Astronauta faz tributo a Leonard Nimoy, o Spock de "Jornada nas Estrelas"

Do UOL, em São Paulo

O astronauta da Nasa Terry W. Virts postou na tarde de sábado (28) uma foto homenageando o ator Leonard Nimoy, que morreu na tarde de sexta.  O ator interpretava o personagem Spock, meio-homem, meio-vulcano, na série original de "Jornada nas Estrelas", que teve sua estreia em 1966.

Na sua conta no Twitter, Virts faz a clássica saudação vulcana, conhecida como marca do personagem de Nimoy. Desde novembro de 2014 o astronauta está na Estação Espacial Internacional.

A agencia espacial norte-americana também dedicou um tuíte ao ator. "Descanse em paz, Leonard Nimoy. Muitos de nós na Nasa fomos inspirados por 'Jornada nas Estrelas'".

Morte

A morte, confirmada por sua mulher, Susan, ao jornal "The New York Times", foi provocada por uma doença pulmonar obstrutiva crônica conhecida como DPOC. No último dia 19, o ator foi internado às pressas, com fortes dores no peito, em um hospital de Los Angeles. O diagnóstico da doença havia sido revelado por Nimoy em fevereiro do ano passado.

O ator foi fumante compulsivo durante décadas, mas largou o vício há cerca de 30 anos. Crítico severo dos males provocados pelo tabaco, ele chegou a postar mensagens no Twitter alertando sobre o consumo prolongado da substância. "Fumantes, entendam por favor. Se você parar de fumar depois de ser diagnosticado com lesões no pulmão, será tarde demais. Vovô diz: aprenda com minhas lições".

Carreira

Leonard Simon Nimoy nasceu em Boston no dia 26 de março de 1931. Além de ator, ele também era poeta, pintor e fotógrafo. Seu papel mais conhecido foi o de Sr. Spock, de "Jornada nas Estrelas", mas Nimoy também atuou na clássica série "Missão: Impossível" entre 1969 e 1971.

Seu último trabalho foi novamente dando vida a Spock, no longa "Além da Escuridão: Star Trek", de 2013. Este é o segundo longa da franquia sob direção de J.J. Abrams desde a retomada com "Star Trek", em 2009, em que o ator também está no elenco.

Nimoy ainda reviveu seu mais famoso personagem em 2012, quando dublou um Spock de brinquedo que Leonard (Johnny Galecki) dá de presente a Sheldon (Jim Parsons) na série "The Big Bang Theory".

O ator chegou a lançar duas autobiografias: "I Am Not Spock", de 1977, e "I Am Spock", de 1995. Na primeira, ele escreveu: "Em Spock, eu finalmente encontrei o melhor dos dois mundos: ser amplamente aceito na visão do público e ainda ser capaz de continua a interpretar o forasteiro isolado por meio do personagem de Vulcan".

Entre seus últimos trabalhos como ator, figuram ainda a série "The Fringe", na qual interpretou o Dr. William Bell, e o filme "Transformers: O Lado Oculto da Lua", no qual deu voz a Sentinel Prime.

Também diretor, Nimoy dirigiu dois filmes da franquia "Jornada nas Estrelas", "À Procura de Spock" (1984) e "A Volta para Casa" (1986). Ele ainda foi o diretor responsável pela comédia "Três Solteirões e um Bebê" (1987).

Leia também: Adeus ao herói da geração geek, por Mensageiro Sideral

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos