Nos 30 anos de "Vereda Tropical", Mário Gomes lembra invasão em estádio

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    O ator Mário Gomes (2º a partir da dir.) posa com o time do Corinthians em cena da novela "Vereda Tropical", da Rede Globo

    O ator Mário Gomes (2º a partir da dir.) posa com o time do Corinthians em cena da novela "Vereda Tropical", da Rede Globo

Exibida entre 1984 e 1985, a novela "Vereda Tropical" completa 30 anos em 2014. Sucesso de audiência, a trama conquistou o público por mesclar um drama familiar - especialidade do autor Carlos Lombardi - com o universo do futebol.

Na pele do jogador de futebol Luca, que tentava a carreira em um grande time, Mário Gomes foi um dos destaques do elenco, que tinha Lucélia Santos, Marieta Severo, Walmor Chagas e outros nomes importantes da teledramaturgia brasileira.

Em entrevista ao UOL, Gomes, hoje com 62 anos, lembrou o personagem e também uma das cenas mais marcantes da trama: a estreia de Luca no Corinthians, marcando um gol contra o Vasco, no estádio do Morumbi, em São Paulo.

A sequência foi gravada em dois dias. No primeiro, Gomes gravou no treinamento do Corinthians e jogou de verdade com os craques do time, Walter Casagrande e Serginho Chulapa. "Eu jogava [futebol] bem, recebi do Casagrande e bati de primeira, lá no ângulo", contou o ator ao narrar o gol que seu personagem marcou no jogo fictício. "Justo eu, um vascaíno, marquei um gol contra o Vasco. Tive que bloquear essa imagem do meu passado vascaíno", disse, rindo.

Para dar veracidade à cena, os diretores Jorge Fernando e Guel Arraes resolveram gravar imagens também no estádio do Morumbi na partida entre Corinthians e Vasco pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, a Globo não avisou ao juiz, José Assis de Aragão, que pretendia fazer tomadas durante a partida. "Quando o Chulapa fez o gol, saí correndo para abraçá-lo e comemorar com o time e nós acabamos expulsos de campo", contou Gomes.

Ao UOL, o juiz Aragão, hoje aposentado, contou sua versão do incidente. "Só depois que eu soube que estava tudo combinado com a Globo, mas na hora eu não reconheci o Mário Gomes. Para mim era um elemento estranho dentro de campo, então expulsei", disse, acrescentando que o ator pediu desculpas após a partida.

Divulgação
Mário Gomes comemora o gol de Sérginho Chulapa durante partida entre Corinthians e Vasco para cena da novela "Vereda Tropical"
"Maior sucesso das telenovelas brasileiras"

Além de ter marcado um gol contra o time que torce, Gomes diz que a cena no estádio também foi marcante pela reação do público. O ator chegou de helicóptero ao estádio e contou que ouviu as arquibancadas gritando o nome do personagem. "Aquilo foi muito lindo. 'Vereda Tropical' é o maior sucesso das telenovelas brasileiras. Nada supera, nem 'Roque Santeiro'", afirmou.

O ator ainda lembrou outro momento de Luca na trama. "Quando ele machucou o joelho e descobriu que não ia poder jogar, aquilo me marcou muito, sou muito emotivo, acho que nunca chorei tanto na minha vida", contou.

Afastado da televisão desde a novela "Pecado Mortal", exibida em 2013, pela Record, Mário está atuando na peça "Greta Garbo, Quem Diria Acabou no Irajá". "Não tenho saudades [de fazer novelas], mas sinto certa angústia por não ser convidado para trabalhar, mesmo na Record, tem alguma coisa errada", disse.

Dedicado ao teatro, o ator afirmou que só voltaria a atuar em novela se fosse na Globo, emissora na qual fez papeis de destaque. "Agora que está na moda todo mundo interpretar homossexual, gostaria de interpretar uma bichona baiana", afirmou, rindo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos