Há contradição na janela de transferência com os pontos corridos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Fernando Carvalho/AGP/Estadão

    Jogo do Criciúma e São Paulo deu 13 de média na Globo

    Jogo do Criciúma e São Paulo deu 13 de média na Globo

As opiniões ainda são conflitantes sobre a fórmula de disputa ideal para o campeonato brasileiro. Alguns entendem que é o "mata-mata", porque o campeão será conhecido apenas na última rodada.

Outros consideram o "pontos–corridos" mais justo, porque só chegará ao título a equipe com maior merecimento, aquela que realmente se sair melhor ao longo de toda a competição. Aliás, os principais campeonatos do mundo, os da Europa principalmente, são decididos desta maneira.

São duas as questões:

1- para o futebol como espetáculo, por qual deles o torcedor se interessa mais?

2 – ou qual aquele que se ajusta ou se adapta à nossa realidade?

Domingo passado, Criciúma e São Paulo, deu 13 de média na Globo e insignificantes 4 pontos na Bandeirantes. Ficar arrumando desculpas para público baixo nos estádios – pouco mais de 2 mil torcedores em Campinas no jogo Ponte  e Portuguesa ou para a pouca audiência na televisão, é como cachorro correndo atrás do rabo. Vai ficar nisso e nunca se vai chegar a lugar nenhum.
 
Ponto 1
De uma vez por todas se faz necessário entender que é absolutamente contraditória a existência de um campeonato de pontos corridos com janelas de transferências no meio, neste nosso mercado que é eminentemente vendedor.

Os times que começam nunca são os mesmos que terminam a competição. A maioria é dilacerada pelo caminho. Ou se estabelecem normas para isto ou é preciso, de uma vez por todas, mexer no calendário.
 
Ponto 2
Não bastasse isso, ainda existem as descabidas convocações para compromissos não oficiais da seleção brasileira, os amistosos caça-níqueis, que acontecem em pleno desenvolvimento do campeonato.

Está todo mundo pagando pela organização atual, que só serve para acomodar interesses, que nunca são os do torcedor e da própria TV.
 
Ponto 3
O decidido Brasileirão, com o título merecido do Cruzeiro, terminará neste domingo. E o que está em jogo é uma ou nenhuma vaga para Libertadores e os outros dois que caem para a Série B. No mais, melancólicos amistosos em véspera de férias.

No caso de São Paulo, por exemplo, com nenhum time capaz de chegar lá e só a Portuguesa com pequeno risco de rebaixamento, as perspectivas dos estádios lotarem ou da TV alcançar bons resultados estão próximas de zero.
 
Sob investigação

Rogério Ceni passou boa parte da tarde de segunda-feira reunido com diretores da Central Globo de Esportes, em São Paulo. Portas fechadas.

O assunto pode ser o Bom Senso F.C. como pode não ser. Em vias de decidir se irá ou não se aposentar, não se deve descartar alguma coisa relativa ao futuro. Copa do Mundo, por exemplo.

  • Reuters

    osé Mourinho, técnico do Chelsea

Olha essa

O português José Mourinho, hoje treinador do Chelsea, na Inglaterra, foi procurado pela Bandeirantes para ser um dos seus comentaristas na Copa do Mundo, aqui no Brasil.

Tudo muito bem, tudo muito bom, até chegar nos "finalmentes". Além de um caminhão de dinheiro, ele pediu hotel "8" estrelas e jatinho particular.

Em estudos
A Globo, até agora, não tem uma decisão sobre o "Altas Horas", do Serginho Groisman, em 2014. Se entrará antes ou depois do "Supercine".

Fato é que o programa tem apresentado resultados interessantes no novo horário, depois do "Zorra". O problema é que a grade do ano que vem ainda não está definida.
 
Programação especial
A Espn já está com cerca de 30 profissionais na Costa do Sauípe, para a transmissão do sorteio das chaves da Copa do Mundo na sexta-feira.

Aliás, será uma sexta especial, com toda programação ao vivo das 10 da manhã até a meia-noite. E um "Linha de Passe", às 17 horas, em caráter extraordinário.

Recado
Gil Gomes, eu não sabia que você era tão querido. Ontem, foram centenas de pessoas me procurando, entre médicos, fisioterapeutas e amigos seus de longa data, interessados em saber de você.

O Gil, se alguém não sabe, foi o precursor dos programas policiais. O primeiro a fazer sucesso com eles. Merece o carinho e reconhecimento de todos.
 
Homenagem

Hoje se completam dois anos da morte do Sócrates. A Espn vai reprisar, às 3 da tarde, "Destino Futebol: Sócrates, o Artista".

Um especial dirigido por Martin Einstein, argentino radicado em Madrid, apaixonado pelo futebol brasileiro. Alguém de uma criatividade incrível. O programa tem depoimentos de José Trajano, Juca Kfouri, Raí e outros que conviveram com o craque.
 
Descontente

Fotos do "Agora É Tarde", com Danilo Gentili
Fotos do "Agora É Tarde", com Danilo Gentili

Danilo Gentili não é, hoje, o cara mais feliz da Bandeirantes.

A determinação de não exibir mais programas inéditos do "Agora é Tarde" às sextas-feiras, a partir do ano que vem, para ele, Danilo, foi um choque. Ele está inconformado com isso. E parece que Record e SBT passaram a acompanhar este seu momento mais de perto.
 
Vai pro Japão
Uma equipe da TV NHK do Japão esteve ontem em São Paulo, mais precisamente na Linha 4 – Amarela do Metrô, para fazer uma matéria no vagão equipado com elementos ligados ao Mundial.

Uma ação do Fox Sports, "Sinta-se lá".
 
Cadê eu?
Tem uma página no Facebook, atribuída à autora Cristianne Fridman, da Record, dando todos os detalhes da sua próxima novela. Como é a história e o seu elenco.

Detalhe: a Cristianne não tem Face, Instagram ou Twitter. É tudo obra de alguém que não tem o que fazer.
 
Gravando
As gravações da série "Doce de Mãe", com Fernanda Montenegro, estão acontecendo no Rio de Janeiro, no Projac, após passagem por Porto Alegre, que voltará a receber a equipe do programa em fevereiro.

Além da Fernanda, fazem parte do elenco: Marco Ricca, Mariana Lima, Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele, Daniel de Oliveira, Drica Moraes, Emiliano Queiroz e Francisco Cuoco.
 
Bate – Rebate
•       Última forma: a Globo vai mostrar Ponte Preta e Lanús para São Paulo, com Cleber Machado, Caio e Leonardo Gaciba, pela final da Sul-Americana...
•       ... Todas as suas demais emissoras irão exibir o filme "Encontro Explosivo", com Cameron Diaz e Tom Cruise.
•       O Fox Sports também vai de Sul-Americana, com Marco de Vargas, Mario Sérgio e Carlos Eugênio Simon...
•       ... Aliás, com dois anos no ar esta é a sexta final de torneios da Conmebol pela Fox.
•       Outra: Juliano Belletti também vai compor a equipe do SporTV, com Luiz Carlos Jr., Paulo César Vasconcelos e Maurício Noriega no sorteio do Sauípe.
•       O comentarista Fábio Sormani acertou com a Fox. Resta saber se ele irá ou não continuar na Jovem Pan.
•       A coluna de hoje está um pouco futebolística demais, mas é porque faz parte do jogo.
•       Gilberto Barros grava esta semana, a última edição deste ano do "Sábado Total" na Rede TV!...
•       ... Os programas inéditos, para o período de férias, também estão praticamente finalizados – faltam apenas algumas "cabeças".
•       Quinta-feira que vem Silvio Santos vai completar 83 anos de vida...
•       ... Parece que ele não vai ficar no Brasil para as comemorações. Deve viajar em férias antes disso.
 
C´est fini
Esse negócio de retrospectiva é um trabalho perigoso. Exige cuidado. Pesquisa. A Contigo, que está lançando uma edição comemorativa dos 50 anos, esqueceu do Giba

Um, que foi o grande responsável pela virada da revista.

Aliás, como ilustração: nos tempos do Giba foi feita a primeira matéria sobre o problema do Roberto Carlos. Um repórter viajou até Cachoeiro de Itapemirim para fazer este trabalho. Este repórter era o Walther Negrão, hoje nosso autor de novelas.

Só uma questão de justiça.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos