UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
16/08/2007 - 00h42
"Donas de Casa Desesperadas" é bem cuidada, mas não tem clima brasileiro

MARINA CAMPOS MELLO
Da Redação

Divulgação

Cena da série da RedeTV!Donas de Casa Desesperadas

Cena da série da RedeTV!
Donas de Casa Desesperadas

A RedeTV! estreou na noite desta quarta a série "Donas de Casa Desesperadas", a versão brasileira de "Desperates Housewives". O primeiro episódio, de 45 minutos, foi exibido sem intervalos comerciais. Apesar de caprichada, a série peca pela falta de clima brasileiro.

Produzida em parceria com a Disney, detentora dos direitos da versão original, "Desesperadas" saiu dos estúdios de Buenos Aires, onde foi gravada, com cara idêntica à da série americana --e provavelmente com a mesma cara das versões que serão produzidas para toda a América Latina.

O subúrbio de Wisteria Lane virou Arvoredo --que não pode nem sequer ser comparado a condomínios como Alphaville, na região de São Paulo, que têm casas bem mais protegidas do que as superexpostas casas com cerquinhas brancas dos subúrbios americanos.

O primeiro episódio começa com uma situação inusual nas grandes cidades brasileiras. Após o suicídio de Alice Monteiro (Sônia Braga), amigos e parentes velam seu corpo em casa. Apesar de as grandes refeições do velório americano terem sido eliminadas, pois seriam quase inconcebíveis para os nossos padrões, a adaptação teria sido muito mais bem-sucedida se o velório fosse gravado em um salão de velório de hospital ou cemitério.

Tudo isso seriam apenas detalhes, se a adaptação da série não errasse na premissa. A série é sobre donas-de-casa, mas as donas-de-casa brasileiras abastadas --e mesmo as não tão abastadas-- vivem com pelo menos uma empregada doméstica a tiracolo. E acabam tendo uma vida totalmente diferente daquela representada em "Donas de Casa Desesperadas".

Nenhuma quatrocentona brasileira, como pretende ser Elisa (Viétia Zangrandi), vai à cozinha preparar um jantar formal para o marido e para os filhos, como acontece no episódio de estréia. Ela, no máximo, define o cardápio. A verdadeira dona-de-casa brasileira, que vive sem uma doméstica, é mais bem representada pela Dona Nenê (Marieta Severo), de "A Grande Família", exibida há anos pela Globo.

É certo que a série não pretende ser uma representação fiel de costumes. É certo também que a RedeTV! não tinha poder para realizar alterações substanciais no programa, já que a Disney permitia apenas pequenos ajustes. Mas a questão que fica é: por que realizar este tipo de programa? Se o Brasil não tem tradição de adaptar programas de TV de ficção (salvo iniciativas do SBT), por que não investir em inovação ou algo que transforme a produção brasileira?

Deixando de lado estes questionamentos, é inegável, no entanto, que o programa funciona bem como entretenimento. A qualidade da imagem --bem superior à média da TV brasileira--, o texto, a cenografia e a trilha sonora são impecáveis. Veremos se isso será suficiente para atrair a audiência da TV aberta, que não se empolgou muito quando a versão original da série foi exibida na mesma RedeTV!.

DONAS DE CASA DESESPERADAS
Onde: RedeTV!
Quando: quartas
Horário: 23h
Reprise: domingos, às 22h

Mais
Estréia tímida de "Donas de Casa Desesperadas" deixa RedeTV! em 4º lugar
RedeTV! investe como a Globo para produzir "Desperate Housewives" brasileira
Brasil faz seu "Desperate Housewives" em Buenos Aires, sede da indústria de versões latinas da série



ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/01/2010

20h20- Antes da votação, peões comem torta de palmito

20h18- Garis dizem não guardar mágoas de Boris Casoy

20h08- Sheila Mello e Leozinho dançam funk embaixo do chuveiro

19h54- Garis mostrados na Band dizem não guardar mágoas de Casoy

17h41- Ator de "Dawson's Creek" integra elenco de seriado médico "Mercy"

17h28- Fazendeiros jogam "Polo Aquático Biruta" sem brigas

17h25- Record lança "Game Show de Verão" com a participação de famosos

17h11- "BBB 10": Participantes mandam seus recados na Globo

16h59- Globo diz que especial de "Lost" serviu como 'degustação' aos telespectadores

16h48- Record anuncia mudanças na sucursal do Rio de Janeiro



Hospedagem: UOL Host