UOL Entretenimento Televisão

05/05/2010 - 22h14

Gravação de "Passione" recria atmosfera italiana no Rio de Janeiro

Do UOL, no RIO
  • AgNews

    O ator Tony Ramos ensaia com os músicos para a gravação de cena de "Passione", no Projac, no Rio de Janeiro (5/5/10)

Com a participação de 36 figurantes, os atores Tony Ramos, Leandra Leal, Aracy Balabanian, Germano Pereira e Miguel Roncato gravaram na noite desta quarta-feira (5) cenas da próxima novela das 21h, “Passione”, de autoria de Silvio de Abreu, que estreia dia 17 de maio.

A gravação aconteceu em um caprichado espaço cenográfico, no Projac, no Rio da Janeiro, inspirado em pequenas cidades medievais italianas como Siena. 

Laurenza in Chianti, é uma cidade fictícia, localizada na Toscana. Nela, foram erguidos oito prédios com aparência de tijolos envelhecidos e pedras. Nas janelas de madeira, os típicos varais de roupas com as peças estendidas. Nas escadarias, vários vasos flores.  A produção da novela também trouxe objetos da Itália para compor o ambiente, como algumas bandeiras que fazem parte do cenário.

Lá, há o "ristorante", a "barbieria" e o "Albergo Toscano", onde os personagens de Reynaldo Gianecchini e Mariana Ximenes vão se hospedar quando viajarem à Itália.

Totalmente à vontade diante da atmosfera italiana, o ator Tony Ramos conta que viaja para a Itália há 37 anos e conhece muito bem o país.

Simpático, Tony Ramos deu dicas aos sete músicos da banda que participaram das gravações. “O Totó está numa cantina com a família tomando vinho. Ao ouvir a música de vocês pelas ruas, já sai cantando. Esse é o espírito da cena.”

Depois de alguns ensaios e marcação das posições, Carlos Araújo, diretor do núcleo italiano do folhetim, dispara o sonoro aviso: "Silêncio, gravando".

Os músicos descem tocando seus instrumentos e cantando “O Sudarto e Innamoratto”, Totó (Tony Ramos) aparece empolgado. Cantando, Totó  passa a acompanhar os músicos. Na sequência, aproximam-se os filhos Adamo (Germano Pereira) e Alfredo (Miguel Roncanto). Pouco depois, surgem Gema (Aracy Balabanian) e Agostina (Leandra Leal) um pouco assustadas, mas acabam entrando no clima alegre da cantoria.

De acordo com a sinopse, Totó estava relembrando momentos que viveu com sua falecida mulher e acaba tomando alguns vinhos a mais.

Mesmo no clima do Rio de Janeiro,  atores  e figurantes usavam botas, casacos, luvas e echarpes. “Na Itália, chegamos a gravar com menos seis graus. Aqui a gente finge que não está no Rio. É um exercício. Tentamos nos resguardar nos ambientes com ar condicionado e contamos com a ajuda dos maquiadores para nos enxugar."

O ator Marcelo Médici, que interpreta o carteiro Mimi, também gravou uma cena onde queima as cartas enviadas por Perillo (Bruno Gagliasso) que deveriam ser entregues a Agostina (Leandra Leal). Apaixonado por Agostina, Mimi impede que ela tenha notícias de seu marido, que está no Brasil.

Para Tony Ramos, não há dúvidas de que a novela conquistará o público, que, em breve, passará repetir nas ruas expressões e palavras italianas como "figurati" (imagine) "punto e basta" (assunto encerrado).

 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host