Há um mês no "Notícias da Manhã", Neila diz que houve ajuste após pegadinha

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

  • Mariane Lima/Divulgação

    Neila Medeiros: balanço de um mês no "Notícias da Manhã" é "melhor possível"

    Neila Medeiros: balanço de um mês no "Notícias da Manhã" é "melhor possível"

Há quase um mês à frente do "Notícias da Manhã", do SBT, Neila Medeiros lidou com leveza com dois contratempos que enfrentou na última semana – sendo um deles a pegadinha de um espectador, que a fez mandar um beijo para um fictício "Tomas Turbando" na última quarta-feira (29) – e disse que houve apenas um ajuste de procedimentos após o ocorrido.

"Sinto-me amparada pelo suporte que a direção do SBT sempre me deu. O que aconteceu foi um ajuste no procedimento. Agora as mensagens das redes sociais passam antes pela produção. Na hora do jornal ao vivo, com notícias chegando a todo momento, essa foi uma solução perfeita. Isso é trabalhar em time", afirmou a jornalista em entrevista por email ao UOL.

Encarando com naturalidade a brincadeira do telespectador, Neila admitiu que riu de si mesma depois do ocorrido. "A internet é livre e aí está a sua graça. Este espaço de interação nas redes sociais quebra a barreira natural que existe entre a TV e o público. Realmente na hora, com tantas coisas acontecendo e notícias chegando, não fiz a associação do nome e sobrenome e só soube após o término do jornal. Claro que não teria dito se percebesse enquanto estava lendo. Mesmo sabendo da seriedade da minha responsabilidade como âncora, quando cheguei em casa ri de mim por ter caído na pegadinha. Não fui a primeira e certamente não serei a última. Não posso ficar com raiva de um adolescente que está em casa pela manhã assistindo ao programa".

A jornalista também afirmou que não teve a intenção de causar mal-estar quando abriu o "Notícias da Manhã" do dia 24 de novembro dizendo "hoje é dia de branco" – frase que soou inapropriada após o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20. "Em nenhum momento tive a intenção de causar polêmica ou desconforto. Até porque a frase é um dito popular muito antigo que nunca se referiu à raça ou cor de pele. Isso aconteceu em uma segunda-feira como outra qualquer, e o feriado da consciência negra foi na quinta anterior, bem distante. A grande ironia dessa história é que no dia da Consciência Negra eu abri o programa homenageando a data porque acredito fortemente na luta e contribuição dos negros pra nossa cultura e construção do mundo", explicou. O termo "dia de branco" possui várias origens, sendo uma delas referente ao uniforme branco da Marinha, que os marinheiros tinham de colocar em dia de trabalho.

Dona de um jeito espontâneo, a âncora - que entrou no lugar de César Filho, atualmente na Record - afirmou que a postura exibida no ar é a mesma que tem em sua vida pessoal. "É importante ser verdadeiro com o público assim como somos em nossas relações pessoais. Sou assim em tudo o que faço. O jornal é um espaço vivo. São três horas informando e interagindo. Nesse tempo, ao vivo, não dá pra criar uma personagem no ar. Mas acredito que isto seja apenas um detalhe no jornal. O mais importante é mesmo a notícia e a prestação de serviços que colocamos à disposição do público. Essa interação e espontaneidade são partes da minha vida. Da minha maneira de ser".

Desde o início de seu trabalho no jornal, Neila teve de mudar bastante sua rotina. Atualmente, ela acorda às 2h, para colocar o "Notícias da Manhã" no ar às 6h. "Imagine que eu saía do 'Jornal do SBT' às 3h, e no dia seguinte era a hora de chegar à emissora! Durmo bem mais cedo, acordo 2h, me arrumo e sigo para emissora. Amanhecemos o dia já a mil, prontos pra colocar o jornal no ar".

A jornalista faz um balanço positivo de seu primeiro mês à frente do "Notícias da Manhã". "É o melhor possível. O jornal segue com seu público cativo e trazendo as melhores informações para o telespectador de uma maneira mais leve, em contraponto à realidade dura que noticiamos. O principal desafio continua sendo o de sempre: fazer um jornal melhor a cada dia".

A chegada do telejornal "Hora Um", que estreou na Globo nesta segunda na faixa das 5h às 6h, não preocupa a âncora, que vê o novo programa como fruto do sucesso do "Notícias da Manhã". "Acho que a concorrência se movimentou a partir de um modelo de sucesso encontrado pelo SBT para se comunicar com o público que acorda cedo para trabalhar todos os dias, e isso é mérito de todos os que estão no jornal desde o início até hoje. O nosso maior desafio é levar sempre o melhor 'Notícias da Manhã' para o público".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos