William Shatner, o Capitão Kirk, diz que não poderá ir a funeral de Nimoy

Do UOL, em São Paulo

O ator William Shatner, o capitão Kirk de "Jornada nas Estrelas", disse que não poderá ir ao funeral do amigo Leonard Nimoy, que será realizado neste domingo (1º), apesar das décadas de amizade.

O ator explicou em sua conta no Twitter que estará na Flórida para participar de uma festa beneficente da Cruz Vermelha, com a qual havia se comprometido antes da morte de Nimoy, nesta sexta.

"Eu me sinto péssimo [por não por ir]. Aqui estou fazendo trabalhos beneficentes e um dos meus amigos mais queridos está sendo enterrado".Ele ainda escreveu que vai passar o domingo celebrando a vida de Nimoy e incentivou os fãs em todos os lugares para fazer o mesmo.

Shatner já havia divulgado um comunicado à imprensa quando soube da morte de Nimoy. "Eu o amava como um irmão. Nós todos iremos sentir falta de seu bom-humor, de seu talento e de sua capacidade de amar".

Morte

A morte, confirmada por sua mulher, Susan, ao jornal "The New York Times", foi provocada por uma doença pulmonar obstrutiva crônica conhecida como DPOC. No último dia 19, o ator foi internado às pressas, com fortes dores no peito, em um hospital de Los Angeles. O diagnóstico da doença havia sido revelado por Nimoy em fevereiro do ano passado.

 

O ator foi fumante compulsivo durante décadas, mas largou o vício há cerca de 30 anos. Crítico severo dos males provocados pelo tabaco, ele chegou a postar mensagens no Twitter alertando sobre o consumo prolongado da substância. "Fumantes, entendam por favor. Se você parar de fumar depois de ser diagnosticado com lesões no pulmão, será tarde demais. Vovô diz: aprenda com minhas lições".

Carreira

Leonard Simon Nimoy nasceu em Boston no dia 26 de março de 1931. Além de ator, ele também era poeta, pintor e fotógrafo. Seu papel mais conhecido foi o de Sr. Spock, de "Jornada nas Estrelas", mas Nimoy também atuou na clássica série "Missão: Impossível" entre 1969 e 1971.

Seu último trabalho foi novamente dando vida a Spock, no longa "Além da Escuridão: Star Trek", de 2013. Este é o segundo longa da franquia sob direção de J.J. Abrams desde a retomada com "Star Trek", em 2009, em que o ator também está no elenco.

Nimoy ainda reviveu seu mais famoso personagem em 2012, quando dublou um Spock de brinquedo que Leonard (Johnny Galecki) dá de presente a Sheldon (Jim Parsons) na série "The Big Bang Theory".

O ator chegou a lançar duas autobiografias: "I Am Not Spock", de 1977, e "I Am Spock", de 1995. Na primeira, ele escreveu: "Em Spock, eu finalmente encontrei o melhor dos dois mundos: ser amplamente aceito na visão do público e ainda ser capaz de continua a interpretar o forasteiro isolado por meio do personagem de Vulcan".

Entre seus últimos trabalhos como ator, figuram ainda a série "The Fringe", na qual interpretou o Dr. William Bell, e o filme "Transformers: O Lado Oculto da Lua", no qual deu voz a Sentinel Prime.

Também diretor, Nimoy dirigiu dois filmes da franquia "Jornada nas Estrelas", "À Procura de Spock" (1984) e "A Volta para Casa" (1986). Ele ainda foi o diretor responsável pela comédia "Três Solteirões e um Bebê" (1987).

Leia também: Adeus ao herói da geração geek, por Mensageiro Sideral

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos