Record deve usar o passado para organizar o futuro
-
Reprodução
Rede Record
O novo ano deve servir para a direção da Record, antes de qualquer coisa, refletir sobre os erros cometidos nesses últimos tempos e utilizar as forças e conhecimentos que dispõe para, se possível, agir no sentido inverso de tudo a partir de agora.
A TV aberta tem sofrido, de fato, com a evasão de público para outros meios, mas nenhuma outra emissora errou tanto em tão pouco tempo como ela, em consequência dos equívocos praticados.
Os números demonstram. A sua audiência média em 2008 era 6,6 nas 24 horas contra 4,9 em 2013. Uma queda brutal de 26,1%. Foi a que mais perdeu, seguida no mesmo período pela Globo, 18,2%, e SBT, 14,3, para ficar apenas nas três principais redes.
Muito mais do que argumentos ou prova, este é um fato que esses seus novos diretores precisam levar em conta para bem organizar o futuro.
Não se deixe enganar - 1
A TV aberta, por muitos e muitos anos, vai continuar absoluta na preferência do público. Isto é uma verdade incontestável.
Tirando os filmes e os canais jornalísticos ou esportivos, a televisão fechada no Brasil é da mais baixa qualidade. Tem uma carga de produção e investimentos muito próximos de zero.
Não se deixe enganar – 2
As emissoras pagas atreladas à Globo ou Bandeirantes, pelo que foi proposto no final do ano passado, podem até observar um crescimento interessante nesses próximos tempos.
Quanto às demais, é bom não esperar coisa nenhuma. A televisão fechada no Brasil ainda não passa de uma grande bobagem.
Confidencial - 1
A qualquer momento está para ser anunciado um novo acordo de exclusividade do SBT com a Televisa.
Foi tudo costurado nos últimos dias de 2013. Isto significa que a emissora brasileira voltará a utilizar todas as "latas" produzidas pela TV mexicana. Por "latas", por favor, entenda-se conteúdos.
Confidencial – 2
A direção do SBT ainda não revela maiores detalhes deste acordo, mas sabe-se que os planos vão além da simples exibição do que vem de lá.
Existe também o desejo de produzir alguma coisa por aqui.
Balanço
Em 2013, os canais Premiere transmitiram 1.244 partidas de futebol. Os jogos em HD tiveram um aumento de 160% em relação a 2012, chegando a 395 no ano.
Da Série A, do Brasileiro, mais da metade do campeonato, 52%, foi exibida em HD, com crescimento de 103% em relação ao ano anterior.
Estrago
-
Marcos Kleine, Mingau, Léo Lins, Róger, Danilo Gentili , Fernando Pelegio e Leon Abravanel durante assinatura de contratado no SBT
Em sua mudança da Bandeirantes para o SBT, Danilo Gentili incluiu também na "bagagem" produtores e roteiristas. O desfalque foi grande.
Restaram poucos profissionais no Morumbi, dentre eles Marcelo Mansfield.
A Band, em função disso, vai praticamente sair do zero, na montagem da equipe do novo "Agora é Tarde".
Volta ao trabalho
Cenas de "Amor à Vida"
Depois da folga prolongada do Ano Novo, o elenco de "Amor à Vida" voltou ao seu trabalho de todos os dias no Projac.
Reta final das gravações. Uma boa parte dos atores será dispensada em duas semanas.
Retorno à base
Após duas semanas fora, cuidando apenas de assuntos relativos à agropecuária, o número 1 da Band, Johnny Saad, também reassume nesta segunda-feira.
E com uma agenda de trabalhos bem concorrida. Os casos mais urgentes da programação e da unificação das emissoras de TV serão acelerados a partir de agora.
Político honesto
"Um Candidato Honesto" é o título do próximo filme de Leandro Hassum, novamente em parceria com o escritor Paulo Cursino e o diretor Roberto Santucci.
Trata-se de uma comédia política que terá cenas em Brasília e no Rio de Janeiro. Como detalhe, e como missão quase impossível, Hassum fará um político que não consegue mais roubar e nem mentir.
Paolla na fita
As filmagens de "Um Candidato Honesto" irão acontecer entre março e abril, e o lançamento está previsto para outubro.
E depois de contracenar com Danielle Winits e Camila Morgado em outras produções, agora, o Hassum vai trabalhar com Paolla Oliveira, que ainda está a serviço de "Amor à Vida".
Bate-rebate
- Tiago Leifert reassume hoje o comando do "Globo Esporte – SP", após o trabalho no "The Voice".
- A primeira reunião de trabalho da Sabrina Sato na Record deve acontecer no próximo dia 14...
- ... Até lá, acredita-se, algumas providências de ordem interna serão tomadas para o seu programa.
- Se for possível, Aguinaldo Silva não deseja repetir em sua próxima novela ninguém do elenco da anterior, "Fina Estampa"...
- ... Isto significa que ele não pretende contar com Marcelo Serrado, Christiane Torloni e José Mayer, entre outros.
- É certeza que a Globo terá, pelo menos, dois comentaristas convidados durante a Copa do Mundo, trabalhando em seus estúdios no Brasil...
- ... Rogério Ceni poderá ser um desses dois.
- A Globo já está com a lista dos participantes do "BBB" pronta...
- ... Só está faltando a ordem do Boninho para começar a divulgar.
- Sempre é bom lembrar, hoje, na Globo, depois de "Amor à Vida" acontece a estreia da série "Amores Roubados"...
- ... No elenco, Patrícia Pillar, Isis Valverde, Cauã Reymond e Murilo Benício, entre outros.
- Felipe Andreoli apresenta o "Jogo Aberto", na Band, durante as férias da Renata Fan. Começa hoje.
C'est fini
A partir de amanhã, pelas próximas duas semanas, esta santa coluna ficará sob os cuidados do José Carlos Nery.
Descansem de mim, por favor.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.