Para Susana Vieira, existem papéis "até o final da vida, independente de ter 24, 46 ou 68 anos"
do UOL, no Rio
-
AgNews
Susana no lançamento de "Lara com Z" (14/3/2011)
Aos 68 anos, Susana Vieira comemora 50 anos de carreira, 40 de Globo e mais uma protagonista na TV, na série "Lara com Z", que estreia dia 7 de abril. No lançamento do 'spin-off' idealizado por Aguinaldo Silva a partir de "Cinquentinha", a atriz lembrou que, em tantas décadas de trabalho, já fez de tudo na televisão: "a mocinha, a machinha, a virgem..."
Hoje em dia, Susana não vê problema em revelar sua idade. “As atrizes continuam no ar, independente de ter 24, 46 ou 68 anos. Acho que todas nós teremos papéis até o final da vida, basta ter saúde, disposição para o trabalho e beleza, que é um atributo do nosso trabalho”, dispara, para quem quer saber sua idade. Mas nem sempre foi assim. "Tinha um pacto com uma revista, que publicava que tinha 50 anos, mas começou a ficar feio, porque sabiam que aquela não era minha idade", admitiu.
Tinha um pacto com uma revista, que publicava que tinha 50 anos, mas começou a ficar feio.
Susana Vieira, atrizSobre seu novo papel, Susana demonstra entusiasmo. “É um presente ter um seriado com o seu nome. É sinal de que eu o fiz bem. Porque não depende do personagem, mas do ator que interpreta. Fiquei muito feliz porque culminou com os meus 50 anos de carreira e 40 de TV Globo. Me sinto honrada porque o Aguinaldo e o Wolf cansaram de dizer que se tivesse uma plaquinha de funcionária do mês, eu estaria lá: a funcionária do ano há 40 anos. Eu dediquei a minha vida à minha carreira, à minha profissão”, diz. Ela, no entanto, prefere não valorizar demais o papel. “É mais um trabalho. Não vou superestimá-lo, porque senão eu estaria desrespeitando tudo o que fiz até hoje”, completou.
Susana tem diversificado suas atuações. Em dezembro, lançou um CD com canções que fizeram parte das trilhas sonoras de algumas das 37 novelas que já participou. Uma das músicas é trilha sonora de "Laços de Sangue", novela que gravou em Portugal com o namorado, Sandro Pedroso, com quem acaba de completar três anos de namoro.
Mas, se perguntarem sobre sua participação em "Fina Estampa", a próxima novela das 21h de Aguinaldo Silva, a resposta é evasiva. “Eu não acabei de gravar Lara. Faltam cenas de estúdio e externas. Acho que terminamos de gravar lá pelo dia 15 de abril. Eu não posso ficar pensando nisso, porque senão, eu estaria traindo o próprio autor. Se ele me dá um presente, uma minissérie com o nome da minha personagem e eu já estou de olho na galinha do vizinho, seria absolutamente ingrata. Para mim, é sempre prazeroso. Eu não me preparo quatro meses para fazer nada. Não preciso ir para um presídio fazer quatro meses de laboratório. O meu laboratório é chegar, maquiar, o diretor dizer o que é pra fazer e o autor mandar um bom texto. Logicamente, eu vou cortar o cabelo e ficar morena”, adiantou.