TV paga ainda é um grande campo a ser explorado
Se por um lado é bem importante essa abertura proporcionada por canais como GNT e Multishow principalmente, ao atender a expectativa do público em geral e do mercado artístico em particular, também se faz necessário chamar atenção para um mínimo de qualidade naquilo que é realizado.
O cumprir tabela ou fazer por fazer, como que palavras de ordem em alguns casos, acabam existindo apenas para preencher espaços. Não acrescentam rigorosamente nada na ordem das coisas.
É preciso que exista a disposição de realizar e realizar bem, o que será melhor para todos. A TV paga ainda é um grande campo a ser explorado, podendo para isso se utilizar da excelente mão de obra que existe no mercado.
O sistema pago, devido ao estrangulamento das TVs convencionais e mesmo o grande aperto que algumas atravessam, acaba se transformando numa alternativa de trabalho das mais interessantes para profissionais de diferentes atividades. E só será produzindo, como estão fazendo GNT e Multishow, que a maioria dos canais pagos sairá deste estado de completa letargia.
Não por acaso – 1
"I Love Paraisópolis" caiu na graça e simpatia do grande público.
Conta para isso, em primeiro lugar, a experiência e sabedoria dos seus dois autores, Alcides Nogueira e Mario Teixeira.
Não por acaso – 2
E como principal virtude, "I Love Paraisópolis" se apresenta por meio de uma história simples, que apenas se atém ao cotidiano das pessoas.
É o arroz com feijão bem temperado.
Cenas de "I Love Paraisópolis"
Cenas de "I Love Paraisópolis"
Não bastasse isso
O diretor Wolf Maya, fazendo uma boa leitura da novela, deu aos seus personagens características de pessoas comuns.
Os exageros na interpretação, ao contrário do que acontece com Camila Pitanga desde o primeiro dia de "Babilônia", não acontecem.
Sobe e desce
Todos os fatores citados, além de outros, justificam a alta audiência de "I Love Paraisópolis".
O inverso de tudo se dá com "Babilônia", nesta altura, uma novela que não tem mais para onde correr. As diversas tentativas, tentando salvar alguma coisa, não deram em nada.
Locações – 1
Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm foram à Austrália, acompanhados do diretor Luiz Henrique Rios, para escolher as locações de "Totalmente Demais", substituta de "I Love Paraisópolis" na Globo.
Além disso, a dupla escreve os últimos capítulos da atual "Malhação".
Locações – 2
A equipe de "Totalmente Demais" também visitou Bonito, no Mato Grosso do Sul, e São Paulo, sempre em busca de locais que possam receber externas da novela.
"Totalmente" será estrelada por Marina Ruy Barbosa.
Como será?
A pergunta que se faz na Record: reprise de novela dará melhores resultados comerciais e de audiência do que o "Programa da Tarde"?
Já existe essa preocupação na emissora.
Tem procedência
Myriam Rios circulou pelo Projac na quinta-feira ao lado do filho Pedro Arthur, fruto do relacionamento com André Gonçalves.
O menino foi fazer teste para uma das próximas novelas da Globo.
Ricochete
O fim do "Programa da Tarde" na Record vai render mais um problema.
Era por lá que a emissora pretendia encaixar um quadro comandado por Chris Flores, ex-"Hoje em Dia", sobre pais e filhos.
Agora, resta saber como vai ficar a situação da apresentadora, que já está há algum tempo fora do ar.
O contrato da Chris com a Record vai até dezembro de 2016.
O canal GNT e a ONU Mulheres estão lançando a campanha "ElesPorElas", que tem como objetivo mobilizar o público masculino a favor da luta pelo empoderamento feminino e provocar a discussão pela igualdade de gêneros.
A campanha é uma versão brasileira do "HeForShe", já conhecida mundialmente.
Estreia definida
A Record estreia na primeira quinzena de agosto, sempre aos domingos, às sete da manhã, o programa "Record Rural".
No formato, de acordo com o canal, tudo o que está relacionado ao setor agropecuário e seu desdobramento em vários outros mercados, como: o turismo, a moda, a música sertaneja, as festas regionais, a gastronomia...
A Marca de Alá
O "Conexão Repórter" deste domingo, no SBT, vai mostrar como vivem as mulheres brasileiras que se converteram ao islamismo.
Como elas convivem com o preconceito da sociedade e, em muitos casos, dentro da própria família. Um programa emocionante. E histórico.
Bate – Rebate
• "Chaplin – O Musical", com Jarbas Homem de Mello e Marcello Antony, encerra temporada no Theatro Net, em São Paulo, em 12 de julho, e segue para o Vivo Rio...
• ...Em setembro, o musical voltará a São Paulo, mas no Teatro Procópio Ferreira.
• A Record ainda estuda como se dará a instalação da sua emissora do Rio no RecNov...
• ... Algumas modificações no local, que até aqui só serviu às novelas, já estão em curso...
• ... De qualquer maneira o departamento de jornalismo terá uma base mais central...
• ... Que deverá mesmo ser em Benfica.
• Em 22 de agosto, o "Hoje em Dia" completará 10 anos de exibição na Record...
• ... Há o desejo de preparar uma série de acontecimentos para a ocasião...
• ... Inclusive a troca completa dos seus cenários.
• A SIC de Portugal passará a exibir, a partir do dia 27, a série "Dupla Identidade", com Bruno Gagliasso...
• A emissora portuguesa licenciou ainda "Amores Roubados", e "O Canto da Sereia", ambas com Isis Valverde.
C'est fini
Lembrando que este será um domingo diferente, com jogo do Brasil feminino de futebol no começo da tarde e Brasil masculino na Copa América, a partir das 18h30, na Globo.
Ainda como novidade, "Brasil Urgente", do Datena, excepcionalmente com uma edição dominical, concorrendo diretamente com o futebol.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.