UOL Entretenimento Televisão

12/05/2010 - 00h45

Patrycia Travassos vive uma viúva fútil em "Ribeirão do Tempo"

PopTevê

Luiza Dantas/Carta Z Notícias

Patrycia Travassos, atriz de "Ribeirão do Tempo"

Mulher de boa situação social, ociosa e fútil. É assim que o dicionário Aurélio define dondoca. E é assim também que Patrycia Travassos descreve Clorís, papel que vai interpretar em "Ribeirão do Tempo", próxima novela da Record. Na história de Marcílio Moraes, a personagem é uma refinada viúva de família tradicional que se muda de São Paulo para Ribeirão do Tempo –cidade interiorana fictícia que dá nome à novela.

Ela vai com o filho Tito, interpretado por Ângelo Paes Leme, para abrir uma pousada de esportes radicais. "A personagem é uma viúva solitária, sem perspectiva, que não tem o que fazer e decide investir todo o dinheiro no negócio do filho", adianta. Por ser desocupada, Clorís vai viver perturbando a vida de Tito. Não só na parte dos negócios como também na vida amorosa. Implicante, a sofisticada viúva não verá com bons olhos o namoro do filho com Karina, personagem interpretada por Juliana Baroni.

"Elas vão se tratar bem, mas, no fundo, se odiarão", explica, aos risos. O controle sobre Tito vai ser tanto que ela chegará a fazer um pacto absurdo com o filho. "Clorís fará um trato com ele para só se casar depois de pagar a dívida que tem com ela", conta. Na maior parte das vezes, Clorís vai passar o tempo perseguindo e tentando dominar o filho. Em outras, vai tentar arranjar um novo amor. E não vão faltar pretendentes.

Segundo Patrycia, ela vai ser disputada pelo intelectual Flores, interpretado por Antônio Grassi, e pelo homem de confiança de Tito, Virgílio, interpretado por Raymundo de Souza. "Posso dizer que ela é uma personagem bom partido: uma mulher clássica, chique. Só está no lugar errado, é um peixe fora d´água", opina, acrescentando que não fez nenhuma mudança física para a personagem. "Não faço nada para personagem. Faço tudo para mim. Emagreci, por exemplo, porque já estava em um processo de emagrecimento", garante.

Em sua terceira novela na Record –Patrycia deu vida à esperta Irma em "Caminhos do Coração" e "Os Mutantes – Caminhos do Coração"–, a atriz anda encantada com o texto de Marcílio Moraes em "Ribeirão do Tempo". Ela acredita, inclusive, que por estar diversificado, o folhetim tem tudo para cair nas graças do público. "Pelo texto do Marcílio, que é redondo, a gente sente que existem várias possibilidades. A Clorís mesmo é uma personagem em construção. Tenho certeza de que a novela vai agradar", torce.

Paralelamente às gravações da novela –que começaram em novembro do ano passado–, Patrycia continua a apresentar o programa "Alternativa Saúde", no canal por assinatura GNT. Ainda que pareça puxado conciliar o trabalho no folhetim com a apresentação da produção, a atriz garante que está "tirando de letra". Sua receita para se revezar entre os dois trabalhos é simples: planejar tudo a curto prazo.

"Desde que comecei a gravar a novela, passei a planejar a minha agenda semanalmente. Não dá para pensar muito para a frente", admite ela, que tem aproveitado as raras horas livres para se cuidar. "Nesses dias, vou ao médico, faço ginástica, dou entrevista...", brinca. A poucos dias da estreia da novela, no dia 18 de maio, Patrycia não vê a hora de saber qual será a reação do público. Não só diante de sua personagem, mas também da novela como um todo.

Segundo ela, como folhetim é uma obra aberta, a Clorís tem tudo para crescer ainda mais ao longo dele. "Acho que a novela está muito rica. Tem humor, romance, aventura. Ou seja: tem para todo gosto", derrete-se ela que, no decorrer da trama, pretende voltar ao teatro com a peça "Monstra", que ela também escreveu. "No fim do ano, quero levar o espetáculo para São Paulo", planeja.

(Por Carla Neves)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host