Estraga-prazeres? Spoilers atiçam curiosidade, mas enfurecem fãs

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

É só surgir a palavra "spoiler" que muitos fãs de séries e reality-shows fogem da conversa com amigos, das redes sociais e dos textos que estão lendo, com medo de descobrir algo importante da trama e estragar a experiência de acompanhá-la (não à toa, "spoiler" deriva de 'spoil', que em inglês significa 'estragar'). Mas não tem jeito: volta e meia, a discussão em torno dos spoilers é reacendida por conta de revelações feitas a desavisados, seja na imprensa ou nas redes sociais. Até o Doug (Michael Kelly) de "House of Cards" entrou na roda e mandou um recado para fãs da série (veja no vídeo acima).

Spoiler não é coisa nova – o colunista do UOL Maurício Stycer lembrou na "Folha de S. Paulo" que o jornal publicou, em 1991, um texto com o título "Quem matou Laura Palmer?", adiantando uma grande revelação da série "Twin Peaks", que já havia ido ao ar nos Estados Unidos. Mas a internet tem uma grande parcela de culpa na proliferação dos spoilers, tanto pelo surgimento das redes sociais como pelo oferecimento de novas plataformas que permitem que o público possa acompanhar seus horários preferidos no horário que for mais conveniente - se encaixam aí os serviços de vídeo on-demand, como o Netflix.

  • 48040
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2015/07/01/voce-gosta-de-ver-spoilers-dos-seus-programas-favoritos.js

Essa combinação tira a paz daqueles que não conseguem ver os episódios na hora em que eles vão ao ar e são bombardeados com informações nas redes sociais. "É uma espécie de catarse. É como se todo mundo, ao descobrir junto, vivesse uma catarse coletiva. Coisa que as pessoas já viviam no quem matou da novela, por exemplo", analisa o jornalista Fernando Oliveira, colunista do "Agora". Ou seja: se existisse Twitter na época da "Vale Tudo", é bem provável que muita gente comentaria sem pudores a revelação de que Leila (Cássia Kiss) era a assassina de Odete Roitman (Beatriz Segall).

Oliveira, aliás, se tornou um dos mais recentes "estraga prazeres" do Brasil ao dedurar os nomes dos dois finalistas do reality show "MasterChef" (o programa da Band tem todos os capítulos, menos o final, já gravados). Por meio de suas redes sociais, ele tem recebido mensagens de fãs acusando-o de ter "estragado" o programa, mas defende-se dizendo que tomou os cuidados necessários antes de fazer a revelação.

"Eu não estraguei o programa, tanto que a audiência não caiu. Eu, ao publicar, tive o cuidado de não colocar foto, de não colocar no título os nomes e de avisar em dois parágrafos antes que o segredo ia ser revelado, para que as pessoas pudessem se preservar e não continuar lendo. Se as outras pessoas leram e soltaram nas suas timelines, isso está alheio a mim. Eu cumpri com a minha função jornalística: Tive uma informação, essa informação foi checada, essa informação foi rechecada e eu optei por publicá-la", conta Oliveira.

Regras de etiqueta para quem já viu...
  • Não dê spoilers gratuitos
    Está de bobeira nas redes sociais enquanto acompanha sua série preferida? Não conte o que aconteceu e nem poste fotos ou vídeos da cena em questão
  • Avise!
    Precisa muito fazer uma postagem pública sobre o que aconteceu? Coloque um aviso antes, seja em seu blog ou nas redes sociais. Dessa forma, quem está lendo consegue desviar das informações indesejadas
  • Pergunte o que seus amigos já sabem
    Vai encontrar com os amigos e é inevitável falar sobre alguma série? Não custa nada perguntar em que ponto eles estão ? e respeitar se eles disserem que não querem saber de nada mesmo

Estraga-prazeres?

Mas saber mesmo do final da história ou de uma grande revelação realmente estraga toda a experiência ligada a ela? De acordo com um estudo de 2011 conduzido pela University of California – San Diego, não. Na pesquisa, que analisou contos literários, os leitores preferiram ler as histórias 'spoiladas' – e um dos autores do estudo atribuiu o resultado ao fato de que o mais importante é a escrita, não um ponto particular da história.

O ator Michael Kelly, o Doug de "House of Cards", corroborou essa ideia no começo do ano, quando fez sucesso com um vídeo no qual mandava um recado direto para os fãs brasileiros que reclamaram de a página da série ter revelado que Frank Underwood (Kevin Spacey) se tornava presidente no final da segunda temporada, que foi ao ar em fevereiro de 2014. Além de dar uma alfinetada nos 'atrasadinhos', Kelly ressaltou que o mais importante era a trajetória do personagem: "Você teve um ano para se atualizar. Mas não se preocupe, essa não é a melhor parte. A melhor parte é como ele chegou lá"

Os criadores da fanpage Spoiler de Hoje, que publica regularmente pequenos spoilers no Facebook para mais de cem mil seguidores, também acreditam nisso. "Dizer que o Titanic afunda não é um spoiler, assim como dizer que Frodo destrói o anel, ou que o Bill morre em 'Kill Bill', mesmo se esses filmes tivessem sido lançados ontem", disse o publicitário Victor, que mantém a página com os amigos Leandro e Tamara. "A princípio brincávamos muito com quem morria por ser um spoiler 'clássico' e que geralmente nunca faz muita diferença para o peso da trama. Entendemos o 'plot twist' e que alguns roteiros são 'construídos' em cima disso, mas no geral, acreditamos que o 'como acontece' é sempre mais interessante do 'o que' acontece".

... E conselhos para quem não viu
  • Fique longe das redes sociais
    É chato, mas ficar algumas horas sem ver suas timelines pode ajudar a desviar daquela revelação bombástica que você não quer ver de jeito nenhum
  • Use os recursos disponíveis
    A extensão Unspoiler para Google Chrome, por exemplo, bloqueia termos previamente determinados, como o nome da série Funcionam assim os filtros Open Tweet Filter, Tumblr Savior e Facebook Posts Filter. A plataforma Tweetdeck também tem um recurso que impede que certos termos apareçam na sua linha do tempo

Desde a criação da página, os três amigos têm recebido muitos spoilers. Mas, para Victor, isso não é problema. "De lá pra cá, eu sempre fui aos cinemas já sabendo o final dos filmes em cartaz. Você pode pensar: 'que chato isso!', mas alguns eu só fui para o cinema por curiosidade... Isso acaba instigando a gente", afirma.

Os criadores da fanpage, porém, evitam dar spoilers de filmes em cartaz ou de séries que estão sendo exibidas, até para não serem repetitivos: "Já pensou um spoiler de 'Game of Thrones' por semana?"

Novelas vs séries

Ao mesmo tempo em que o spoiler de uma série é capaz até de acabar com amizades, o público morre de curiosidade de saber o que vai acontecer na novela, a ponto de existirem revistas e sites dedicados quase que exclusivamente a isso. "Diferente da série, em que cada episódio tem um mistério em si e é mais gostoso não saber, a novela é diária, é como se fosse a vida da gente. Quanto mais você souber sobre sua vida, mais tranquilo você fica", analisa Jorge Luiza Brasil, redator-chefe da revista "Minha Novela".

Ao invés de estragar a surpresa, saber o que acontecerá ajuda a alimentar o interesse pela novela e a aumentar as expectativas. "Isso faz com que a pessoa comece a fantasiar como será a cena: vai bater muito? Vai bater pouco?", explica Jorge, relembrando uma das cenas que causou furor em "Avenida Brasil": "Carminha enterra Nina viva. A vingança foi uma bobagem, mas quando anunciamos isso, foi recorde. Foi um recorde de vendagem, o site teve recorde de visualização, o Brasil parou porque foi anunciado isso. O que fica isso não foi nem o que se viu, mas o que foi noticiado. Às vezes, a pessoa até esquece o que foi a cena, mas fica com a sensação dela".

O spoiler nesse caso ainda tem outras duas funções: a de serviço, pois permite que o telespectador que não acompanha diariamente a novela se programe para poder assistir ao capítulo que lhe interessa; e a de instrumento de poder. "A pessoa que sabe sobre a novela, que é o carro chefe de diversão do brasileiro, é referência no seu nicho. Isso dá muito prazer, ela tem a sensação de poder. A pessoa gosta de ser a primeira a dar a notícia", conta o jornalista.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos