Os Dez Mandamentos

Ator leva quatro horas para virar múmia em "Os Dez Mandamentos"

Do UOL, em São Paulo

O ator Zécarlos Machado, que recentemente se despediu das gravações da novela "Os Dez Mandamentos" da Record, ficou cerca de quatro horas no processo de caracterização da mumificação de seu personagem, o faraó Seti l, que deverá morrer na trama em meados de junho.

"Utilizei materiais como látex e algodão neste trabalho", afirmou Vavá Torres, maquiador responsável pela maquiagem de efeitos, cabelos e penteados de época ou contemporâneos das novelas da Record.

Na história do antigo Egito, os egípcios acreditavam que a mumificação era uma forma de tentar vencer a morte e manter o corpo do faraó, que para eles se tratava da encarnação de um deus, por muito mais tempo. As vísceras e o cérebro eram retirados pelo sacerdote e o interior do corpo do deus vivo passava por um processo de desidratação com sal e era preenchido com serragem e plantas secas.

Apesar da complexidade e demora no processo de caracterização do personagem, o ator Zécarlos Machado ficou contente com o resultado final.

"Era muito tempo de caracterização, a maior parte das gravações precisava de um processo de envelhecimento, acompanhado do trabalho de maquiagem aliado ao figurino, o que foi de inestimável importância para a construção do personagem. Gravar a cena da mumificação do faraó em si foi tranquilo e divertido. O faraó já estava morto, e o maior prazer foi acompanhar o trabalho de maquiagem do talentoso Vavá Torres", afirmou o ator.

A novela os Dez Mandamentos é exibida pela Record de segunda a sexta-feira, às 20h30.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos