Império

Comendador morre no final de "Império" e reaparece como fantasma na janela

Do UOL, no Rio

José Alfredo (Alexandre Nero) morreu no último capítulo de "Império", que foi ao ar nesta sexta-feira (13), foi cremado e suas cinzas foram jogadas por suas mulheres no Monte Roraima. Mas, conforme prometido pelo autor, Aguinaldo Silva, que insistia em dizer que o Comendador era imortal, o empresário apareceu como um fantasma na janela da mansão onde acontecia uma festa com a família Medeiros fazendo uma tradicional foto.

A novela atingiu 46.2 pontos no Ibope, enquanto as concorrentes Record e SBT ficaram com 3.8 e 3.1, respectivamente.

Reprodução/TV Globo
Após ser morto e cremado, Zé aparece como fantasma na janela

No Twitter, muitos internautas contaram que ficaram com medo da cena final, que caiu justamente numa sexta-feira 13. Será que Aguinaldo aproveitou a data para apavorar os telespectadores?

No capítulo desta sexta, após ir até o galpão abandonado para salvar Cristina (Leandra Leal), que foi sequestrada por José Pedro (Caio Blat), o Comendador matou Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) e Josué (Roberto Birindelli) atirou em Silviano (Othon Bastos), que caiu morto.

Zé Alfredo travou uma luta com o filho, que caiu ferido. Enquanto isso, ele desamarrou Cristina. Quando deixou o local, levou um tiro pelas costas disparado por Zé Pedro, que tentou se matar com um tiro na boca e foi impedido pela irmã: "Você matou nosso pai. Você vai viver com essa culpa", gritou ela, que caiu aos prantos abraçada ao corpo do pai.

  • 41524
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2015/03/13/o-que-voce-achou-do-final-de-imperio.js

Josué (Roberto Birindelli) observou a cena, sem fazer nada. Nem ao mesmo quando Cristina se atracou com o irmão, o amigo de Zé Alfredo apareceu para apartar a briga. No mesmo cenário estavam os corpos de Silviano, do Comendador, Cristina, José Pedro sentado e Josué paralisado.

A família Medeiros se reuniu para a cerimônia de cremação do Comendador e somente Maria Marta (Lília Cabral), Maria Isis (Marina Ruy Barbosa), Cristina (Leandra Leal) e Maria Clara (Andréia Horta) foram até o Monte Roraima de helicóptero jogar as cinzas dele.

Impedido pela mãe, João Lucas (Daniel Rocha), que assumiu o lugar do pai na Império, escalou o monte sozinho, passou por muito sufoco, até chegar ao topo para se despedir dele.

O maior rival do Comendador, José Pedro (Caio Blat) terminou solitário em uma cadeia relembrando o dia em que matou seu próprio pai.

Téo Pereira lançou a biografia "O Inesquecível Homem de Preto!", de José Alfredo, como um jornalista sério e recebeu uma imensa fila de convidados. Além de personagens, de "Império", Aguinaldo Silva também esteve na cena e ganhou um exemplar autografado do blogueiro fofoqueiro.

"Minha próxima biografia não autorizada será sobre você, quereedo", disse Téo para o autor da novela.

O momento final da novela relembrou as tradicionais fotos da família Medeiros no passado e terminou com uma foto atual, dessa vez sem o Comendador, que foi visto em uma das janelas como um fantasma, e José Pedro, que estava na cadeia. O herdeiro do vilão com Amanda (Adriana Birolli) recebeu o mesmo nome que o pai. Cristina e Vicente (Rafael Cardoso) tiveram um casal de filhos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos