Gunther, de "Friends", volta ao Central Perk e sente aroma inédito de café

Carol Pascoal

Do UOL, em Nova York

  • 2014 WBEI

    James Michael Tyler, o Gunther, conta ao UOL que só havia se sentado uma vez no sofá

    James Michael Tyler, o Gunther, conta ao UOL que só havia se sentado uma vez no sofá

Há vinte anos, Rachel (Jennifer Aniston) rompeu a porta de um café em Nova York vestida de noiva após desistir do casamento. Ali, no estabelecimento chamado Central Perk, ela conheceu Joey (Matt LeBlanc), Phoebe (Lisa Kudrow), Chandler (Matthew Perry) e Ross (David Schwimmer) por meio de Monica (Courteney Cox). Daquele instante em diante, o grupo de amigos passou os próximos dez anos (ou dez temporadas) entretendo fãs mundo afora com a série "Friends", que teve seu último episódio exibido em 2004. Para celebrar as duas décadas do seriado, a Warner Bros, em parceria com a marca de cafés Eight O'Clock Coffee, criou uma réplica temporária do Central Perk em Nova York.

O prédio onde Monica morava, localizado no West Village, é atração turística até hoje. Milhares de turistas vão ao endereço tirar fotos da fachada. Sem dúvida, o café, que ficará aberto entre 17 de setembro e 18 de outubro, também deve causar filas no quarteirão. Afinal, quem não quer conhecer o local onde Phoebe cantou "Smelly Cat" e onde o gerente, Gunther, contou a Rachel sobre a garota do xerox com quem Ross ficou enquanto davam um tempo?

Localizado na 199 Lafayette Street (na esquina da Broome Street), no SoHo, o Central Perk terá entre os atrativos o icônico sofá laranja que foi utilizado nas gravações (pode esperar milhares de selfies de quem passar por ali) e pequenas apresentações. Os visitantes poderão ainda beber café de graça e conferir alguns itens utilizados pelo elenco, como figurinos, bilhetes, o convite de casamento de Monica e Chandler e o violão de Phoebe, entre outros.

Para deixar a experiência ainda mais divertida, James Michael Tyler, o Gunther, deve fazer aparições surpresa no Central Perk. Na visita do UOL ao estabelecimento, batemos um papo com o ator.

2014 WBEI
James Michael Tyler, o Gunther, e a máquina de café: dez anos de parceria na televisão

UOL - Quais memórias a réplica do Central Perk trouxe para você?
James Michael Tyler - Na segunda-feira, eu entrei aqui pela primeira vez e tive uma lembrança das cores e das luzes que predominavam em "Friends" durante os anos 90. Parece um episódio do seriado. Quando eu vi o sofá laranja, eu pensei "uau, é o verdadeiro". Nenhum ator podia se sentar nele caso não estivesse gravando. O meu personagem, o Gunther, só se sentou uma vez ao longo de toda a série. Foi quando a Phoebe deu um beijo nele. Depois, continuando o meu passeio por aqui, eu senti o cheiro de café. Lá no estúdio, não tinha esse aroma, porque a máquina não funcionava de verdade. Eu não tenho dúvida que, se o Central Perk existisse de verdade, o estabelecimento seria exatamente assim. Inclusive, na mesma região.

UOL - É verdade que você conseguiu o papel de Gunther por saber fazer um bom café?
James Michael Tyler - Uma parte disso é verdade. A minha graduação é em artes e atuação, mas não é fácil entrar no mercado e se tornar um ator rapidamente. Eu comecei a trabalhar como garçom e barista em uma cafeteria de Los Angeles. Certo dia, um assistente de direção me chamou para fazer algumas pontas em uma nova série chamada "Friends". Como se fosse um bico. Eu apareci no dia seguinte para fazer, no mínimo, seis episódios. Eu ganhava 40 dólares por dia e mais a alimentação. Eu não tinha nenhuma fala. Durante um ano e meio, fiquei como uma espécie de figurante. Até que um produtor perguntou se eu tinha alguma experiência com atuação e eu falei sobre a minha graduação. Na semana seguinte, ele veio até mim e disse: "o seu nome é Gunther". Eu não entendi o que ele queria falar com isso. O produtor me explicou que era o nome do meu personagem e que eu teria fala. Pensei: "ótimo! Agora, vou poder pagar as minhas contas". Mas a minha fala foi: "yeah!". Aos poucos, fui ganhando mais falas e desenvolveram a obsessão de Gunther por Rachel. Durante quatro temporadas, eu alternava os meus dois trabalhos. De manhã eu era um barista de mentira em "Friends". Eu saía do set de filmagem e ia para o estabelecimento onde eu fazia café de verdade. Como a série já estava no ar havia quatro anos, as pessoas não entendiam nada. Achavam que eu estava treinando. A demanda de trabalho começou a aumentar e larguei o emprego no café verdadeiro.

UOL - Gunther não era de muitas palavras. Você criou uma história para ele?
James Michael Tyler - Ninguém sabe muito sobre ele. Mas eu tenho as minhas teorias. Como Gunther sempre estava no Central Perk, talvez ele tivesse uma caminha no fundo da cafeteria. Ainda mais porque ele ganhava 4 dólares por hora, então não conseguiria pagar um aluguel em Nova York. Outra teoria que explicaria o motivo de ele ser tão infeliz é a possibilidade de ele demorar muito para chegar ao trabalho. Talvez ele morasse em New Jersey. Isso deixaria qualquer um chateado.

Divulgação
Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Aniston) em episódio no Central Perk


UOL - Tem um episódio, inclusive, que deixa claro que os outros personagens não sabem nem o sobrenome do Gunther. Você sabe qual é?
James Michael Tyler - Nunca me falaram qual era o verdadeiro sobrenome dele, mas acho que seria engraçado se fosse algo bem simples, como Smith. Tem gente que acha mais provável um nome como Gunther Rumpertiki. O que soaria bem divertido também. 

UOL – "Friends" acabou há dez anos. As pessoas ainda te chamam de Gunther na rua?
James Michael Tyler - Só quando eu estou com o cabelo pintado dessa cor. Eu moro em Los Angeles, acho que lá as pessoas não ligam muito para isso. Estão acostumadas. Mas quando eu pinto o cabelo dessa cor, todo mundo faz a ligação.

UOL – Mesmo após o fim de "Friends", a série ainda passa na televisão e continua fazendo sucesso. Qual é o motivo desse fenômeno?
James Michael Tyler - É difícil responder, porque é uma série sobre pessoas normais. Talvez seja porque os personagens eram muito bem desenvolvidos e as pessoas se identificavam com eles. Então você ouve gente dizendo: "eu sou a Phoebe e você é o Ross". O público se enxerga em cada personagem. Também tem o fato de ser um seriado sem barreiras culturais. Faz sucesso aqui, mas também no Brasil, por exemplo.

UOL – Qual foi o ponto alto de Gunther na série?
James Michael Tyler - A cena final foi um momento marcante, porque finalmente ele pode verbalizar o seu amor por Rachel. Ela o rejeita de uma maneira legal. Acho que ele não ficou chateado, ele simplesmente aceitou que eles são apenas amigos.

UOL – O que acha dos rumores que aparecem sobre uma suposta reunião ou uma nova temporada de "Friends"?
James Michael Tyler - Eu acho que a série terminou quando deveria e não seria muito atraente ver 'os friends' com os seus 40 anos de idade e com aqueles conflitos.

UOL – Onde você acha que Gunther estaria atualmente?
James Michael Tyler - Eu espero que ele tenha tido alguma experiência amorosa, se é que você me entende. Acho que ele tinha dificuldade com Rachel e com as outras mulheres porque era um iniciante. Talvez, ele tenha encontrado alguém que o tornou feliz. Ele também deve ter virado o dono do Central Perk e agora vive em um apartamento enorme em Nova York.


Central Perk
Onde: 199 Lafayette Street (na esquina da Broome Street), no SoHo, Nova York Quando: De 17 de setembro a 18 de outubro. Segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábado e domingo, das 10h às 20h

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos