"Mostramos o necessário", diz diretor sobre relação de Angelis e Manoella

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

  • Antônio Chahestian/Record

    Rodrigo Carelli (à dir.) posa com Angelis e Rodrigo Faro na final da "Fazenda de Verão", primeiro reality com anônimos do diretor

    Rodrigo Carelli (à dir.) posa com Angelis e Rodrigo Faro na final da "Fazenda de Verão", primeiro reality com anônimos do diretor

Em entrevista ao UOL na última quinta-feira (31), um dia depois da final da primeira edição de "Fazenda de Verão", Rodrigo Carelli, diretor da atração, apontou o elenco como o grande trunfo de seu primeiro reality show com "não celebridades".  "Tivemos uma temporada muito rica em conteúdo", afirmou.

Carelli elegeu as participações de Angelis, a vencedora do prêmio de R$ 1 milhão, e de seu par romântico, Manoella, como um dos destaques do programa. "[O envolvimento delas] foi algo inédito em reality shows de confinamento no Brasil", afirmou o diretor, que tem no currículo a extinta "Casa dos Artistas", do SBT, e as cinco edições de "A Fazenda", da Record.

Convidado a comentar as críticas que "Fazenda de Verão" recebeu por ter adotado uma edição conservadora das cenas de Angelis e Manoella juntas, Carelli admitiu que não deixou que detalhes da intimidade das duas fossem ao ar, mas ressaltou que a opção de não explorar o romance explicitamente não prejudicou a narrativa do programa.

  • Manoella e Angelis anunciaram a continuidade do romance fora do confinamento

"A gente deixou muito claro que era um casal, não escondeu a história das duas", disse, garantindo que não houve diferenciação em comparação a outros pares românticos formados no confinamento como Flávia e Dan ou Natalia e Victor. "Nada do que a gente não mostrou interferiu na percepção do telespectador, mostramos só o que era necessário", continuou. 

Questionado se houve alguma recomendação da Record sobre como tratar a relação de Angelis e Manoella, Carelli afirmou que seguiu "a linha editorial da TV aberta". "Existe um limite para tudo, não só para mostrar casais homossexuais, como para os heterossexuais, sexo, nudez, e outras coisas", afirmou.

Desistências
A primeira temporada de "Fazenda de Verão" também foi marcada pela desistência de três participantes (Haysam, Halan e Rodrigo Simões), número inédito em um reality show de confinamento no Brasil. Para Carelli, isso aconteceu porque os anônimos estavam menos preparados para o confinamento do que os famosos que já passaram por "A Fazenda". 

No entanto, o diretor não viu as saídas como algo negativo para o programa.  "As pessoas esquecem que a desistência faz parte do reality show, o participante não é obrigado a ficar na casa, e eu acho que isso dá uma dinâmica legal para o jogo. Por exemplo, se o Rodrigo Simões não tivesse desistido, a Manoella não teria entrado e não teria ficado com a Angelis", explicou.

Expulsão
Outro ponto alto do reality show foi a expulsão do modelo Lucas, retirado do confinamento depois de sucessivas ameaças, inclusive uma com um machado, contra o participante Haysam.

"Na nossa regra está muito claro que agressão física não é tolerada. Outras atitudes como ameaças, copo d'água jogado, cuspe na cara, são avaliadas", explicou. "Ser agressivo não é motivo de expulsão, lógico que a gente quer que haja embate entre os participantes, mas quando a gente entende que a segurança de alguém foi colocada em risco, é preciso tirar o participante para que a gente não corra riscos".

Questionado sobre os testes psicológicos que são feitos com os candidatos do reality na seleção de elenco, Carelli explicou que nenhum transtorno foi detectado nos exames de Lucas. " Às vezes alguns traços da personalidade da pessoa se exacerbam no confinamento", disse o diretor, lembrando que em "A Fazenda" já teve casos parecidos de mudanças de comportamento acentuadas.

"Já teve uma situação da família do participante me ligar e acusar a gente de estar mandando a pessoa agir agressivamente, porque fora do confinamento, o tal famoso era muito calmo", contou.

  • 5918
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/fazenda-de-verao/enquetes/2013/01/30/qual-foi-o-momento-mais-marcante-da-fazenda-de-verao.js

Audiência
Encomendada pela Record para alavancar a audiência no horário das 20h30 na Record, "Fazenda de Verão" foi mudada para a faixa das 23h no meio da temporada. Em São Paulo e Rio de Janeiro, a média durante os 97 dias de exibição foi de 7 e 9 pontos no Ibope, respectivamente.

Carelli diz que a audiência "ficou dentro do esperado" e que sempre soube que o desempenho seria inferior ao de "A Fazenda". "É um programa diferente, que pega outra época do ano e isso influencia. Mas queria ressaltar que o programa foi muito bem sucedido comercialmente e cumpriu o que precisava", disse.

Criada com o intuito de durar mais edições, "Fazenda de Verão" ainda não tem uma segunda temporada confirmada. "A emissora deve decidir isso mais para frente", disse Carelli.

"A Fazenda 6"
Já a sexta edição de "A Fazenda", o reality original com elenco de celebridades, está totalmente confirmada. Segundo Carelli, a pesquisa de elenco já começou e atualmente a produção trabalha com uma lista de 200 nomes para o programa. "A gente vai eliminando os famosos levantados até chegar a um número de 50, que partem para as entrevistas até a seleção final".

Carelli descartou a possibilidade de uma edição "all stars" com os participantes que marcaram o reality e também o retorno de veteranos como já foi feito em "A Fazenda 4". "Serão todos novos", garantiu.

O comando do programa, segundo o diretor, ainda é de Britto Jr. Embora o colunista do UOL, Flávio Ricco, tenha noticiado a troca de Britto por Rodrigo Faro , o diretor negou a novidade. "Tudo o que eu sei é que o Britto continua em "A Fazenda" e que o Faro continua em 'Fazenda de Verão'", disse.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos