Babilônia

Globo inicia operação para salvar horário das 21h

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Cenas de 'Babilônia'
Cenas de 'Babilônia'

Tudo caminha para "Babilônia" investir num "quem matou?" ou algo próximo disso na sua reta final. Será mais uma tentativa de salvar alguma coisa, depois de inúmeras outras fórmulas buscadas.

Investir no suspense, em cima da morte ou desaparecimento misterioso de um dos personagens, é sempre visto como o melhor e mais barato recurso para tentar minimizar o tamanho de todo e qualquer estrago.

Esforço que na Globo já se admite fazer, não tanto por ela, "Babilônia", mas já pensando em "A Regra do Jogo", do João Emanuel Carneiro, que vem por aí. Há, e já é grande, a preocupação de não entregar a ele o horário tão derrubado, raramente passando a casa dos 30 pontos em São Paulo.

Também tem isso- 1
Apenas como ressalva, aqui, quando se fala em casa de 30 pontos e em horário derrubado, a referência é a Globo e o que ela costumeiramente registra com seus trabalhos das 21h.

Evidentemente o comparativo só é válido considerando novelas já exibidas no horário.

Também tem isso - 2

Porque "Babilônia", mesmo combalida e sem sinais de reação, ainda se coloca entre as cinco maiores audiências de toda a TV. E que para todas as demais concorrentes tem números de uma grandeza inalcançável.

Como se explica?

O SBT, na terça, durante o Ratinho, exibido a partir das 22h, abriu apenas um intervalo às 22h14. Depois foi direto até os 14 minutos da quarta-feira. Algo que, antes de tudo, revela falta do que anunciar.

Ou o programa não tem força para isso ou o comercial da casa está pipocando violentamente. Duas horas direto derruba o caixa de qualquer emissora.

Momentos decisivos

A recíproca, informa-se, também é absolutamente verdadeira no interesse da Record em ter Zeca Camargo. Resta saber como isso irá se encaminhar a partir de agora. Lembrando sempre que o Zeca é um nome que a Globo conta para o seu novo programa dos sábados, com estreia dia 8 de agosto.

Superou o medo e a timidez

Camila Queiroz, a Angel de "Verdades Secretas", em um encontro com amigas, falou da sua dificuldade em tirar a roupa e fazer cenas de nu no começo da novela.

Mas, que hoje, superou esse medo e a timidez na boa. Tira de letra. E creditou muito disso ao profissionalismo da equipe de direção de "Verdades Secretas".

Em Angra

Divulgação
Alexandre (Rodrigo Lombardi) e Samia (Alessandra Ambrósio) em "Verdades Secretas"

Rodrigo Lombardi (Alex) e Alessandra Ambrosio (Samia) estão entre os destaques do capítulo desta quinta-feira (9) da novela "Verdades Secretas" na Globo.

O empresário convida a filha Giovanna (Agatha Moreira) para passar o final de semana na casa dele em Angra e pede que ela leve os amigos. Após voltar de viagem, Samia acompanha o namorado e eles passam os dias em família.

Contrato acertado

A Eyeworks-Cuatro Cabezas está renovando contrato com a Bandeirantes por mais dois anos, o que assegura a exibição de produtos como "CQC" e "A Liga", entre outros por igual período.

No meio deles, já caminha a passos bem acelerados a realização de um novo programa com Dan Stulbach.

Uma coisa...

Dia desses, aqui se falou que a TV Pampa tirou um jornal do ar porque vendeu a faixa do meio-dia para a Igreja Universal. O dinheiro falou mais forte que o tradicionalismo. A dignidade e o respeito para com o público foram deixados de lado.

... E outra

Agora, por que será que a TV Pampa, afiliada da Rede TV!, não exibe para os seus telespectadores a programação esportiva que a cabeça de rede tem nas tardes de sábado?

Em seu lugar entram antigas reprises. Será que existe alguma explicação?

Muito por isso

Também por aqui foi dito, em nota do último sábado, que o SBT tem em Santa Catarina a sua menor audiência de todos os estados.

Investigando melhor a questão, acaba-se descobrindo que a recepção do seu sinal é muito ruim. Da pior qualidade. Só quem tem cabo se dá bem.

Mudou...

A série "Dois Irmãos", dirigida por Luiz Fernando Carvalho e já gravada, deverá ser exibida somente na temporada de 2016. Nela, Cauã Reymond faz dois irmãos gêmeos que pegam várias mulheres.

... Por causa dele

A Globo tratou de empurrar a série para o ano que vem porque o mesmo Cauã também será um dos protagonistas de "A Regra do Jogo", substituta de "Babilônia", que estreia em agosto.

A preocupação é evitar a sua "tripla" exposição.

Pingos nos is

A Band informa que não há exagero na duração das edições do "MasterChef". E que elas apenas obedecem tão somente o formato original do programa.

Além do que, ainda segundo a emissora, a audiência tem crescido durante a sua exibição.

Surpreendeu

Filho de Moacyr Franco, o músico Johnny Franco, que se apresentou no "SuperStar" com a banda "The Moondogs", surpreendeu o pessoal da Cavern Club, na Inglaterra, mundialmente conhecido por ser o local inicial da carreira dos Beatles.

Johnny estava cantando na pista, quando chamou a atenção e foi convidado para se apresentar no palco da casa. Disse que era do Brasil, soltou a voz durante 30 minutos e impressionou a todos. Atualmente na Holanda, ele já tem convite para voltar a cantar na Cavern Club.

Bate – Rebate

•       Alexandre Nero já se destaca nas gravações de "A Regra do Jogo"...
•       ... Agora, deixando o Imperador para trás, ele faz o inescrupuloso Romero Rômulo...
•       ... O personagem, segundo pessoas do bastidor da novela, parece que foi criado para o seu peso e altura.
•       As chamadas de "Além do Tempo" estão funcionando de maneira positiva, especialmente pela boa qualidade que apresentam...
•       ... E todas elas se utilizando muito bem da voz do ator Milton Gonçalves.
•       Ao contrário do SporTV, que vai muito forte para lá, sem ter os direitos a Globo fará apenas a cobertura jornalística dos Jogos de Toronto...
•       ... Para lá já seguiram os repórteres Edson Viana e Pedro Bassan.
•       Em compensação, a Globo já está armando um plano de cobertura grandioso para a Olimpíada do ano que vem...
•       ... Um trabalho que poderá envolver, em vários momentos, o seu próprio pessoal com a equipe do Sportv.
•       No ar há quase dois meses, agora já é possível dizer que Herson Capri ganhou um papel em "Babilônia". Antes tarde do que nunca.

C´est fini

Começa a haver um movimento bem mais forte por parte de algumas emissoras da TV paga, em aumentar suas cargas de produção por aqui. Além dos canais da Globosat, Discovery e Fox, entre outros, o TNT também já está se mexendo. Isso é bom.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos