UOL Entretenimento Televisão

11/01/2009 - 05h38

"A Lei e O Crime": causa e consequência do cotidiano de violência nas grandes cidades

PopTevê
Nando, de Ângelo Paes Leme, parece ser um homem bom. Pelo menos até perder a cabeça e assassinar o próprio sogro a sangue frio. Catarina, de Francisca Queiroz, é uma típica "dondoca" da alta sociedade, cujas únicas preocupações na vida são roupas e jantares de gala. Mas sua vida se transforma ao perder o pai, morto durante um assalto.

Depois do crime, Nando "se perde" de vez e assume o controle do tráfico em uma favela carioca. "Ele passa a viver na bandidagem, mas não carrega esse 'gene', nunca sonhou com isso", defende Ângelo. Já Catarina decide arregaçar as mangas, fazer valer seu diploma de Direito e virar delegada para combater a violência. Tudo isso aconteceu já no primeiro capítulo de "A Lei e O Crime", seriado da Record que terá seu segundo episódio exibido nesta segunda (12).


"Admiro a ousadia da Record de comprar a ideia. É um formato novo, com pouca tradição no Brasil. Traremos um requinte maior, uma dramaturgia mais sofisticada, uma nova estética", enumera o autor Marcílio Moraes, que deu o pontapé para produções de ação na emissora com a novela "Vidas Opostas", de 2006.

Nando e Catarina se cruzam quando ela descobre, durante uma batida
policial, que foi ele quem matou seu pai. É quando ela se empenha ainda mais em perseguir o bandido, que a essa altura já é o "rei" da favela. Para isso, ela conta com a ajuda de Romero, vivido por Caio Junqueira, cunhado de Nando que dedica seus dias a vingar a morte do pai. "É impressionante a virada dela. Ela sai de uma realidade para outra totalmente oposta. É gostoso ver uma mulher comandando vários homens", diverte-se Francisca.

A produção vai mostrar ainda que nem sempre quem parece estar do lado da lei é, de fato, o "mocinho". E vice-versa. Exemplo disso é o núcleo da delegacia, onde homens de bem dividem sua rotina profissional com policiais ligados à bandidagem. Ou seja: tratando-se de lei e crime, nem sempre o que parece, é. "Meu personagem é acusado de vários crimes e leva uma vida meio misteriosa, mas acredito na sua índole", despista Heitor Martinez, que após dois vilões sucessivos na tevê - o Jackson, de "Vidas Opostas", e o Petrônio, de "Amor e Intrigas" -, viverá o inspetor Leandro, que tenta provar a todo custo que é vítima de acusações injustas.

Com um custo de R$ 500 mil por capítulo, o seriado é todo filmado em HD - alta definição - e com apenas uma câmara. "Demoramos mais para gravar, mas a qualidade é maior", ressalta o diretor Alexandre Avancini. As externas são gravadas, em sua maioria, na comunidade Tavares Bastos, Zona Sul do Rio de Janeiro, que serve de cenário para a fictícia favela Alvorada, onde se desenrola a história.

Para garantir uma boa frente, o diretor se preocupou em adiantar primeiro as cenas no morro, por seu difícil acesso, e as externas de rua, como as tomadas feitas no túnel Rebouças, uma das principais vias de ligação entre as Zonas Sul e Norte da cidade. As gravações em estúdio só devem começar dia 12 de janeiro, após a estreia da produção. "Temos cenas muito complexas, em locais de difícil acesso. Queremos mostrar tudo de uma forma crua e realista, já que vivemos uma guerra civil no Rio de Janeiro", dispara o diretor.

Quem é quem em "A Lei e O Crime"

Catarina (Francisca Queiroz) - Milionária que decide virar delegada após a morte do pai.

Alcebíades (Nildo Parente) - Pai de Catarina, homem da alta sociedade. É assassinado por Nando já no primeiro capítulo.

Renato (Eduardo Lago) - Advogado e marido de Catarina.

Feitosa (Jonas Bloch) - Comparsa de Renato, é deputado.

Izaque (Luiz Carlos de Moraes) - Motorista de Catarina que irá testemunhar no assassinato de Alcebíades.

Nando (Ângelo Paes Leme) - Depois de perder o emprego, perde também a direção na vida. É constantemente humilhado pelo sogro, até o dia em que comete um assassinato brutal que muda o rumo de sua vida.

Olímpia (Raquel Nunes) - Mulher de Nando. Ela se mantém fiel ao marido mesmo depois do assassinato que ele comete.

Reinaldo (Roberto Frota) - Trabalha como motorista de entregas e é pai de Olímpia e Romero. É um homem violento, que bebe muito. Além disso, tem uma relação conflituosa com o genro Nando.

Luísa (Marília Barbosa) - Mulher de Reinaldo e mãe de Olímpia e Romero. É uma mulher simples, que fica perplexa diante da violência que a cerca.

Josefa (Adriana Prado) - Melhor amiga de Olímpia, já foi noiva de Romero.

Leandro (Heitor Martinez) - Misterioso, o personagem é acusado de vários crimes. Ao longo da história, se tornará aliado de Catarina. Ele tentará provar que é vítima de uma injustiça.

Ari (Kito Junqueira) - Inspetor de polícia sem escrúpulos.

Araujo (Rogério Brito) - Inspetor de polícia fiel a Catarina.

Orlando (Daniel Andrade) - Inspetor de polícia que comete alguns deslizes, mas procura não se comprometer.

Romero (Caio Junqueira) - Inspetor de polícia e irmão de Olímpia. Será o incansável perseguidor do cunhado, Nando.

Rosa (Gabriela Durlo) - Mulher de Romero, a quem obedece cegamente.

Juvenal (Marcelo Escorel) - Primo de Nando, simples e trabalhador.

Tião Meleca (André Ramiro) - Traficante amigo de Nando.

Lacraia (Aline Borges) - Traficante apaixonada por Nando.

Valdo (Silvio Guindane) - Faz a contabilidade do tráfico e tem uma deficiência física.

Clara (Léa Garcia) - Mãe de Valdo, é vendedora ambulante e não se mete com a bandidagem.

André (Felipe Martins) - Presidente da Associação dos Moradores da Favela Alvorada. É honesto e tenta contornar as disputas entre traficantes e policiais.

(Por Fabíola Tavernard )
Comente essa e outras notícias no Fórum UOL Televisão

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host