Comic Con Experience

Comparada a "Game of Thrones", série "Marco Polo" é bem recebida na CCXP

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Netflix

Apelidada de "Game of Thrones" do Netflix, a nova série original do serviço de streaming, "Marco Polo", deixou o público da Comic-Con Experience com gosto de "quero mais" após a exibição de seu primeiro episódio, nesta sexta-feira (5), a exatamente uma semana de sua estreia, que acontece no dia 12.

Mesmo com problemas técnicos - o projetor falhou aos dez minutos de exibição, período que também foi marcado pela falta de legendas em português  -, os espectadores que acompanharam a sessão aplaudiram ao fim dela e da exibição de clipes da série, com empolgação especial para os que mostravam cenas de lutas de kung Fu. À reportagem do UOL, participantes do painel elogiaram o início da série, que é baseada nas aventuras do famoso explorador Marco Polo na China do século 13.

"A produção está muito boa, deu para ver que investiram muito na direção de arte, nas cenas de luta, com algumas filmagens de helicóptero", opinou Felipe de Alcântara Moura Vilela, 24, que veio de Maceió para a CCXP acompanhado da namorada, Elizabeth Araújo, 23.

A opinião é compartilhada pelas amigas Bárbara Rodrigues e Isabela Tamaki, ambas de 16 anos e de Maringá. "A série parece estar bem boa", opinou Bárbara. "As coreografias de luta são muito bem feitas", completou Isabela.

Luan Bittencourt, 21, e a namorada Rafaela Matias, 18, pretendem acompanhar a série quando ela estrear. "Fiquei doido para assistir. A direção de arte é muito bem feita, e as lutas também", comentou o rapaz.

Mas a comparação com "Game of Thrones" não convenceu os fãs. "Lembra mais ou menos só. 'Game of Thrones' é mais ficção, e essa é mais histórica", avaliou Luan.

"A história não é parecida. Só é mais parecido nas cenas de lutas", opinou Bárbara.  Já Felipe colocou o tipo de produção como a única semelhança: "Acho que é mais 'GoT' no sentido da produção.

E até o ator Lorenzo Richelmy, que vive personagem título da série, minimizou as comparações, durante um bate-papo ao lado dos atores Olivia Cheng e Chin Han, e do produtor Patrick MacManus.

"Eu amo 'Game of Thrones', é o melhor programa do momento. Mas é como comparar 'Django' e 'O Último Samurai'. Há espaço para todos. Temos sexo e violência, mas de uma forma boa, uma forma significativa [para a trama]. E, ao mesmo tempo, você aprende mais sobre a história" analisou.

Produção

As filmagens de "Marco Polo" foram feitas de forma cronológica durante sete semanas, o que, de acordo com Lorenzo, o ajudou a compor o personagem. "No começo, era uma fraqueza que eu não sabia nada de inglês e não tinha o corpo necessário para as lutas. Mas fui aprendendo ao longo do tempo".

O ator, que é italiano, contou que falava pouquíssimo de inglês ao começar a gravar e ressaltou que a maior parte do elenco é estrangeira, apesar de a produção ser norte-americana. "Meu inglês se resumia a 'sou Lorenzo, prazer em conhecer'. E eles realmente acreditaram em mim ao me dar esse novo papel. É a primeira produção americana sem atores americanos. Para o sistema americano, isso é muito estranho. Fiquei muito feliz".

A qualidade da série é um reflexo do atual momento da área, acredita Lorenzo. "Estão criando algo diferente, único. Nós estamos vendo as séries ficarem melhores e melhores, e  atualmente estamos no ápice delas até agora".

Mais cedo, em um bate-papo com a imprensa, o produtor Patrick MacManus disse que a atração contou com o apoio do Netflix desde o início de sua produção e que houve a preocupação em tornar a história mais próxima da realidade histórica. "O Netflix se apaixonou pelo projeto desde o começo e nos deu todos os recursos. Eles queriam que contássemos a história certa - e isso inclui viajar para locações. Desde o início, sabíamos que queríamos usar o mínimo possível de chroma key. Então, quase tudo o que você vê é real".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos