Chapolin Colorado ganha desenho na TV mexicana neste domingo

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Criador do Chapolin, Bolaños aprovou desenho animado do herói

    Criador do Chapolin, Bolaños aprovou desenho animado do herói

Famoso personagem do comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, morto em novembro do ano passado, Chapolin Colorado estreará em um novo desenho animado na TV mexicana neste domingo (26), no Canal de las Estrellas, da Televisa. O herói atrapalhado também deverá ganhar um jogo para videogame em 2016 e um filme em computação gráfica, ainda sem previsão de lançamento.

Chapolin segue os passos de Chaves, outra criação de Bolaños, que ganhou versão animada em 2006 e atualmente está na sétima temporada. A produtora também será a mesma, a Ánima Estúdios. Segundo Roberto Gómez Fernández, filho do comediante e responsável pelos dois desenhos, o pai estava ciente do andamento do projeto e aprovou o desenho antes de morrer.
 
"Ele [Bolaños] não imaginava se ver desenhado desta forma", disse Fernández à imprensa mexicana. "Ele continuava sem acreditar na transcendência e o peso que a obra dele teve", completou. Chapolin foi o primeiro programa da Televisa a ser exportado. A série já foi exibida em mais de 100 países. O desenho será levado à MipCom, maior feira internacional de televisão, em outubro, na França.
 
Divulgação
Primeira temporada da animação terá 48 episódios
A primeira temporada da animação de Chapolin terá 48 episódios de 11 minutos cada e manterá a essência do personagem criado em 1970. O herói continua fraco, medroso e atrapalhado. Bordões como "Não contavam com minha astúcia", "Sigam-se os bons" e "Suspeitei desde o princípio" também estão no desenho.
 
"É uma das características dos personagens de Roberto Gómez Bolaños. São completamente atemporais, suas histórias são universais, não acontecem em um espaço determinado", explicou Maca Rotter, diretora-geral da Televisa Consumer Products.
 
Os "defeitos especiais" e cenários toscos de Chapolin na série original ganharam qualidade na versão animada. As anteninhas de vinil detectam a presença de inimigos e as pastilhas encolhedoras reduzem o tamanho do herói de verdade (no programa dos anos 1970, era feito em chroma-key, em que a imagem era inserida em um fundo verde).
 
Antes de ir para a TV, o desenho do super-herói foi lançado em uma plataforma digital, paga, em abril. "Queremos poder transmitir a obra do meu pai [Bolaños] em novas plataformas, que estas novas gerações que consomem conteúdo de formas diferentes possam ter acesso às criações do meu pai", afirmou Roberto Gómez Fernández.
 
O desenho de Chapolin ainda não tem previsão para chegar ao Brasil. Em junho, a Televisa e o SBT anunciaram o licenciamento de produtos de Chapolin Colorado e das novelas Carrossel e Cúmplices de um Resgate. A série clássica segue fora do ar na emissora de Silvio Santos.
 
Divulgação
No desenho, Chapolin Colorado continua fraco, medroso e atrapalhado
Game e filme
A Televisa planeja novos lançamentos para Chapolin. Além do desenho, o super-herói terá um jogo para videogame em 2016 e um filme em computação gráfica ainda sem previsão de estreia.
 
"O jogo de Chapolin não está pronto, será lançado no início de 2016. Está em processo, não está pronto. Mas está ficando muito divertido porque é um jogo em primeira pessoa, onde pode ser o Chapolin Colorado", antecipou Maca Rotter.
 
O filme em 3D está em planejamento desde 2009, antes mesmo da ideia do desenho animado, que levou quase dois anos para ficar pronto. O longa enfrenta sucessivos atrasos na finalização, mas o filho de Bolaños reconhece a dificuldade de garantir a qualidade da nova produção.
 
"O filme será outro tipo de projeto com muito mais sofisticação do que o desenho. Estou muito orgulhoso de ser uma produção mexicana. A série animada é complicadíssima de fazer, muito mais do que uma novela, e mais cara também, e o resultado é fabuloso. O filme requer outro nível", explicou Fernández.
 
 

Veja o trailer do desenho de Chapolin Colorado

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos