Na TV, Bonner fala sobre carreira, assédio e gafe de Fátima Bernardes

Do UOL, em São Paulo

O jornalista e âncora do "Jornal Nacional" William Bonner participou pela primeira vez do "Estrelas", programa comandado por Angélica na Globo, na tarde deste sábado (22). Na atração, Bonner falou sobre os 30 anos de carreira, o assédio de fãs, explicou a paixão que sente por automóveis e entregou uma gafe cometida por sua mulher, Fátima Bernardes, quando pegou um carro que não era dela, por engano, no estacionamento de um shopping, no Rio de Janeiro. 

William Bonner chegou ao encontro com Angélica dirigindo um carro esportivo americano fabricado nos anos 1960. "Eu sempre gostei [de automóveis]. Eu estou casado com a Fátima [Bernardes] há 25 anos, e, nesse período, ela só escolheu o carro dela duas vezes: em 1990 e em julho do ano passado", disse Bonner. "A Fátima já pagou alguns micos [com carros], do tipo, achar que o carro  que estava no shopping era o dela, entrar e sair [com o veículo]. Na ocasião, o manobrista gritou 'o seu não é esse'", contou Bonner, sob gargalhadas.

O jornalista explicou ainda o peso que sente como editor-chefe do "Jornal Nacional", o telejornal de maior audiência do País. "Eu acho que o exercício da minha profissão, por natureza, é um exercício de muita responsabilidade. Mas exercer a minha profissão, no produto que estou, que é o 'Jornal Nacional', na empresa que estou, que é a TV Globo, multiplica essa responsabilidade enormemente. Então, você não pode trair a confianças dessas pessoas. E trair a confiança dessas pessoas pode ser um erro desse 'tamanhinho'. Só que, no jornalismo, um erro desse 'tamanhinho' pode se tornar desse 'tamanhão'", ressaltou.

"Tem uma 'tietagem' muito grande. Nós [a Fátima e eu] somos muito assediados, mas de um jeito extremamente respeitoso. Eu escolhi a profissão de jornalista de televisão, e isso aconteceu meio que por acaso. E acredite: eu sou tímido. Eu tive que aprender a lidar com a fama e com esse assédio."

Casado há exatos 25 anos com Fátima, Bonner disse que "a gente não é adepto a cenas de romantismo" um com outro. "Até porque quando você tem trigêmeos, o romantismo, assim, não chega a ser...", disse ele, meio sem jeito.

Os dois se conheceram nos bastidores da Globo no ano de 1988, quando passaram a dividir a bancada do "Jornal da Globo". Beijaram-se pela primeira vez três dias depois de se conhecerem, mas iniciaram -- e assumiram publicamente -- o namoro apenas dois anos depois, em 1990.

Bonner e Fátima são pais de filhos trigêmeos, Laura, Vinicius e Beatriz, hoje com 18 anos. Os três nasceram prematuros, com 7 meses (34 semanas), no dia 21 de outubro de 1997 na clínica São José, localizada na zona sul do Rio de Janeiro. Vinicius foi o primeiro bebê a nascer. Na ocasião, Bonner acompanhou o nascimento dos filhos registrando tudo o que acontecia na maternidade.

O jornalista iniciou a carreira trabalhando na TV Bandeirantes, em 1985. Foi contratado pela Globo para apresentar o "SPTV", jornal local em São Paulo, no ano seguinte. Passou pelo "Jornal da Globo" e "Jornal Hoje", até chegar ao "Jornal Nacional", em 1996. Se tornou editor-chefe do "JN" três anos depois.

Questionado por Angélica se pensa em sair do jornalismo para se dedicar a algum projeto no departamento de entretenimento, assim como fez Fátima Bernardes, William Bonner deixa a resposta em aberto. "[Ter um programa sobre carros] seria uma possibilidade, acho que me divertiria bastante", disse ele. "[Mas] não sei quando vai pintar, se eu estaria velhinho demais", completou, em seguida.

Já no fim do programa, o jornalista foi para cozinha e ensinou a receita do verdadeiro "brigadeiro do William Bonner", que ficou famoso depois de uma brincadeira no Twitter

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos