Império

"Foi um personagem batalhado", diz Paulo Betti sobre Téo Pereira

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo

    Téo Pereira (Paulo Betti)

    Téo Pereira (Paulo Betti)

Paulo Betti, 62, encerra "Império" satisfeito com o sucesso de Téo Pereira. O blogueiro divertiu o público e causou uma relação de amor e ódio nas redes sociais ao destilar seu veneno em suas notinhas para garantir "muitos cliques". Na última semana da novela de Aguinaldo Silva, o ator faz um balanço do personagem.

"Estou muito feliz porque foi um personagem um tanto arriscado, agradeço muito ao diretor Rogério Papinha porque sugeri alguns gestos de escorregar, que ele podia bloquear, mas aceitou. Estou feliz com o resultado porque foi um personagem batalhado. As pessoas tiveram um pouco que se acostumar com o personagem, pois havia uma estranheza, falavam que ele era muito exagerado, mas eu conheço pessoas que desmunhecam que nem o Téo. Fui insistindo e o pessoal curtiu".

Apesar de notar uma torcida grande por Téo, Paulo reconhece que muitos telespectadores não apreciaram o personagem, por acharem um tanto forçado ou artificial.

"Eu sinto que tem uma porcentagem menor que tem raiva. Todo o personagem tem um grau de rejeição, e o Téo incomoda, o jeito que escolhi pra falar, de pontuar as frases. Tem gente que diz, 'eu não aguento aquela bicha'. Eu sinto que há pessoas que resistem, mas aos poucos a maioria do público foi se acostumando -- e outros, não. É natural".

Nas ruas, o ator nota uma boa receptividade das pessoas e é abordado com frequência com pedidos de fotos ou de que fale os tradicionais "Curuzesss" ou "Quereeeda". Simpático, Betti atende as solicitações e encara com bom humor. O ator e a colega de elenco de Letícia Birkheuer recebe fotos de pessoas reproduzindo o personagem, e ouve das mulheres que seus maridos gostam de imitar os trejeitos do blogueiro.

"O gari sai do caminhão de lixo e pede o bico, tenho que fazer, né? Se não fizer, não é o Téo Pereira".

Reprodução/Gshow/Império
Maria Marta (Lilia Cabral) chega a apertar o pescoço de Téo Pereira (Paulo Betti) em uma das cenas de "Império"


Paulo Betti não aprecia o tipo de jornalimo do Téo Pereira, mais sensacionalista. Ele diz que muitos colegas de profissão já foram prejudicados por conta de fofocas e até ele já foi vítima de histórias inventadas com seu nome.

"Eu acho que a maldade sempre é divertida, mas tem sempre uma vítima, alguém está sofrendo por causa daquela nota. Eu particularmente não gosto. Acho que todo o jornalismo, mesmo o sério, tem um pouco de fofoca, porque está sempre falando algo que é uma impressão. Acho perigoso, quantas pessoas já foram prejudicadas por mentira? É muito triste. Meu personagem é uma crítica a esse tipo de comportamento", avalia.

Antes mesmo de receber o texto final do blogueiro, o ator já torcia para que ele tivesse um final feliz em "Império", bem parecido com o que foi escrito.  

"Acho que o final do Téo vai ser ele lançando livro como um jornalista sério e um monte de bofe sarado na fila querendo autógrafo".

"Império" termina nesta sexta-feira (13) com Téo lançando o livro "O Inesquecível Homem de Preto" e uma imensa fila esperando para ter o livro autografado. Entre os personagens estão: Maria Marta (Lília Cabral), Maria Clara (Andréia Horta), Amanda (Adriana Birolli), Cristina (Leandra Leal), Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) com os pais, João Lucas (Daniel Rocha), dentre outros.

"Que o filho seja tal como o pai... Inesquecível mesmo!", escreve Téo para Lucas, o sucessor de José Alfredo (Alexandre Nero) na Império.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos