Astronauta da "Mônica" sobre Nimoy: "Está nas estrelas de onde nunca saiu"

Do UOL, em São Paulo

  • Mauricio de Sousa/Divulgação

    Astronauta, personagem de Maurício de Souza, faz a famosa saudação de vulcana

    Astronauta, personagem de Maurício de Souza, faz a famosa saudação de vulcana

O cartunista Mauricio de Sousa prestou sua homenagem ao ator Leonard Nimoy, que morreu nesta sexta-feira (27) em Los Angeles, aos 83 anos, vítima de uma doença pulmonar obstrutiva crônica conhecida como DPOC.

Sousa desenhou, especialmente para o UOL, seu personagem Astronauta fazendo a famosa saudação de vulcana eternizado pelo Sr. Spock na série e nos filmes da franquia "Jornada nas Estrelas".

"Leonard Nimoy foi imortalizado no personagem Spock. Caso raro em que ator e personagem se mesclam em um só para invadir o sentimento de milhares de pessoas. E, por incrível que pareça, um personagem alienígena que deveria demonstrar uma insensibilidade sentimental contrária ao estilo humano. Está nas estrelas de onde nunca saiu", declarou Mauricio de Sousa.

No último dia 19, Nimoy foi internado às pressas, com fortes dores no peito, em um hospital de Los Angeles. O diagnóstico da doença havia sido revelado por Nimoy em fevereiro do ano passado.

O ator foi fumante compulsivo durante décadas, mas largou o vício há cerca de 30 anos. Crítico severo dos males provocados pelo tabaco, ele chegou a postar mensagens no Twitter alertando sobre o consumo prolongado da substância. "Fumantes, entendam por favor. Se você parar de fumar depois de ser diagnosticado com lesões no pulmão, será tarde demais. Vovô diz: aprenda com minhas lições".

O último tweet de Nimoy foi publicado na última segunda-feira. "A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem acontecer, mas não podem ser guardados, a não ser na memória", escreveu o ator.

Maurício de Sousa/Divulgação
Turma da Mônica em "Star Treko", homenagem à "Jornada das Estrelas"

Repercussão

A notícia da morte de Nimoy repercutiu imeditamente nas redes socais, com declarações de colegas de trabalho, admiradores e instituições de pesquisa e espaciais, como a Nasa, que dedicou um tuíte ao ator. "Descanse em paz, Leonard Nimoy. Muitos de nós na Nasa fomos inspirados por 'Jornada nas Estrelas'".

William Shatner, que interpretou o Capitão Kirk na série e nos filmes, ao lado de Nimoy, divulgou uma declaração oficial à imprensa norte-americana lamentando a morte. "Eu o amava como um irmão. Nós todos iremos sentir falta de seu bom-humor, de seu talento e de sua capacidade de amar".

O ator Zachary Quinto, que interpretou Spock nos recentes filmes "Star Trek" e "Além da Escuridão: Star Trek", lamentou a morte em sua página pessoal no Instagram: "Meu coração está partido. Eu te amo profundamente, meu amigo querido. E eu sentirei saudades de você todos os dias. Que o canto dos anjos te conduza ao seu descanso".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos