Série "Downton Abbey" chegará ao fim, mas pode virar filme

Do UOL, em São Paulo

A série "Downton Abbey" chegará ao fim depois de sua sexta temporada, que deve ser exibida ainda neste ano. O término do drama britânico foi anunciado nesta quinta-feira (26) pela produtora Carnival Films e pela emissora britânica ITV, mas um possível filme sobre a trama não foi descartado.

Em uma declaração oficial, Gareth Neame, produtor executivo da série, comunicou o fim da história: "Milhões de pessoas ao redor do mundo acompanharam a jornada da família Crawley e de sesu criados pelos últimos cinco anos. Inevitavelmente, chega o momento em que todos os programas têm que acabar e 'Downton' não é exceção. Nós queríamos fechar as portas de 'Downton' quando parecesse correto e natural que as histórias se encontrassem e quando a série ainda estivesse sendo aproveitada por seus fãs. Nós podemos prometer uma temporada cheia dos dramas e intrigas de sempre, mas com a emoção de descobrir como e onde eles acabam".

Mais tarde, porém, ele ressaltou que esse pode não ser o fim definitivo de "Downton". Naeme disse à revista britânica "Radio Times" que ele e Julian Fellowes, criador da série, não descartam a ideia de fazer um filme sobre a trama. "É definitivamente algo que estamos considerando. Seria algo muito divertido de se fazer – uma extensão do que todo mundo ama na série. Precisaria de muito planejamento, vamos ver. Não fizemos nenhum planos, mas é algo que Julian e eu estaríamos muito interessados em fazer se conseguirmos alinhar tudo".

Recentemente, a atriz Maggie Smith, a Lady Violet da trama, já havia revelado que essa seria a última temporada da série. "Eles dizem que essa é a última, e eu não vejo como poderíamos continuar. Quer dizer, eu certamente não posso continuar. Até onde sei, eu devo ter 110 anos agora, Nós estamos no fim dos anos 1920", afirmou ela ao jornal "Sunday Times".

Aclamada pela crítica, "Downton Abbey" é figurinha constante nas premiações de TV. O drama recebeu 51 indicações ao Emmy e venceu 11, tendo sido também agraciado com três Globos de Ouro, três prêmios do sindicato dos atores (SAG Awards), e três BAFTAs

"Downton" teve média de 12,9 milhões de espectadores em sua quinta temporada, além de  12,6 milhões de exibições online. Apesar dos bons números, a temporada, exibida em 2014, teve a pior audiência para um episódio final da série até agora, com 8,29 milhões de pessoas. Sua também foi a menos assistida desde a da primeira, com 8,4 milhões de espectadores.

No Brasil, "Downton Abbey" chegará em breve à TV aberta. O drama, que já era exibido no canal pago GNT, estreia dia 1º de abril, às 22h, na TV Cultura, com exibição de quarta a sexta-feira.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos