apresentador do programa "Você Decide".

Walmor Chagas fundou, em 1952, o Teatro das Segundas-Feiras, com Ítalo Rossi. A primeira peça foi "Luta Até o Amanhecer", de Ugo Betti. Entre as principais peças estão "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?" (1965), "Esperando Godot" (1969) e "Um Equilíbrio Delicado" (1999).

Com mais de 60 anos de carreira, ele atuou em cerca de 40 peças, 20 filmes e 30 novelas. Walmor era viúvo da atriz Cacilda Becker, com quem teve uma filha, Maria Clara Becker Chagas.

 

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos