Série "Homeland" estreia 2ª temporada no Brasil e protagonista se diz surpreso com sucesso

Ana Maria Bahiana

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

Sucesso enorme na televisão dos Estados Unidos, a série “Homeland” estreia sua segunda temporada no Brasil, com três semanas de atraso em relação ao calendário americano, no próximo domingo (21), às 23, no canal a cabo FX.

A primeira temporada tornou-se a maior audiência da história do canal pago Showtime dos EUA, e colecionou prêmios em 2012. Entre eles o Globo de Ouro e Emmy de melhor série/drama, e Emmys de melhor atriz e ator para Claire Danes e Damian Lewis.

Em entrevista ao UOL, Lewis intérprete do protagonista Nicholas Brody, afirma estar surpreso com a repercussão da série e apreensivo sobre o desempenho do segundo ano.

“Eu me sinto como se estivesse num aquário”, diz Lewis. “O tom dos bastidores da produção é definitivamente mais febril. Acho que, embora estivéssemos bem conscientes da qualidade da série, ninguém esperava uma repercussão tão grande. E agora nossa responsabilidade aumenta, porque queremos manter e suplantar o nível da primeira temporada”.

Na temporada de estreia,  “Homeland” mostrou o sargento Brody voltando para casa como um herói nacional, depois de passar cinco anos em cativeiro sob a tutela de membros da Al Qaeda.

No entanto, a agente da CIA Carrie Mathison não acreditou na história e criou a teoria de que Brody foi convencido pela organização terrorista a voltar para os Estados Unidos como membro infiltrado e que seu objetivo agora é articular um ataque contra a nação americana.  Depois de 12 episódios iniciais, “Homeland” terminou quando Brody tinha revelado sua dupla identidade e ingressado num caminho radical e aparentemente sem volta.

Um ano depois, no começo da segunda temporada da série, Brody está instalado num confortável gabinete em Washington, sua família, liderada pela esposa Jessica (Morena Baccarin), mudou-se para um subúrbio chique da capital norte americana, a ex-agente da CIA Carrie Mathison (Claire Danes) está morando com os pais e ensinando inglês para estrangeiros.

Essencial para a trama, a complicada relação entre Brody e Carrie – que mistura atração sexual, manipulação, traição e cumplicidade - deve continuar sendo destaque no segundo ano. “Eles vão continuar sua dança estilo Casablanca”, diz Lewis. “Eles são atraídos um pelo outro de modo irresistível. Existe um reconhecimento mútuo entre eles que Brody não encontra em mais ninguém, nem mesmo com sua mulher, com quem ele convive desde quando eram jovens, no ginásio. Os dois sabem exatamente quem o outro é – e isso é um ímã muito poderoso.”, declara o ator.

Personagem complexo
Premiado por sua atuação em “Homeland”, Lewis conta que os roteiristas da séria são responsáveis por dar credibilidade à sua interpretação. Para ele, o desempenho do ator depende do “subtexto”, das entrelinhas que revelam mais do que é falado em cena.

“Me formei interpretando teatro clássico, Ibsen, Chekov e, é claro, Shakespeare.” diz Lewis. “E o que aprendi com todos eles é que o subtexto é o mais interessante. Bom texto sempre tem um subtexto ótimo, e é isso que os roteiristas de Homeland me dão.”

Lewis explica que o sucesso do personagem, cuja história inclui maquinações e mentiras, vem da sua “capacidade de pensar uma infinidade de coisas a toda velocidade”.

“Sem isso você cria um desempenho genérico, sem forma. E com Brody isso seria um desastre. Ele é uma multiplicidade de pensamentos e emoções, mas você não pode tentar passar tudo isso de uma vez só. Querer ser tudo ao mesmo tempo resulta em ser nada. O que desenvolvi foi um modo de pensar como Brody, uma coisa depois da outra, depois da outra, depois da outra. E se minha cara parece meio vazia de repente é porque estou passando de uma para outra. É o subtexto, acredite em mim!”, diz.

Inglês de Londres, Lewis se formou  em arte dramática pela prestigiosa Escola de Drama e Música Guildhall -- com Daniel Craig e Joseph Fiennes como colegas—e começou sua carreira no teatro shakespereano antes de estrear na TV norte-americana na série “Band of Brothers”, da HBO, por escolha direta do produtor Steven Spielberg.

UOL Cursos Online

Todos os cursos