Babilônia

Internautas debocham de suposta baixa audiência de "Babilônia"

Do UOL, em São Paulo

Cenas de 'Babilônia'
Cenas de 'Babilônia'

Após a divulgação de números não oficiais, internautas debocharam da suposta baixa audiência de "Babilônia" registrada no capítulo deste sábado (4). A hashtag #DáMaisAudiênciaQueBabilônia chegou a um dos assuntos mais comentados no Twitter. Os índices consolidados do Ibope, vale lembrar, serão divulgados apenas na segunda-feira (6).

"Babilônia" registra o pior desempenho desde a inauguração da Globo, há 50 anos, segundo informou o colunista Ricardo Feltrin, do UOL. Do capítulo 1 ao 10, "Babilônia" alcançou 42,5% de share (participação nas TVs ligadas) e 27,7 pontos de média na Grande São Paulo. Cada ponto na região equivale a 67 mil domicílios. "Império", antecessora de "Babilônia", até então era dona do título de pior começo, com 49,8% de participação e 31,5 pontos no mesmo período.

Para tentar alavancar os índices, a Globo realizou algumas mudanças no logotipo e na abertura de "Babilônia" doze dias depois da sua estreia. O tom escuro, preto e avermelhado deu lugar à coloração mais leve, acinzentada e branca. A música "Pra que chorar", de Mart'nália, no entanto, continua como o tema oficial de abertura.

A trama escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga  tem sofrido com críticas ao núcleo cômico, com a ameaça de boicote de evangélicos insatisfeitos com as cenas de beijo entre o casal lésbico Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg), e também com os baixíssimos índices de audiência.

De acordo com o colunista Flávio Ricco, do UOL, a Globo decidiu pela antecipação do grupo de discussão de "Babilônia". A emissora, prossegue Ricco, não está usando os problemas técnicos do Ibope para justificar números que não lhe são favoráveis, mas, apenas reconhece o bom momento de suas concorrentes --Record e SBT-- e que elas precisam ser atacadas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos