Próxima novela bíblica da Record terá 60 atores e várias participações

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

A próxima novela bíblica da Record, "Josué e A Terra Prometida", em adaptação assinada por Renato Modesto, por enquanto se limita ao trabalho de roteiro. Nada mais que isso. Nem o diretor-geral se conhece ainda.

Mas alguns detalhes já podem ser antecipados sobre a história que dá sequência ao trabalho de Moisés. Enquanto a atual "Os Dez Mandamentos" consumirá quatro fases, "Josué", também com 150 capítulos, terá apenas uma.

A novela toda vai se passar em sete anos e só no final haverá uma passagem de tempo grande, mas que poderá ser resolvida com maquiagem, sem a necessidade de troca de atores. O elenco fixo reunirá cerca de 60 atores, mas com a certeza de diversas participações especiais. Além de países da América Latina, estão previstas também gravações em Israel.

E já que "Os Dez Mandamentos" foi divulgada como a primeira novela bíblica no mundo, "Josué" também tem uma originalidade importante.
Salvo algum engano, a Record irá mostrar pela primeira vez no mundo a história bíblica completa de Josué,  adaptada como ficção.

Divulgação
Bárbara Quercetti está entre os lançamentos de "Os Dez Mandamentos" na Record. Anippe, sua personagem, já aparece na segunda fase, como amante do general Disebeck (Eduardo Lago)

Calma nessa hora
As mudanças no "Jornal Nacional", processadas recentemente, foram além da simples troca de cenários.

Âncoras e repórteres estão interagindo de maneira diferente, inclusive, procurando trazer o telespectador a participar da conversa.

Reprodução/TV Globo
Em pé, William Bonner conversa com o repórter José Roberto Burnier na estreia do novo formato do "Jornal Nacional"

Toda mudança...
No entanto, sempre causa alguma estranheza. O formato engessado de muito tempo está dando lugar à informalidade, com o preço que precisa ser pago com isso.
Ainda vai demorar um pouco para se chegar ao modelo ideal. Enquanto isso, alguns escorregões, em meio aos improvisos serão inevitáveis, como o William Bonner, por exemplo, deixar escapar um "molhadinho" no ar.

Olha isso
"Keké Isso na TV", humorístico bobinho, feito na falida linha do "Zorra Total", é uma das maiores audiências de todo o Nordeste.
Criado pela TV Mossoró, faz muito sucesso em emissoras de Pernambuco e Ceará, por exemplo.

Como se vê
A moda do comprar pronto, comum nas grandes redes brasileiras, começa a se espalhar perigosamente pelas TVs regionais.
O talento local terá, pelo andar da carruagem, dificuldades ainda maiores para aparecer. Essas emissoras pequenas sempre foram grandes celeiros.

Aí é que está
A Bandeirantes, no início da exibição da novela "Mil e Uma Noites", estava abrindo apenas um intervalo comercial, que ajudou a capturar a atenção do público e chegar a uma boa audiência.
Só que ao fazer essa boa audiência, para os padrões da Band, logo abriu um segundo intervalo. E os dois estão cada vez mais longos.

Fechou um horário
Acabando "Império", atualmente em cartaz na portuguesa SIC, a faixa das 22h30 passará a ser destinada a produções locais. "Poderosas" já é anunciada como próxima atração.
"As Brasileiras", a partir disso, será exibida às 14h30 e às 18h30.

Degrau acima
Para a teledramaturgia da Globo, Daniel Ortiz foi aprovado com louvor com a sua primeira novela solo, "Alto Astral".
Soube levar o trabalho na boa e em todos os momentos mostrou segurança no que estava fazendo. A confiança de uma boa história nas mãos.

Xuxa entusiasmada -1

Francisco Cepeda e Raphael Castello /AgNews
Xuxa é tratada como rainha em sua estreia na Record

No começo foi o Marcelo Silva, número um da Record, que pretendia estrear o programa de Xuxa imediatamente após o anúncio de sua contratação.
Agora é ela que tem demonstrado esse interesse. Quer lançar o seu novo programa o mais rápido possível e está totalmente empenhada nisso.

Xuxa entusiasmada – 2
São frequentes, muitas vezes ao dia, as trocas de informações entre Xuxa e a direção da Record sobre o novo programa. A direção da casa tem enaltecido a sua disciplina e o seu profissionalismo.
Não fosse por outros motivos, ninguém gosta de receber sem estar produzindo, e a Xuxa parada representa uma saída mensal de R$ 600 mil.

Correria
Devido a todo o troca-troca que envolveu "Verdades Secretas", para boa parte do elenco, fim de semana é algo que não existe.
A ordem é tirar o atraso das gravações, marcadas para Rio de Janeiro e São Paulo.

Bate – Rebate
 

  • No dia 25, uma segunda-feira, o Fox Life exibirá a partir das 21 horas, o penúltimo e o último episódio de "A Escrava Isaura" seguidos...
  • ... E cumprindo a promessa de mostrar o final inédito da novela, jamais exibido na TV...
  • ... No mesmo dia, às 22h30, a Fox promoverá a estreia do reality show "Lucky Ladies", estrelado por funkeiras e não terá intervalos comerciais.
  • "Atrás dos bisturis" é o assunto do "Conexão Repórter", de Roberto Cabrini, na noite deste domingo no SBT...
  •   ... É uma reportagem completa sobre a morte de um jovem médico, assassinado com dois tiros nas costas e um na cabeça.
  • O investimento da Rede TV! em suas manhãs, tendo em vista "Melhor pra você", já é muito comentado nas emissoras concorrentes...
  • ... Especialmente na Bandeirantes e na Record.
  • A Globo rechaça qualquer encurtamento em "Babilônia"...
  • ... A novela, segundo informa, vai até o fim de setembro. E pronto.
  • Ney Latorraca será o focalizado em "Grandes Atores", do Viva, na próxima quarta, às 23 horas.

C´est fini
Silvio de Abreu tem se desdobrado no comando da Teledramaturgia da Globo. Faz questão de acompanhar tudo de perto e contribuir com todos naquilo que for possível.

Agora, por exemplo, irá supervisionar o trabalho de Paulo Nascimento, que vai escrever novos 16 episódios da série "Animal". Será uma espécie de continuação do que foi exibido no GNT.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos